Hi-lo activator, o que é? Conceito, como funciona e quando usar

25 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 59 seg


Hi-lo activator é um indicador de tendência do mercado. Ele é apresentado por meio de gráficos, que indicam a alta ou a baixa do mercado, dependendo das cores das linhas. Desse modo, a linha verde significa tendência de alta, e a vermelha é baixa.

Quando uma tendência de alta ou baixa é registrada, o gráfico do Hi-lo activator envia um aviso de compra ou venda. Portanto, como demonstra a valorização ou desvalorização de um ativo e envia avisos, o Hi-lo activator é usado pelos investidores na tomada de decisão para investir ou vender determinado ativo. 

Este indicar é usado, principalmente, pelos traders. Isso porque, eles se baseiam em análise gráfica, buscando as tendências do mercado para altos valores de maneira rápida. Dessa maneira, ele não é indicado para investidores que visam construir um patrimônio.

O que é Hi-lo activator

O termo Hi-lo activator vem da língua inglesa high – alto e low – baixo. Logo, Hi-lo activator pode ser traduzido como um ativador de altas e baixas, utilizado na avaliação de negociações no mercado. 

Hi-lo activator, o que é? Conceito, como funciona e quando usar

Dr carreira coach

Em outras palavras, o Hi-lo activator é um indicador de tendência, usado com o objetivo de demonstrar as tendências de valorização ou desvalorização. Ou seja, ele é um auxiliar na tomada de decisão dos investidores. 

Como o Hi-lo activator funciona

O Hi-lo activator é representado por meio de um gráfico de duas linhas de cores diferentes. Sendo assim, a linha verde representa a tendência de alta e a vermelha a tendência de baixa.

Sendo assim, somente uma linha é apresentada de cada vez. Como o gráfico apresenta a tendência do ativo em determinado momento, ele envia avisos ao investidor.

Investidor lucrativo

Dessa forma, se a linha inferior for exibida, significa que um ativo está em valorização e o gráfico envia um sinal de que é o momento ideal de compra. Ao contrário, se a linha superior for exibida, significa uma desvalorização e então o gráfico envia um sinal de venda.  

Como o gráfico é feito

A parte superior do gráfico Hi-lo activator, é feita com base em duas médias móveis, que são ajustadas em um período futuro. A linha superior é baseada nas máximas dos valores dos candlesticks anteriores, que foram escolhidos para se realizar o cálculo.

Por outro lado, a parte inferior é desenvolvida com os valores mínimos dos mesmos candles usados na linha superior. Em síntese, a definição da tendência de alta e baixa é resultado do cruzamento do fechamento do ativo e a média inferior.

Hi-lo activator, o que é? Conceito, como funciona e quando usar

Modalmais

Basicamente, o cruzamento representa um rompimento de um suporte, o que leva a crença de uma tendência de desvalorização. Quando ocorre o caminho inverso, o resultado é a valorização do ativo. 

Quando usar

Por ser um gráfico que representa a tendência do mercado, o Hi-lo activator é usado, principalmente, por investidores adeptos da análise gráfica de ações. Afinal, o intuito principal dos grafistas é encontrar as tendência do mercado e o Hi-lo activator serve justamente para isso. 

Os principais adeptos da análise gráfica são os day traders. Essas pessoas buscam determinar as tendências para realizarem operações rápidas e com alta rentabilidade. Logo, o Hi-lo activator pode ser usado como um indicativo do momento ideal de saída ou de entrada.

Ou seja, ele serve como uma variável determinante quando o trader está em dúvida sobre manter ou não uma posição. Entretanto, o Hi-lo activator pode ser usado também para estabelecer ordens de stop-loss, evitando assim grandes perdas. 

Royal pag

Por fim, vale ressaltar que essa não é a análise recomendada para os investidores interessados em construir patrimônio a longo prazo. Isso porque, o Hi-lo activator serve apenas como um indicador da tendência do mercado. Ele não serve como base para a definição do valor real de uma ação e de uma empresa. 

Portanto, para os investidores interessados em construir um patrimônio, o mais indicado é a análise fundamentalista. Este tipo de análise é a mais completa e permite que o investidor analise uma série de critérios para averiguar a saúde financeira e a eficácia da gestão da empresa. 

Enfim, agora que você sabe como o Hi-lo activator funciona, aproveite para aprender a fazer a Alocação de ativos, o que é? Definição, classes de ativos e como fazer

Fontes: Mais retorno, Smarttbot, Suno e Infomoney

Imagens: Mercado livre, Dr carreira coach, Investidor lucrativo, Royal pag e Modalmais