Underweight, o que é? Conceito, como funciona e recomendações

10 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 8 seg


O termo underweight é um dos jargões do mercado financeiro, usado para se referir ao rendimento abaixo do esperado de determinado ativo. Sendo assim, o underweight serve como um alerta para que os investidores fiquem atentos para possíveis prejuízos. 

Este termo do mercado financeiro é utilizado, principalmente, em recomendações de investimentos. Dessa maneira, nas recomendações relativas, ele é usado para classificar os ativos com rendimentos abaixo do esperado. 

Enfim, conhecer sobre este termo é importante para os investidores interessados em aplicar por meio de recomendações de investimentos de profissionais, já que os ativos com desempenho abaixo do esperado são classificados como underweight.

O que é underweight

A palavra underweight, no português, significa abaixo do peso. No mercado financeiro, esse termo se refere à situação de um ativo que apresentou resultados abaixo do esperado. Desse modo, um papel com resultado ruim ficou “abaixo do peso” previsto para ele. 

Underweight, o que é? Conceito, como funciona e recomendações

The cap

Um resultado underweight pode ser visto como um aviso para os investidores, já que um retorno abaixo do esperado pode significar prejuízo. Enfim, no mercado existem também os termos overweight e outperform, usados quando em um primeiro momento as ações rendem acima do previsto. 

Como o underweight funciona

A determinação de que uma ação apresentou resultado abaixo do esperado, é feito por meio das análises de ações. Dessa forma, as recomendações de investimentos das corretoras são baseadas em análises, que podem ser de dois tipos principais:

1- Análise técnica

Também chamada de análise gráfica, este tipo de estudo é focado nos gráficos e variações do mercado. O intuito das pessoas que usam este tipo de análise é encontrar as tendências.

Underweight, o que é? Conceito, como funciona e recomendações

Infomoney

Por meio das tendências, os grafistas acreditam ser possível determinar o melhor momento para entrar ou sair de uma operação. Ou seja, a análise técnica é uma ferramenta usada na tomada de decisão em investimentos. 

Apesar de uma análise gráfica ser feita rapidamente, existem muitas ressalvas em relação ao seu uso. Sendo assim, ela é utilizada principalmente por traders e especuladores, que visam operações rápidas com altos retornos. 

2- Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é uma das análises mais usadas por especialistas, e que posteriormente pode determinar uma ação como underweight.

Esta análise é muito mais aprofundada e demorada de ser feita do que a análise técnica. Além disso, ela é usada por grandes investidores, já que reduz os riscos da carteira.

Underweight, o que é? Conceito, como funciona e recomendações

Coach financeiro

O intuito desta análise, é estudar a empresa à fundo antes de aplicar em seus papéis. Um ponto importante deste método é a ideia de que o preço de uma ação deve ser reflexo das expectativas de lucros futuros. Ou seja, o intuito é investir a longo prazo em empresas com perspectiva de crescimento futuro.

Underweight nas recomendações

As recomendações de investimentos são feitas pelas corretoras que se utilizam de um dos métodos de análise de ações para indicar bons papéis e incentivar seus clientes a investir. 

Aplicar por meio de recomendações de investimentos é uma alternativa para as pessoas que não possuem experiência ou que querem seguir os conselhos de profissionais do mercado. 

Uol

Portanto, existem dois tipos de recomendações e uma delas se relaciona diretamente com o termo underweight:

1- Absolutas

As recomendações absolutas são feitas quando se acredita que determinada ação irá passar por uma mudança de preço considerável. Quando a análise for positiva, o ideal é comprar a ação.

No entanto, quando a análise for negativa, o interessante é vender. Nas recomendações absolutas, o termo underweight não é utilizado. Na verdade, usa-se os termos: comprar (buy), vender (sell) ou manter (hold). 

2- Relativas

O termo underweight se enquadra neste tipo de recomendação. Em síntese, as recomendações relativas fazem um paralelo entre alguns índices, como o Ibovespa ou o Dow Jones. Sendo assim, as análises relativas podem ser:

Fast markets

Positivas: Neste caso, a análise encontra um resultado acima do esperado de um papel em relação à um índice. Logo, temos um cenário de overweight.

Neutra: Quando o desempenho do papel não apresenta nem alta nem baixa, ele é chamada de neutral.

Negativo: Por fim, se o papel presente na recomendação relativa tiver um resultado abaixo do índice de referência, ele recebe a classificação de underweight. 

E aí, curtiu conhecer sobre o termo underweight? Então, aproveite para aprender a testar o nível de risco da sua carteira de investimentos por meio do Stress test, o que é? Definição, características e como fazer

Fontes: Suno e Mais retorno

Imagens: Exame, Infomoney, The cap, Uol, Fast markets e Coach financeiro