13 de novembro de 2020 - por Jaíne Jehniffer
Os agentes do mercado financeiro são todas as instituições que compõem o mercado financeiro. Eles são importantes para a manutenção e garantia de um ambiente transparente e seguro.
As instituições que compõem o mercado financeiro podem ser públicas, privadas e até mesmo o cidadão comum. Alguns exemplos são o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários.
Em resumo, todas essas instituições trabalham com um objetivo em comum: garantir o funcionamento seguro do mercado financeiro como um todo. Veja como!
O que são agentes do mercado financeiro
Os agentes do mercado financeiro são os participantes e as instituições, privadas ou públicas, que de alguma maneira contribuem com o mercado financeiro, seja nas negociações ou demais atividades.
Sendo assim, o mercado financeiro é composto por diversos agentes e instituições para que possa funcionar como o conhecemos hoje.
Quais são os agentes do mercado financeiro no Brasil?
Os agentes do mercado financeiro trabalham para garantir a segurança e a estabilidade do sistema financeiro e do mercado de capitais no Brasil. Dessa forma, temos os seguintes agentes do mercado financeiro:
1) Banco Central
O Banco Central do Brasil, também chamado de Bacen ou BC, é o banco entre os bancos. Ele é o responsável por determinar a política monetária no Brasil, além de estabelecer regras e administrar as reservas financeiras da nação.
Em síntese, o BC é uma autarquia federal, focada na manutenção do Sistema Financeiro Nacional (SFN), fiscalização da atuação dos demais bancos e na garantia do poder de compra através do controle da quantidade de moeda em circulação.
2) Conselho Monetário Nacional (CMN)
Outro agente muito importante no mercado financeiro é o CMN (Conselho Monetário Nacional). Isso porque, ele é o responsável por fiscalizar o mercado como um todo. Desse modo, ele cria e supervisiona as regras de funcionamento da economia brasileira.
3) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
A CVM é um dos principais agentes do mercado financeiro, já que é ela quem determina as regras do mercado de capitais, em especial na bolsa de valores, estabelecendo o que os demais agentes do mercado financeiro podem ou não fazer.
Todos os ativos negociados no mercado de capitais passam pela supervisão da CVM, tudo isso para que o ambiente de negociação seja seguro e transparente para os investidores.
4) Instituições financeiras
As instituições financeiras são os agentes do mercado financeiro responsáveis por fazerem a intermediação entre o mercado financeiro e as pessoas. Elas são compostas principalmente pelos bancos e corretoras.
Esses agentes são extremamente importantes, já que são os responsáveis por intermediar as negociações na bolsa. Justamente devido a essa responsabilidade, eles são fiscalizados e regulados pelo Banco Central.
3) Bolsa de valores
A bolsa de valores é o ambiente onde ocorrem as negociações de compra e venda de ativos. Logo, ela é um dos agentes do mercado financeiro mais importantes, principalmente se considerarmos que a B3 é a única bolsa de valores em todo o Brasil.
Em resumo, a bolsa como a conhecemos hoje é o resultado da fusão entre a BM&FBOVESPA e a Cetip. Além de serem responsáveis pelas transações de renda fixa e variável, o site da B3 é ainda uma fonte confiável de informações sobre corretoras e empresas.
4) Emissores de títulos
São todas as empresas que realizam emissão de títulos de investimento no mercado. Somente as instituições financeiras e o Tesouro Nacional podem emitir títulos no mercado brasileiro.
Alguns exemplos são: tesouro direito e LCA. Sendo que todos eles são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF e instituição em caso de falência.
5) Fundos de investimentos
Os fundos de investimento são uma reunião de investidores, também chamados de cotistas. O dinheiro dos investidores é chamado de patrimônio e é aplicado em algum ativo, dependendo do tipo de fundo.
Dessa maneira, em um fundo imobiliário, por exemplo, o investimento pode ser na compra, venda ou locação de determinado imóvel. Sendo assim, os lucros resultantes são divididos entre os cotistas de acordo com a parcela de cotas que cada um possuir.
Os fundos são geridos por um gestor profissional, responsável por realizar as aplicações. Ou seja, nos fundos de investimentos, os cotistas não possuem nenhum poder sobre o que será feito com o patrimônio.
6) ANBIMA
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), é uma entidade privada de representação dos operadores do mercado.
A ANBIMA visa contribuir com a transparência no mercado financeiro, portanto ela se autorregula e oferece programas voltados para a certificação de profissionais que atuam no mercado financeiro e para investidores.
7) Pessoas físicas
Para finalizar, temos ainda como agentes do mercado financeiro, as pessoas físicas. Desse modo, elas estão presentes em todo o mercado financeiro, seja trabalhando em mesas de operação, seja investindo na bolsa de valores.
- Leia também: Enfim, agora que você conhece todos os agentes do mercado financeiro, que tal entender também como funciona o Mercado de capitais, o que é? Definição, como funciona, tipos e riscos
Fontes:: Mais retorno, Suno, Certifiquei, Como Investir, GBX Brasil, BCB, Bora Investir