Onde investir 1000 reais: 7 alternativas de investimento


Quando você pergunta para si mesmo, onde investir 1000 reais, é preciso conhecer três fatores básicos. Estes fatores são: segurança, liquidez e rentabilidade. Além disso, quem procura investimentos, normalmente, quer rendimentos melhores que os da poupança.

Neste texto você terá a informação necessária sobre os melhores investimentos. Contudo, é importante salientar que estas informações são possibilidades. Neste sentido, não podem ser tratadas como indicações do que fazer ou não com o seu dinheiro.

Conhecendo essas possibilidades, você pode definir qual seu perfil de investidor.

Onde investir 1000 reais?

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes de tudo, para saber onde investir 1000 reais, é preciso conhecer três fatores. Estes fatores se resumem em segurança, liquidez e rentabilidade.

  • Segurança: Está relacionada com a solidez e à eventuais riscos de cada investimento;
  • Liquidez: refere-se ao tempo que você pode resgatar o seu dinheiro com rendimento;
  • Rentabilidade: Está relacionada com os juros que você receberá em cada investimento.

Objetivos do investidor

Diante de cada fator que vimos no tópico anterior, você precisa definir seus objetivos. Assim, definir objetivos é importante por conta de diferentes fatores. Portanto, é difícil você achar um investimento que tenha, ao mesmo tempo, alta taxa de rentabilidade, liquidez e segurança.

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

Para dar um exemplo, investir em tesouro direto tem alto grau de segurança, boa rentabilidade e liquidez. Por outro lado, o investimento em renda variável é melhor em rentabilidade do que o tesouro direto. Porém, perde em segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aplicações na poupança não são boas para rentabilidade. No entanto, possuem um alto nível de segurança e uma liquidez razoável.

Em síntese, uma boa alternativa para todas estas diferenças entre os investimentos é possuir uma carteira de investimentos diversificada. No entanto, se você quiser fazer uma única aplicação, escolha qual fator irá focar.

Investimento no tesouro  direto

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

Para quem quer saber onde investir mil reais mensais, o tesouro direto é um investimento que traz muitas vantagens. Nele você pode escolher títulos com diferentes rentabilidades. Assim, existem títulos com rentabilidade prefixada, ligada à variação da Inflação (híbridos) e os pós-fixados ligados a taxa SELIC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Prefixados: Você sabe o quanto irá receber de retorno no momento da compra. Contudo, para receber o retorno que está prefixado é preciso resgata-lo no dia do vencimento;
  • Híbridos: Parte é prefixada e parte é atrelada á inflação;
  • Pós-fixados: Geralmente ligados a taxa SELIC, você só saberá a sua rentabilidade no momento do resgate.

Além do mais, o tesouro direto é uma das aplicações mais democráticas. Assim, ela permite ao investidor, investimentos a partir de R$30,00.

Concluindo, pesando os três fatores, o tesouro direto possui boa rentabilidade e liquidez diária . Além disso, é a aplicação de menor risco do mercado.

Fundo imobiliários

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

Basicamente, esses fundos são participações em empreendimentos para empresas e escritórios (lajes corporativas). Além disso, você pode participar em galpões de logísticas para setores comerciais e industriais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, você pode participar ainda em Shoppings. Todas estas participações estão também relacionadas com os aluguéis. Ou seja, você tem participações no recebimento de aluguéis. Além disso, você tem a rentabilidade das cotas.

Nos fundos de investimentos imobiliários (FIIs), o patrimônio é dividido em cotas iguais. Assim, quando investir, você adquire pequenas partes do imóvel.

A liquidez nos fundos imobiliários é alta. Ou seja, você tem liquidez porque pode vender suas cotas a qualquer hora.

Vale lembrar que os FIIs são fundos fechados, negociados entre investidores via home broker (plataforma de acesso à bolsa de valores).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ações

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

Até aqui você viu que existem muitos tipos de investimentos. Contudo, se você quer diversificar sua carteira e se tornar sócio de empresas, as ações podem ser uma ótima alternativa.

Neste sentido, como alternativa para quem quer saber onde investir mil reais, a participação em sociedades anônimas é promissora.

Vale lembrar que o preço destas ações geralmente é menor que 1000 reais. Portanto, este fato permite uma maior diversificação de sua carteira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A propósito, investimento em ações é feito de forma simples em renda variável. Assim, por meio do fundo de investimentos de renda variável você fica atrelado ao índice Ibovespa. Portanto, precisa arcar com os riscos das variações da bolsa.

CDB/LCI/LCA

Onde investir 1000 reais: fatores, seus objetivos e investimentos

Dentre estes títulos, se você precisar saber onde investir 1000 reais, muitos oferecem esta possibilidade. No entanto, para quem vai investir, é preciso saber sobre a remuneração destes títulos.

CDB – Basicamente, neste investimento você está emprestando ao banco. Neste sentido, você adquire títulos deste banco para receber os posteriores juros. Vale lembrar que este investimento é compensador se os juros forem iguais ou maiores a 100% do CDI. Além disso, o CDI é um índice gerado pelos juros praticados entre os bancos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

LCI (letra de crédito imobiliário) – Neste caso, você adquire títulos de uma instituição financeira que financia imóveis. Assim, você empresta para essa instituição, recebendo os juros posteriormente. A sua vantagem é a  isenção de impostos.

Este investimento varia entre 100 reais e 10 mil reais e pode dobrar o valor pago pela poupança em rentabilidade. Porém, precisa ficar atento aos valores mínimos de investimento que cada intuição permite.

LCA (letras de créditos do agronegócio) – A LCA é semelhante ao LCI, só que o investimento é direcionado para o agronegócio. A rentabilidade é atrelada ao CDI, mas também pode ser baseada no IPCA. Possui o atrativo de isenção de imposto. No entanto, precisa pesquisar os valores mínimos de investimentos e os prazos mínimos para o resgate.

Fundos de investimentos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existe outro investimento que merece consulta para quem quer saber onde investir mil reais mensais. Portanto, essa opção é o fundo de investimentos. Os fundos foram criados para atender os pequenos investidores. Vale lembrar que no Brasil existem 18 mil fundos.

No entanto, no quesito rentabilidade, é difícil a comparação entre os fundos, por serem uma mistura de aplicações financeiras. Contudo, geralmente os grandes bancos não oferecem vantagens por terem taxas de investimento muito altas.

Concluindo, vimos até aqui que se você quiser saber onde investir 1000 reais mensais, é preciso uma análise dos investimentos. Porém, também é preciso ter bem claro quais são seus objetivos.

Por fim, para saber mais sobre investimentos, leia também: Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...