Ações globais: motivos para investir e como fazer a gestão

3 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 36 seg


As ações globais são uma opção para diversificar a carteira de investimentos em mercados internacionais, que apresentam desempenhos diferentes do mercado nacional.

Dessa forma, investir no exterior é uma maneira não apenas de diversificar a carteira, como também de se expor aos riscos de outros países.

Além disso, como o objetivo de todo investidor é obter rendimentos, ao aplicar no exterior, o investidor pode aproveitar as oportunidades de elevar os rendimentos da sua carteira.

Por que investir em ações globais?

Investir em ações globais é uma boa maneira de diversificar a carteira de investimentos. Sendo que a diversificação funciona como uma forma do investidor potencializar os seus ganhos e reduzir os riscos. 

A aplicação em ativos globais é vantajosa também em cenários de crise, como uma maneira de equalizar os resultados almejados com os investimentos. Um exemplo disso, é quando a economia nacional não está passando por um bom momento e os investimentos em ações globais servem como um contraponto a este cenário.

Ações globais: motivos para investir e como fazer a gestão

Parmais

Vale destacar que o Brasil representa apenas cerca de 3% do PIB global. Sendo assim, investir no exterior é uma maneira de conseguir uma descorrelação com o mercado nacional. O investidor pode ainda aproveitar para obter bons rendimentos no exterior.

Apesar dos benefícios, hoje em dia ainda é pequeno o número de brasileiros que investem no exterior. Ou seja, a maioria das pessoas desconhece os benefícios de investir fora ou preferem confiar todo o seu patrimônio no Brasil.

Ao investir em ações globais, o investidor pode até se arriscar um pouco mais. Contudo, como são descorrelacionados, as oscilações da carteira acabam sendo reduzidas e o investidor pode usufruir de todos os benefícios de investir fora.

Lista dos motivos

Os motivos para investir em ações globais são:

  1. Diversificação de riscos: Sem dúvidas a diversificação dos riscos é uma das maiores vantagens ao investir em ações globais ou fundos de ações globais. Isso porque, ao se expor a outros mercados, você não fica preso aos acontecimentos nacionais e as mudanças que podem impactar a bolsa brasileira.
  2. Bons retornos esperados: De maneira geral, o objetivo de todo investidor é ter bons rendimentos. Nesse sentido, as ações globais são vantajosas, já que elas possuem uma boa perspectiva de retorno.
  3. Baixa correlação: A baixa correlação indica que uma verdadeira diversificação está sendo feita na carteira e que os riscos estão sendo reduzidos.
  4. Setores pouco representados: Os setores mais bem colocados no Ibovespa não são os mesmos do exterior. Dessa maneira, ao investir em outros setores no exterior, o investidor consegue uma boa diversificação.

Como fazer a gestão das ações globais na carteira?

Para a criação de uma carteira de investimentos equilibrada, é essencial realizar algumas análises de risco e de cenário. Além das análises, é preciso considerar também o seu perfil de investidor e objetivos ao investir. Daniel Campion, Gestor de Estratégia de Ações Globais da Verde Asset Management, realiza as seguintes análises no processo de gestão na Verde:

Targetinvest

1- Análise micro: Consiste em analisar a empresa que você pretende investir. Segundo Daniel Campion, a intenção é conhecer a atuação da empresa, a concentração de mercado do segmento, quais são os clientes, fornecedores e as vantagens competitivas do negócio. Ou seja, o objetivo é determinar se a empresa é ou não um bom investimento.

2- Análise macro: Nessa análise a intenção é verificar aspectos que estão além da empresa, mas que podem influenciar na sua atuação. 

3- Análise de risco: Por fim, Daniel Campion aponta para a importância de fazer uma análise de risco. O objetivo é verificar a volatilidade das ações da empresa e os fatores de risco envolvendo o investimento.

Fundos de ações internacionais

Os fundos de ações globais são uma boa opção por vários motivos. Primeiramente é preciso observar que as empresas de um mesmo país, têm a mesma exposição aos fatores de risco inerentes ao país, mesmo que sejam companhias de setores diferentes.

Por exemplo, as questões políticas nacionais muitas vezes impactam fortemente os movimentos da bolsa. Podemos perceber isso em diversos momentos do nosso passado recente. Em 2019, por exemplo, os analistas de ações estavam muito preocupados com a reforma da previdência.

Ações globais: motivos para investir e como fazer a gestão

Exame

Em 2017, houve o vazamento das gravações das conversas de Joesley Batista e Michel Temer, então presidente. Esse vazamento acabou com as chances de reforma da previdência na época. Já em maio de 2018, ocorreu a greve dos caminhoneiros que resultou em uma queda de 10,87% do Ibovespa no mês.

Como todos esses eventos citados ocorreram somente no Brasil, uma carteira de investimentos com ações globais poderia ter funcionado como uma defesa contra as desvalorizações.

Em outras palavras, como os ativos internacionais se comportam diferente dos ativos nacionais, quando o Ibovespa passou por queda devido aos eventos nacionais, os investimentos internacionais poderiam servir para amortecer as quedas.

Além disso, investir em ações globais é uma forma de se expor os diferentes momentos de um ciclo econômico. Isso porque cada país vive a sua própria realidade e um momento diferente no ciclo econômico. Portanto, ao investir em diferentes países, o investidor está se expondo a ciclos econômicos diversos.

Qual fundo escolher?

Existem vários fundos de ações globais que contam com versões hedge (onde ocorre a proteção contra variação cambial) e sem hedge (onde o câmbio também é fonte de retorno). Ao escolher entre os fundos, o investidor pode ficar com dúvidas de qual das duas versões é melhor.

Ações globais: motivos para investir e como fazer a gestão

Onze

O fato é que não existe um tipo de fundo melhor ou pior, isso vai depender dos objetivos do investidor e do cenário econômico. O fundo sem hedge funciona bem como uma forma de proteção contra as crises domésticas e os momentos conhecidos como flight-to-quality, onde os investidores de todo o mundo procuram ativos mais seguros e o dólar sobe.

Em contrapartida, em cenários de otimismo local, o real passa por valorização e os fundos de hedge geralmente apresentam uma performance melhor. Enfim, agora que você conhece os motivos para investir em ações globais, aproveite para aprender O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

Imagens: The cap, Exame, Targetinvest, Onze e Parmais