Como investir em Tesouro IPCA? O passo a passo para começar a investir


O Tesouro IPCA+ é um título híbrido de renda fixa, que tem como remuneração a inflação do período mais uma taxa de juros previamente estipulada. 

O fato do Tesouro IPCA+ pagar a inflação e mais uma taxa de juros, faz com que o investidor tenha um ganho real nas aplicações realizadas neste título. 

O ganho real é extremamente importante, pois garante que o investidor está aumentando o seu poder de compra com o investimento e não está perdendo para a inflação.

O que é Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ é um tipo de título híbrido do Tesouro Direto, onde o investidor recebe como remuneração o IPCA do período mais uma taxa de juros previamente estipulada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ou seja, o rendimento desse título está atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como indicador oficial da inflação no Brasil.

Portanto, o Tesouro IPCA+ assegura que o investidor terá um retorno acima da inflação. Essa garantia de ganho real é essencial, pois significa que o patrimônio do investidor está crescendo, apesar da perda do poder de compra causado pela inflação. 

Onze

O Tesouro IPCA+ pode remunerar o investidor no final do vencimento ou a cada seis meses. No primeiro caso, o investidor receberá no vencimento o valor investido, a variação da inflação e os juros acumulados no período. Já no Tesouro IPCA+ com juros semestrais, a cada seis meses o investidor é remunerado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É importante notar que no recebimento apenas no vencimento, ocorre o desconto do Imposto de Renda (IR) somente no vencimento. Por outro lado, no Tesouro IPCA+ com juros semestrais o IR é descontado a cada seis meses.

Características

Uma das principais características do Tesouro IPCA+ é a segurança desse ativo. Essa segurança deriva do fato de que os títulos são emitidos e garantidos pelo governo.

Sendo assim, se o investidor levar um calote, provavelmente o sistema inteiro já terá entrado em colapso. Outra característica do Tesouro IPCA+ é o ganho real.

Escolher aplicações com ganho real é muito importante para os investidores que desejam construir um patrimônio a longo prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso porque a inflação corrói o poder de compra da população. Logo, quando um ativo não proporciona um ganho real, o investidor continua perdendo poder de compra, apesar de nominalmente seu patrimônio ter crescido.

como investir em Tesouro IPCA

Live capital

Além disso, o Tesouro IPCA+ é caracterizado por passar por oscilações diárias devido à marcação a mercado. Em resumo, a marcação a mercado é o valor que o mercado está disposto a pagar por aquele ativo no dia. Desse modo, se o investidor vender o título antecipadamente, ele irá receber o valor de mercado.

Se o título estiver valorizado, o investidor pode usar a marcação a mercado para ganhar dinheiro. Em contrapartida, se o título estiver desvalorizado, o investidor pode ter prejuízos. Sendo que, se ele mantiver o título até o vencimento, ele receberá o valor previamente acordado. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens do Tesouro IPCA+ é o ganho real, pois assegura que o investidor está conseguindo aumentar o seu patrimônio.

Outra vantagem é o fato de que os títulos do Tesouro Direto são considerados como os ativos mais seguros do mercado. Por fim, existem ainda as vantagens de que os títulos possuem liquidez diária e o valor mínimo para investir é baixo.

Guiainvest

A marcação a mercado que impacta diariamente os preços dos títulos do Tesouro IPCA+, pode ser uma vantagem ou desvantagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso porque, se o investidor souber como fazer a marcação a mercado e realizar o resgate em um momento de valorização, ele poderá obter antecipadamente o retorno que seria conseguido apenas no vencimento. 

Em contrapartida, se o título for resgatado durante uma desvalorização, o investidor poderá ter prejuízos. Outra desvantagem desses títulos é que eles possuem um prazo de vencimento muito longo.

É claro que eles podem ser resgatados antecipadamente, mas existe o risco de prejuízo caso sejam regatados em momentos de baixa.

Como investir em Tesouro IPCA+

Para investir no Tesouro IPCA+, você pode seguir o passo a passo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Perfil e objetivos: O primeiro passo para começar a investir em Tesouro IPCA+ é analisar se esse ativo se encaixa no seu perfil de investidor e objetivos.

Essa etapa é importante, pois os títulos do Tesouro IPCA+ geralmente possuem um prazo de vencimento longo e são usados principalmente por investidores conservadores e moderados com objetivos de longo prazo.

2- Abra uma conta: Se você ainda não tem uma conta em uma corretora de investimento, acesse a plataforma da IsaEx ou baixe o aplicativo e abra a sua conta.

Como investir em Tesouro IPCA? Características e passos para aplicar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A abertura de conta é rápida e gratuita. Uma dica é ter os documentos pessoais em mãos para facilitar o processo, já que dados como CPF e data de nascimento serão solicitados.

3- Verifique os títulos: Depois de abrir sua conta na IsaEx, está na hora de verificar quais são os títulos disponíveis. Para encontrar os títulos, vá na aba lateral na opção “invista agora” e selecione Tesouro Direto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4- Opções de títulos: Ao entrar na opção de Tesouro Direto diversas opção de títulos irão aparecer.

Como investir em Tesouro IPCA? O passo a passo para começar a investir

5- Analise os títulos: Para analisar apenas os títulos de Tesouro IPCA+, digite “Tesouro IPCA” na barra de pesquisa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6- Transferência: Após analisar as opções de títulos disponíveis, faça uma transferência para a sua conta na corretora.

7- Invista: Por fim, quando o dinheiro cair na sua conta, você pode selecionar o título de Tesouro IPCA+ desejado, informar o valor ou a quantidade, colocar sua assinatura eletrônica e pronto.

Agora que você sabe como investir em Tesouro IPCA, aproveite para aprender Como investir em Debêntures? Como funcionam, tipos, custos e riscos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Edu moreira e Btg pactual

Imagens: Pag seguro, Onze, Live capital e Guiainvest


Conte-nos a sua opinião...