IVBX 2: entenda o que é e como esse índice de renda variável funciona

9 de agosto de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 2 min, 20 seg


O IVBX-2, ou Índice Valor BM&FBOVESPA – 2ª linha, é o resultado de uma carteira teórica de ativos. Assim, o IVBX é um índice que serve como termômetro para os investidores, mostrando quais são os melhores ativos de renda variável para aquele período. Dessa forma, sua elaboração vai de acordo com os critérios estabelecidos na metodologia.

Então, esse índice foi criado pela bolsa de valores brasileira, a B3, junto com o Valor econômico. E seu objetivo é mensurar o retorno dessa carteira teórica, constituída por papéis emitidos por empresas bem conceituadas.

Composição do índice IVBX 2

IVBX 2: entenda o que é e como esse índice de renda variável funciona

Blox

Essas empresas que vão participar do índice são classificadas partindo da 11ª posição, contando o valor de mercado e liquidez das ações. Dessa forma, o índice contém o desempenho médio de 50 empresas, excluindo as 10 maiores.

Além disso, o Índice Valor BM&FBOVESPA  utiliza de procedimentos e regras que constam no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices. Esse manual é elaborado pela própria BM&FBOVESPA.

Objetivo do índice

IVBX 2: entenda o que é e como esse índice de renda variável funciona

Capital Now

De acordo com a bolsa brasileira, o índice IVBX 2 segue o desempenho da cotação dessas empresas em classificação decrescente por liquidez. Além disso, se baseia com o índice de negociabilidade. Ou seja, é medido no período de vigência das últimas 3 carteiras.

Então, o índice é constituído por ações e units exclusivas de companhias que estão listadas na bolsa de valores brasileira, atendendo todos os critérios de inclusão.

Não estão inclusos no IVBX-2

Valor Investe

Alguns ativos não são negociados no IVBX 2:

  • Ativos de companhia em recuperação judicial ou extrajudicial;
  • Penny Stocks, ou seja, ativos cotados a menos de 1 real;
  • Ativos de empresas em regime especial de administração temporário;
  • Brazilian Depositary Receipt, ou certificado de depósito de valores mobiliários, os famosos BDRs;
  • Ativos de empresas em processo de negociação em situações especiais de listagem.

Tem como investir no IVBX 2?

Valor Investe

Não é possível pelo fato do índice não possuir um ETF atrelado. Porém, é possível consultá-lo periodicamente e assim comprar ações e percentuais mostrados no IVBX-2. Dessa forma, você pode compor a carteira de investimentos com as ações apresentadas para aumentar os seus retornos. Além de o investidor ter como constituir uma carteira com todos os ativos do IVBX 2.

Leia mais sobre outro índice usado na B3, focado na renda fixa, o Índice IMA-B: o que é, para que serve e qual a rentabilidade

Fontes: Suno e Yubb.

Imagens: Os Melhores Investimentos; Blox; Capital Now; Valor Investe e Valor Investe.