Ilusão de correlação: o que é e como funciona?

8 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 42 seg


A ilusão de correlação é um tipo de viés cognitivo. Com meio dele, as pessoas acreditam que existe uma relação entre elementos independentes.

Isso é muito ruim ao investir. Isso porque, você pode acabar investindo com base em padrões que não existem de fato, e com isso ter grandes prejuízos.

O que é ilusão de correlação?

A ilusão de correção é um tipo de viés cognitivo. Sendo que a ilusão de correção é também conhecida como correlação ilusória ou illusory correlation.

Em resumo, a ilusão de correção é a tendência do ser humano de buscar e identificar erroneamente, as relações de causa e efeito entre elementos que são independentes.

Por exemplo, você pode ter um amigo que sempre que planeja ir à praia, se depara com um dia chuvoso. Sendo assim, sempre que ele planejar um passeio à praia, você não vai querer ir, por acreditar que irá chover no dia.

Algumas dessas crenças são inocentes e não são prejudiciais. Como por exemplo, acreditar que a sua mão coçando é sinal de dinheiro chegando. Mas existem outras crenças mais sérias que podem prejudicar suas finanças.

Como a ilusão da correlação funciona?

A ilusão da correlação funciona por meio da criação de padrões pelo cérebro humano.

O cérebro ama criar padrões pois essa é uma forma de padronizar o mundo externo, o que ajuda no planejamento e antecipação.

Sendo assim, o nosso cérebro tende a relacionar alguns elementos para definir o que acontecerá depois. Por exemplo, um céu nublado, relâmpagos e trovões costumam indicar uma tempestade.

Portanto, quando vezes esses elementos juntos, conseguimos nos preparar para lidar com a tempestade, ao invés de sermos pegos de surpresa.

Há milhões de anos, saber identificar a vinda de uma tempestade significava encontrar abrigo antes que a força da natureza te castigasse no meio da selva.

Ou seja, o cérebro humano foi treinado para procurar padrões, por milhões de anos.

O problema é que nem sempre os eventos têm relação entre si. Às vezes, são elementos totalmente independentes, que o cérebro faz a ligação entre eles. Com isso, surge o viés cognitivo da ilusão de correlação.

Sendo que, algumas pessoas se apegam tanto às crenças, que não importa os dados ou os fatos, elas vão continuar acreditando em suas crenças.

Essas pessoas tendem a acreditar tanto nessas crenças, que acabam tomando decisões importantes com base nelas. O que pode impactar a vida financeira e pessoal dessas pessoas.

Como pode influenciar a sua vida financeira?

O processo de investir envolve muitos padrões e possíveis movimentos do mercado financeiro. Desse modo, é preciso tomar decisões de investimento com base em dados e fundamentos das empresas.

No entanto, muitos investidores são guiados pela ilusão de correlação e acabam tomando decisões de investimento com base em crenças.

Com o desejo de ter altos retornos em suas aplicações, muitas pessoas criam teorias sobre a relação entre alta e queda do mercado e eventos externos.

Ou seja, muitas pessoas enxergam padrões de comportamento das ações e outros eventos que não se relacionam de fato.

Enfim, investir com base na ilusão da correlação é muito ruim, pois pode fazer você enxergar padrões que não existem e tomar decisões erradas de investimento. Com isso, você pode ter grandes prejuízos.

LEIA MAIS

Custos afundados, saiba como esse viés cognitivo pode te prejudicar

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Efeito riqueza: o que é e qual a sua importância?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Técnica da ancoragem: o que é e como usá-la

Heurística de disponibilidade, o que é e como funciona?

Fontes: Mais retorno, Estereótipos e A mente é maravilhosa.