Fundo Garantidor de Crédito (FGC): o que é e como funciona?

16 de outubro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 4 seg


O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) serve como uma proteção para o seu investimento. Por isso é interessante descobrir quais investimentos possuem a proteção do FGC

No entanto, apesar de ser uma garantia em caso de falência das instituições financeiras, o FGC possui algumas regras e limitações. Por exemplo, o valor restituído pelo FGC possui um limite e, caso tenha um valor maior investido, você pode sair no prejuízo. 

Então, além de saber quais investimentos possuem o Fundo de Garantidor de Crédito, é interessante também saber como é o seu funcionamento. Continue a leitura e saiba. 

O que é o Fundo Garantidor de Crédito?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma associação privada civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo garantir a recuperação de depósitos e créditos em instituições financeiras, em caso de falência.

Foi criado em 1995 com o objetivo de manter a confiança dos investidores e garantir a segurança, de forma que as pessoas não tenham medo de perder seu capital. O FGC é uma entidade privada que administra mecanismos de proteção a titulares de crédito contra possíveis problemas de instituições financeiras.

De forma resumida, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante o pagamento ao credor caso a instituição financeira coberta pelo fundo não consiga honrar com seus compromissos, em casos de decretação de intervenção ou liquidação extrajudicial.

O fundo é formado com os recursos depositados periodicamente pelas instituições financeiras associadas: Caixa Econômica Federal, bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo.

Lembre-se de que o FGC só protege alguns ativos e segue uma série de regras. Entender o seu funcionamento é importante para que o investidor possa avaliar com propriedade o risco e a rentabilidade do investimento e tomar a sua decisão com mais segurança.

Como ele funciona?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) funciona por meio de instituições associadas, que contribuem com o patrimônio do órgão conforme determinação do Banco Central. Caso alguma delas sofra intervenção ou falência, o fundo utiliza os valores arrecadados para cobrir os investidores que são proprietários de contas nessas organizações.

O fundo é formado com os recursos depositados periodicamente pelas instituições financeiras associadas: Caixa Econômica Federal, bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo.

Da mesma forma que o segurado paga um prêmio para obter uma cobertura de um seguro, no FGC os bancos fazem esses depósitos para formar um colchão de segurança que irá pagar os clientes e investidores, no caso de quebra da instituição financeira.

É importante lembrar que o FGC só protege alguns ativos e segue uma série de regras. Entender o seu funcionamento é importante para que o investidor possa avaliar com propriedade o risco e a rentabilidade do investimento e tomar a sua decisão com mais segurança.

Para que serve o FGC?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) tem como principal objetivo garantir a segurança dos investidores e depositantes em caso de falência, liquidação ou intervenção em uma instituição financeira associada. Aqui estão os principais objetivos do FGC:

  • Garantir depósitos e créditos: O FGC garante a recuperação de depósitos e créditos em instituições financeiras, em caso de falência, liquidação ou intervenção.
  • Manter a confiança dos investidores: O FGC foi criado para manter a confiança dos investidores no sistema financeiro. Ao garantir a recuperação de depósitos e créditos, o FGC ajuda a manter a confiança dos investidores nas instituições financeiras.
  • Garantir a segurança dos investimentos: O FGC protege os investidores contra possíveis problemas de instituições financeiras. Isso significa que, se uma instituição financeira falir, o FGC garante que os investidores recuperem seus depósitos e créditos até um determinado limite.
  • Promover a estabilidade do sistema financeiro: Ao garantir a recuperação de depósitos e créditos, o FGC ajuda a promover a estabilidade do sistema financeiro. Isso é importante para o bom funcionamento da economia como um todo.

Qual é o valor máximo coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito?

O valor máximo coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ em cada conglomerado financeiro. Esse limite é válido para a soma de produtos cobertos pelo FGC que o investidor tem em determinado conglomerado.

Quais investimentos são protegidos pelo FGC?

Os investimentos que são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) incluem:

E quais não são?

Os investimentos que não são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) incluem:

Leia também: Agora que você já sabe como funciona a proteção do FGC, aprenda também sobre a Renda fixa, o que é? Definição, principais tipos e como investir

Fontes:  Infomoney, Suno, Como Investir, Invest news, Conteúdos XPI