Growth Investing, o que é? Fundamentos e como analisar uma empresa

29 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 18 seg


Growth Investing é uma estratégia de investimentos com foco na compra de ações de empresas com grande potencial de crescimento. Sendo que a intenção é lucrar com a valorização dos papéis. 

Geralmente, as empresas escolhidas são os pequenos negócios, conhecidos como small caps. Isso porque essas empresas possuem mais espaço para crescimento do que as grandes empresas. 

Se a projeção de crescimento do negócio se concretizar, o investidor pode obter grandes lucros. Por outro lado, essa é uma estratégia com altos riscos, já que as pequenas empresas podem falir mais facilmente do que as grandes empresas. 

O que é Growth Investing?

Growth Investing, ou investimento em crescimento, é uma estratégia de investimentos, onde a ideia central é aplicar em empresas que possuem potencial de crescimento.

Dessa maneira, o objetivo não é lucrar com o recebimento de dividendos, já que essas companhias geralmente reinvestem os lucros em si mesmas. Na verdade, a intenção é ganhar com a valorização futura dos papéis.

Growth Investing, o que é? Fundamentos e como analisar uma empresa

Keralafinancial express

Como o intuito é investir em companhias que tenham potencial de crescimento, geralmente os investidores adeptos dessa estratégia aplicam em empresas jovens ou pequenas, conhecidas como small caps.

Normalmente, essas empresas são as escolhidas pois possuem espaço para crescimento. Em contrapartida, as grandes empresas, que já dominam grande parte do mercado, não têm muito espaço para crescer. 

Fundamentos do Growth Investing

A base do Growth Investing é investir em empresas com grande potencial de crescimento. Desse modo, a intenção dos investidores é encontrar companhias pequenas que possam crescer e resultar na valorização dos seus papéis no futuro. 

Growth Investing, o que é? Fundamentos e como analisar uma empresa

Stock market

As empresas escolhidas pelos adeptos do Growth Investing, geralmente são companhias com algum tipo de vantagem competitiva que contribui para o crescimento acelerado do negócio.

Além disso, normalmente essas empresas pertencem a setores que estão se expandindo. Um exemplo disso são os setores de tecnologia e saúde, que nos últimos anos estiveram aquecidos. 

Como analisar as empresas

No Growth Investing não existe nenhuma fórmula absoluta utilizada por todos os investidores para escolher uma empresa. No entanto, existem alguns critérios e métodos usados na avaliação das companhias.

1- Philip Fisher

Philip Fisher foi um dos principais investidores do Growth Investing do mundo, considerado o pai do investimento em crescimento. Sendo assim, Fisher desenvolveu uma lista com 15 perguntas para avaliar uma empresa com potencial de crescimento.

Apesar do próprio Fisher afirmar que dificilmente uma empresa consegue atingir os 15 pontos, essas perguntas servem como guia na análise de Growth Investing de uma empresa:

Tradimo

  1. A empresa possui produtos ou serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
  2. A empresa tem uma administração disposta a desenvolver novos produtos que aumentarão ainda mais o potencial de vendas quando os atuais já estiverem se esgotado?
  3. Quais são os efetivos esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, com relação ao seu porte?
  4. A empresa possui uma organização em vendas acima da média?
  5. A empresa possui uma margem de lucro considerável?
  6. O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?
  7. A empresa possui boas relações com o seu quadro de funcionários?
  8. A companhia conta com boas relações com seus executivos?
  9. A empresa trabalha de maneira profunda a sua gestão?
  10. Tem uma boa análise de custos e controle de gastos?
  11. Há outros aspectos dos negócios da empresa que possam dar ao investidor dicas importantes sobre como a empresa pode sobressair com relação à competitividade?
  12. A empresa possui uma estratégia de curto ou de longo prazo em relação aos lucros e resultados?
  13. A companhia terá a capacidade de desenvolvimento ou terá que emitir mais ações ou diminuir os dividendos para poder crescer?
  14. A empresa fala abertamente com os investidores sobre os seus negócios tanto em momentos favoráveis quanto desfavoráveis?
  15. A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?

2- NAIC

Outro método de avaliação do investimento em crescimento, foi desenvolvido pela National Association of Investors Corporation (NAIC). De acordo com esse método, o investidor deve fazer três perguntas:

Flipboard

  1. O crescimento da empresa é consistente?
  2. Existem perspectivas de grande crescimento?
  3. Os gestores fazem uma boa gestão de custos e lucros?

Para verificar se a companhia possui um crescimento consistente, basta analisar o histórico de crescimento da empresa nos últimos cinco a dez anos.

Já a perspectiva de crescimento recomendada pela NAIC é de 15%, sendo que o mínimo aceitável seria de 10%. Por fim, para avaliar a gestão, o investidor pode analisar a margem de lucro, o ROE e o Ebitda

Growth Investing versus Value Investing

O Growth Investing é tido como uma abordagem mais ofensiva nos investimentos. Isso porque ele consiste em uma tentativa ativa de gerar retorno com a aplicação. Em contrapartida, o Value Investing é considerado como uma abordagem mais defensiva, já que é focado na geração de renda passiva através dos dividendos recebidos.

Portanto, enquanto o Growth Investing é focado em empresas com potencial de crescimento, o Value Investing prefere as ações de boa qualidade que proporcionem dividendos estáveis. 

Growth Investing, o que é? Fundamentos e como analisar uma empresa

Training journal

Além de investir em ações de boas empresas, o Value Investing busca papéis que estejam negociados abaixo do seu valor intrínseco. Dessa forma, além de lucrar com os dividendos, o investidor também ganha posteriormente com a possível correção dos preços dos ativos.

Por outro lado, os adeptos do Growth Investing não focam tanto nos preços atuais das ações, mas sim no potencial de valorização futura desses papéis. Enfim, em comparação com o Value Investing, o Growth Investing é mais arriscado, já que a ideia é investir em empresas menores.

Entretanto, o potencial de retorno também é alto, caso o investidor acerte na escolha da empresa. Por fim, aprenda mais sobre o funcionamento do Value investing – O que é, como funciona e formas de aplicar a estratégia

Fontes: The cap e Guia invest

Imagens: Keralafinancial express, New acade my of finance, Stock market, Tradimo, Flipboard e Training journal