Tesouro bate captação recorde, o que isso significa? A bolsa vai cair mais?

1 de dezembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 15 seg


Ao mesmo tempo em que a bolsa de valores está passando por uma grande queda, o tesouro bate captação recorde.

O Tesouro Direto, programa do governo em parceria com a bolsa, teve uma captação líquida de R$ 1,92 bilhão em outubro de 2021.

Neste texto vamos falar sobre a captação recorde do tesouro e a queda da bolsa. Porém, você não deve considerar esse texto como uma indicação de investimentos.

O que é tesouro direto?

O tesouro direto é um programa criado em 2002, pelo Tesouro Nacional junto com a BM&FBovespa. Por meio dele, o governo emite títulos e capta dinheiro com os investidores.

Sendo assim, esse programa funciona como uma forma de emitir títulos públicos para captar recursos que serão destinados a diversas atividades.

Para nós investidores, esses títulos são uma forma de termos retornos com baixo risco. Isso porque, esses títulos são garantidos pelo governo.

De fato, os títulos do tesouro são considerados os ativos mais seguros do mercado. Como são menos arriscados, eles não proporcionam um retorno tão alto quanto alguns outros ativos.

Apesar disso, eles trazem uma rentabilidade bem acima da poupança, que ainda é a queridinha de muitos brasileiros. Enfim, os títulos do tesouro direto podem ser de três tipos:

  • Tesouro Selic: É um título pós-fixado. Ao investir nele você recebe a variação da taxa Selic.
  • Tesouro Prefixado: Você sabe desde a aplicação qual será o retorno.
  • Tesouro IPCA+: É um título híbrido. Parte do seu rendimento é prefixado e outra parte varia.

Tesouro bate captação recorde, o que isso significa?

Tesouro bate captação recorde

No mês de outubro de 2021, o tesouro captou R$ 1,92 bilhões. Ou seja, foram quase 2 bilhões de reais investidos apenas em títulos do tesouro.

Sendo que 46,7% dos títulos vendidos são atrelados ao IPCA. Esses são os títulos de Tesouro IPCA+. Nesse tipo de título o investidor recebe uma taxa mais o IPCA.

O título mais escolhido, diz muito sobre o perfil dos investidores que optaram por investir no tesouro. Como o Tesouro IPCA+ remunera uma taxa mais a inflação, ele proporciona ganho real.

Isso indica que as pessoas que estão investindo nele estão fugindo da inflação. Em outras palavras, as pessoas estão com medo da inflação.

Logo, esse título está sendo usado como uma forma de proteção. Afinal de contas, ele garante um retorno sempre acima da inflação.

Tesouro bate captação recorde, o que isso significa?

A bolsa vai cair mais?

Muitos investidores têm se perguntado se a bolsa vai cair mais, já que muitas pessoas continuam optando pelo tesouro direto ao invés da bolsa.

O fato é que se as pessoas não estão investindo na bolsa, a tendência é que ela caia. Contudo, este não é um cenário nunca antes visto.

Na verdade, sempre que a taxa Selic sobe, a bolsa passa por uma queda. Da mesma forma, se a Selic cair, a bolsa tende a subir.

No momento a Selic está subindo bastante, como uma forma de controlar a inflação. Desse modo, hoje ela está em 7,75% ao ano.

Dessa forma, ao investir em títulos de renda fixa, menos arriscados do que a bolsa, o investidor está obtendo uma boa rentabilidade.

Com isso, as pessoas acabam saindo da bolsa e investindo em renda fixa. Afinal de contas, por que correr riscos na bolsa, quando você pode ter um bom retorno com baixo risco?

No entanto, essa pode não ser a escolha mais acertada. Isso porque, é preciso levar em conta o efeito da inflação nos investimentos no longo prazo.

Tesouro bate captação recorde, o que isso significa?

Está na hora de investir na bolsa?

Com o aumento da Selic as pessoas estão optando pelo tesouro direto. Sendo que a Selic deve continuar subindo. Logo, a tendência é que a bolsa continue se desvalorizando.

Mas será que este não é o momento para comprar ações baratas? De fato, como a bolsa está em queda, muitas ações de boa qualidade estão com preços baixos.

Sendo assim, você pode aproveitar esse momento de queda na bolsa para investir em boas ações. É claro que você não deve investir apenas porque as ações estão baratas.

Entretanto, você pode fazer uma análise fundamentalista e encontrar boas oportunidades. Apesar disso, se você quiser investir também no tesouro direto, invista.

Em resumo: seja fiel à sua estratégia de investimentos. Não deixe de investir em ações apenas porque a bolsa caiu. Ao invés disso, invista de acordo com a sua estratégia de investimentos, perfil e objetivos.

Para saber mais sobre a queda da bolsa e a captação recorde do tesouro direto, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Saiba como definir a sua própria estratégia de investimentos: Estratégia de investimentos – Tipos, como escolher e lista das 10 principais

Fonte: Roteiro de Raul Sena