Fundos de dividendos, o que são? Conceito, vantagens e desvantagens

25 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


Os fundos de dividendos são uma opção para os investidores que desejam apostar em empresas com histórico de boas distribuidoras de proventos. Dessa maneira, ao invés de escolher sozinho entre as ações disponíveis, o investidor aplica no fundo e deixa esta tarefa para um profissional qualificado. 

Esta opção também é interessante por proporcionar uma boa diversificação da carteira de investimentos. Além disso, o valor inicial é baixo, o que significa que o investidor consegue diversificar, mesmo com pouco capital aplicado. 

Por exigir um valor baixo e contar com a gestão de um profissional, os fundos de dividendos são uma boa opção para os investidores iniciantes. Ou seja, para quem deseja começar a se aventurar na renda variável, este tipo de fundo pode ser uma boa pedida. 

O que são fundos de dividendos

Os fundos de dividendos, assim como os demais tipos de fundos, são uma reunião de investidores. Os investidores são chamados de cotistas, e seu dinheiro compõe o patrimônio do fundo. 

Fundos de dividendos, o que são? Conceito, vantagens e desvantagens

Capitalizo

O responsável por realizar as aplicações é o gestor do fundo de investimentos. Sendo assim, o cotista não possui qualquer poder de decisão em relação à aplicação do capital do fundo. No entanto, o gestor também não é completamente livre em sua escolha, já que ele deve seguir as diretrizes estabelecidas no regulamento do fundo. 

Como funcionam os fundos de dividendos

Os dividendos são parte dos lucros das empresas distribuídos aos acionistas. No caso do investidor individual, a sua parte nos lucros é depositada em sua conta na corretora.

Porém, no caso dos cotistas dos fundos de investimentos em dividendos, este valor é depositado na conta do fundo. Em outras palavras, o investidor individual é considerado como acionista da empresa, e por isso, ele recebe os proventos na sua conta. 

Sociedade do investidor

Contudo, os cotistas deste tipo de fundo de investimento, não são considerados como acionistas da empresa. O acionista neste caso é o fundo de dividendos e, por isto, ele recebe os proventos. Desse modo, com os proventos depositados na conta do fundo, o gestor pode realizar novas aplicações para gerar maior rentabilidade

Fundos de dividendos versus investidor individual

A decisão entre aplicar em um fundo de investimento em dividendos ou sozinho depende dos objetivos de cada investidor. Logo, para os investidores que pretendem reinvestir os proventos, o fundo pode ser mais fácil, pois o gestor se encarrega disto.

Por outro lado, para os investidores que já tenham uma boa quantia investida, e querem usar os dividendos para completar a renda, talvez seja melhor investir sozinho. 

Já para os investidores iniciantes na renda variável, os fundos de dividendos representam uma oportunidade de entrar no mercado. Afinal, como estes investidores não possuem experiência nas operações com ações, eles podem preferir deixar por conta do gestor a escolha dos papéis. 

Fundos de dividendos, o que são? Conceito, vantagens e desvantagens

Forbes

Além disso, as ações que compõem este tipo de fundo costumam oscilar menos. Portanto, para os investidores que não estão acostumados com as constantes oscilações da bolsa, este fundo tende a ser mais tranquilizador. 

Por fim, antes de escolher entre investir sozinho ou por meio de um fundos de investimentos em dividendos, é importante que o investidor fique atento ao histórico de desempenho do fundo e as taxas cobradas. Afinal, existem diversas outras opções de fundos de investimentos que podem se encaixar melhor em seus planos. 

Vantagens e desvantagens

Uma vantagem dos fundos de dividendos, é a diversificação da carteira de investimentos. Já que, através de uma única aplicação, você está apostando em ações de diversas empresas diferentes. Ou seja, para montar uma carteira diversificada, o investidor não precisa aplicar uma boa quantia em várias ações. 

Under the radar report

Sendo assim, os fundos de dividendos proporcionam uma boa diversificação com uma aplicação baixa. Como consequência da diversificação, temos a vantagem da redução de riscos da carteira.

Isso porque a diversificação faz com que os riscos sejam diluídos. Outra vantagem é que a aplicação inicial é baixa, existem opções que o mínimo é R$ 200,00. 

Em contrapartida, os fundos no geral possuem a desvantagem de cobrar duas taxas. A primeira é a taxa de administração, cobrada como uma remuneração aos serviços da administradora e do gestor. A outra é a taxa de performance, que funciona como um bônus ao gestor por entregar uma rentabilidade acima da esperada. 

E aí, ficou interessado em usar os fundos de dividendos para diversificar seus investimentos? Então aproveite para aprender como fazer uma boa diversificação, com Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o funcionamento dos fundos de dividendos, conheça outros Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam

Fontes: Monetus, Aedb, O globo e Infomoney

Imagens: Capitalizo, Suno, Sociedade do investidor, Under the radar report e Forbes