Preço das criptomoedas: como é definido?

25 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 40 seg


O preço das criptomoedas é determinado por uma série de fatores que impactam na cotação dos ativos como, por exemplo, a lei da oferta e demanda.

Sendo que os fatores que afetam os preços podem impactar também na volatilidade do ativo e na procura por ele. 

Além disso, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Isso significa que elas não são controladas pelo governo. Portanto, o governo não tem o poder de influenciar o preço das criptos.

Um detalhe importante é que os preços das criptos passam por muita flutuação. Um dos motivos para isso, é que este ainda é um mercado bem novo.

Desse modo, muitas pessoas ainda não conhecem o funcionamento das criptos, sendo assim existe uma liquidez limitada neste mercado.

Como é definido o preço das criptomoedas?

Alguns aspectos que afetam os preços das criptos são:

1- Tecnologia

A tecnologia de uma criptomoedas é um dos principais fatores que afetam o seu preço.

Sendo que o valor tecnológico de uma cripto em fatores como: rapidez, segurança, facilidade do uso do protocolo e diversidade de usos.

Além disso, a quantidade de energia necessária para a mineração de criptos também impacta na avaliação que os usuários fazem da moeda digital.

2- A utilidade afeta o preço das criptomoedas

Outro fator que impacta os preços é a utilidade que a criptomoeda tem. De forma geral, as criptos são muito úteis para transações rápidas e descentralizadas.

No entanto, cada cripto tem seus próprios usos. Por exemplo, o Ethereum é uma plataforma que tem a sua própria moeda e possui diversas funcionalidades, é possível até mesmo criar outras criptos na plataforma!

3- Reputação

A reputação de uma criptomoeda afeta muito a sua cotação. O Bitcoin por exemplo, tem uma boa reputação, já que foi a primeira cripto.

Com isso, quando falamos em criptomoedas, a maior parte das pessoas já pensa no Bitcoin, e vê essa moeda como uma confiável.

4- Oferta e demanda afeta o preço das criptomoedas

A lei da oferta e demanda está muito presente nos preços das criptomoedas. Sendo assim, quanto mais pessoas estiverem dispostas a comprar determinada cripto, mais o seu preço sobe.

Da mesma forma, se os investidores não estiverem interessados em certa cripto, então o seu preço tende a cair.

5- O cenário político impacta o preço das criptomoedas

Array>

O cenário político também afeta muito a cotação das criptomoedas. Isso porque, as pessoas podem passam a usar as criptos como uma forma de cobrir as oscilações da moeda convencional.

Além disso, as pessoas podem recorrer as criptos como uma forma de proteger o patrimônio contra o cenário político e econômico nacional.

6- Notícias

As notícias divulgadas sobre certa moeda, afetam muito a sua cotação. Isso porque, as pessoas são influenciadas a compra ou vender de acordo com as notícias que ouvem.

Além disso, as notícias, declarações, notas e comentários de pessoas famosas podem ter o mesmo efeito. Por exemplo, os tweets de Elon Musk sobre criptos sempre causam  oscilações no mercado.

7- Volatilidade do dólar

Por fim, a volatilidade do dólar também impacta no preço das criptomoedas. Inclusive, o preço do dólar afeta a economia de vários países e não apenas o mercado cripto.

Isso porque, em algumas plataformas, o dólar é levado em conta para definir o preço que os usuários estão dispostos a pagar.

LEIA MAIS

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

O que é Hard Wallet e como funciona?

Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga

Carteiras para Bitcoin: tipos e melhores alternativas

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras

Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Fontes: A gazeta, Educacoin e, por fim, Cointelegraph.