Deep Value Investing: o que é e como funciona essa estratégia?

2 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 41 seg


A estratégia de investimentos Deep Value Investing consiste em encontrar ações que estão sendo negociadas abaixo do seu valor de liquidação, descontando as obrigações financeiras.

A intenção com essa estratégia é investir em ativos que possuam um potencial de desempenho maior, mesmo que o seu preço de negociação no momento seja menor. Portanto, a ideia é aplicar em ativos com valor maior e preços menores.

Em outras palavras, o objetivo é investir em ações que estejam cotadas abaixo do montante que seria obtido se a empresa liquidasse suas operações no presente. Nesse sentido, essa estratégia se baseia no potencial de valorização e na margem de segurança.

O que é Deep Value Investing?

O Deep Value Investing é uma estratégia de investimentos que tem como objetivo encontrar ações abaixo do seu preço real e que representam boas oportunidades de valorização. Essa estratégia se diferencia de algumas outras, pois ela não foca na qualidade da empresa ou nas ações mais populares.

Deep Value Investing: o que é e como funciona essa estratégia

Dash board design

Na verdade, a intenção do Deep Value Investing é determinar o valor profundo de uma ação e comparar com o seu preço de mercado. Ou seja, o foco dessa estratégia é encontrar ações que estejam abaixo do seu valor real e possuam uma boa margem de segurança.

Sendo assim, essa estratégia consiste basicamente em investir em companhias depreciadas que estejam sendo negociadas abaixo dos seus valores de liquidação, isto é, se a empresa fosse liquidada, vendesse os ativos, quitasse as obrigações e distribuísse o que resta aos sócios, o investidor receberia mais do que ele pagou pelas ações.

Como o Deep Value Investing funciona?

O Deep Value Investing funciona como uma espécie de Value Investing extremo, pois ele geralmente exige um desconto maior do que o normal. Sendo que essa estratégia é muito usada e difundida por Benjamin Graham e Warren Buffett. Inclusive, Buffett obteve retornos de cerca de 29,50% entre 1957 e 1969 ao utilizar alguns critérios do Deep Value Investing, que ele aprendeu com Graham. 

Exame

De maneira geral, o uso do Deep Value Investing demanda conhecimento e paciência. Isso porque o ideal é comprar ações de boas empresas que estejam descontadas. Nesse sentido, é preciso ter conhecimento para não se confundir e comprar ações baratas de empresas que estão com problemas estruturais, má gestão e prejuízos.

Já a paciência é necessária para esperar pelas verdadeiras oportunidades que surgem, por exemplo, em períodos de crise. Um exemplo de empresa que se enquadra no Deep Value Investing é uma companhia com preços atrativos e com valor de mercado abaixo do caixa líquido, depois de descontadas as obrigações.

Neste exemplo, mesmo que a empresa não esteja com um bom crescimento ou com indicadores de rentabilidade altos, como o investidor estará pagando menos do que ela possui em caixa, ele já consegue uma grande margem de segurança.

Deep Value Investing versus Value Investing

O Value Investing é a estratégia original criada por Benjamin Graham. Com os aprimoramentos realizados no Value Investing, surgiu o Deep Value Investing. Portanto, o Deep Value Investing pode ser considerado como uma espécie de adaptação da estratégia original. A principal diferença entre as duas estratégias, está na forma com que elas são executadas.

Outra diferença é que o Deep Value Investing não é muito focado na possível valorização dos ativos. Ou seja, o objetivo principal é a margem de segurança, o que ajuda a dar maior segurança para a aplicação, já que caso a empresa seja liquidada, o investidor ainda lucra.

Comprar empresas abaixo do seu valor?

A ideia central do Deep Value Investing é comprar ações de empresas abaixo do valor de liquidação, pois, assim, o investidor consegue uma boa margem de segurança e sabe que se a empresa fechar e for liquidada, ele irá recuperar o que pagou. Este princípio do Deep Value Investing é bem simples, mas a sua aplicação pode ser complexa.

Isso porque muitas companhias têm imobilizados contabilizados por valores acima do que eles valem. Logo, quando precisar liquidar esses ativos, a empresa pode não conseguir o valor pretendido.

Xist2

Vale destacar que a análise das disponibilidade e caixa também não é suficiente, pois a companhia pode ter uma posição de caixa elevada ao mesmo tempo em que possui altas dívidas o que faz com que este dinheiro esteja comprometido com os credores.

É preciso considerar ainda as obrigações que a companhia possui com fornecedores, funcionários e afins. Enfim, uma maneira fácil de verificar se uma empresa se encaixa no Deep Value Investing, é somar o seu capital de giro, ativos imobilizados e caixa líquido.

Se o resultado for acima do seu atual valor de mercado, então talvez a empresa seja uma oportunidade de investimentos. Em contrapartida, se a ação estiver com preço acima do que os seus ativos valem, significa que o investidor teria prejuízo em caso de liquidação.

Como selecionar ativos no Deep Value Investing?

Como a estratégia de Deep Value Investing é utilizada para analisar ativos de renda variável, antes de usar essa estratégia é necessário que o investidor considere o seu perfil de investidor. Além disso, vale a pena considerar os seus objetivos ao investir. Para selecionar ativos que se enquadrem na estratégia de Deep Value Investing, é preciso analisar alguns aspectos das empresas, tais como:

1- Situação atual da companhia

Uma ação pode estar com preço baixo pelos mais diversos motivos. Por isso, antes mesmo de fazer uma análise dos indicadores da empresa, é preciso avaliar como está a situação atual da companhia. Por exemplo, uma ação pode estar barata porque a empresa está perdendo os seus fundamentos.

The cap

Empresas passando por cenários desafiadores ou desvantajosos podem não ser uma boa opção de investimento. Ao invés disso, é mais interessante aplicar em empresas que estejam em condições favoráveis. Enfim, para analisar a situação atual da empresa, você pode considerar dados como: capital de giro, patrimônio, endividamento e lucro.

2- Capacidade de retomada

Outro aspecto importante em uma empresa é a sua capacidade de retomada. Essa capacidade faz com que as chances do negócio sobreviver a longo prazo sejam maiores e pode contribuir com a valorização dos ativos. Desse modo, mesmo que a intenção seja investir em empresas que geram resultados superiores ao preço de negociação no mercado, analisar a capacidade de retomada é importante.

3- Nível de liquidez dos papéis

Para analisar o nível de liquidez dos papéis, você pode verificar o volume financeiro negociado diariamente do ativo, pois ele indica o interesse dos investidores pela ação.

Vale destacar que um bom nível de liquidez é importante, pois possibilita que você venda facilmente uma ação no curto ou médio prazo, caso precise. Além disso, uma alta liquidez pode ser considerada como um indicador indireto da qualidade das ações e da situação da companhia.

4- Calcule o Earning Yield

O EV/Ebit é calculado com o enterprise value sobre o resultado operacional. Porém, para aplicar esse indicador no Deep Value Investing, é preciso inverter a ordem e usar o Ebit sobre o EV. Dessa forma, este múltiplo passa a ser conhecido como Earning Yield (EY).

Deep Value Investing: o que é e como funciona essa estratégia

Manusis4

Normalmente, um resultado mais alto do Earning Yield significa que as ações estão mais descontadas e podem ser uma boa oportunidade. Contudo, para ter resultados mais realistas, é preciso utilizar o Earning Yield juntamente com as demais métricas e não isoladamente.

5- Valor de mercado e liquidação

Para usar a estratégia Deep Value Investing, é preciso considerar ainda o valor de mercado e de liquidação da empresa. Em resumo, o valor de mercado é o resultado do total de ações multiplicado pela cotação dos ativos no momento do cálculo.

Por outro lado, o valor de liquidação engloba todos os ativos da empresa, descontando as obrigações. Enfim, se o valor de liquidação for mais alto do que o de mercado, significa que existe uma margem de segurança e que as ações estão descontadas.

6- Diversificação

Ao utilizar a estratégia Deep Value Investing, não deixe de fazer uma boa diversificação de ativos. Ao encontrar uma boa oportunidade de investimentos, você pode ficar tentado a investir somente nessa oportunidade. Mas lembre-se: a diversificação dilui os riscos e potencializa os retornos. Para aprender a diversificar corretamente entre empresas e setores, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender sobre o Deep Value Investing? Então aprenda também o que é Ataque especulativo: o que é e como ele desvaloriza uma moeda

Fontes: Clube do valor e Suno

Imagens: Manusis4, Tecmundo, Dash board design, Xist2, Exame e The cap