Como investir para realizar sonhos? Opções de acordo com o prazo

7 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


Como investir para realizar sonhos é a dúvida de muitas pessoas. Afinal de contas, ao poupar para alcançar objetivos, você não precisa deixar o dinheiro parado na poupança.

Investir para realizar os sonhos é mais interessante do que deixar na poupança, pois assim o seu dinheiro pode render e aumentar o valor poupado. Ao contrário, na poupança, você aos poucos perde o seu poder de compra para a inflação.

Neste texto falaremos sobre algumas opções de investimentos para realizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. No entanto, não considere esse texto como uma recomendação de investimentos.

Como investir para realizar sonhos?

Ao estabelecer quais sonhos você irá realizar, é importante determinar se eles são objetivos de curto, médio ou longo prazo. Isso porque objetivos como casar, comprar um carro ou viajar para o exterior, possuem prazos de realização diferentes. Desse modo, é importante escolher as aplicações de acordo com o prazo do sonho.

1- Curto prazo

Os objetivos de curto prazo, são aqueles que serão realizados dentro do prazo de 1 ano. Alguns investimentos para realizar sonhos de curto prazo, são:

Tesouro Selic: O Tesouro Selic rende o equivalente à taxa Selic. Essa é uma boa alternativa, pois rende mais do que a poupança e possui liquidez diária. Sendo assim, o investidor pode retirar o dinheiro quando precisar para realizar seus sonhos.

Como investir para realizar sonhos? Como alcançar os objetivos

The cap

LCIs e LCAs: As Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio, são títulos emitidos pelos bancos, que destinam esses recursos para os respectivos setores imobiliário e do agronegócio. A grande vantagem desses títulos é que eles são isentos de Imposto de Renda (IR).

CRIs e CRAs: Os Certificados Recebíveis Imobiliário ou Agrícola são parecidos com os LCI e LCA. A diferença é que eles não são emitidos por bancos, mas sim por empresas.

Debêntures: As debêntures são títulos privados emitidos por empresas que precisam levantar recursos para realizar seus projetos. Sendo que é preciso tomar cuidado e analisar detidamente a empresa para evitar um calote.

CDB: O Certificado de Depósito Bancário é uma boa alternativa para investir para realizar os sonhos. Entretanto, é importante que esses títulos sejam do tipo que possuam liquidez diária.

Fundos DI: Para finalizar, os fundos DI são boas opções pois o investidor pode resgatar o dinheiro quando desejar.

2- Médio prazo

Os sonhos de médio prazo, são aqueles que você planeja realizar entre 2 e 5 anos. Algumas alternativas de investimentos para alcançar os objetivos de médio prazo são:

Tesouro Prefixado: Nesse tipo de tesouro direto, a taxa de rentabilidade é a mesma do início ao fim. Essa alternativa é interessante para investimentos de médio prazo, pois o investidor pode escolher o título de acordo com a data de realização do objetivo.

Como investir para realizar sonhos? Como alcançar os objetivos

Valorem

Debêntures: As debêntures também funcionam para realizar sonhos de médio prazo, pois elas possuem vencimentos de curto, médio e longo prazo.

CDBs: Os CDBs prefixados e pós-fixados também são boas opções para objetivos de médio prazo.

3- Longo prazo

Por fim, os objetivos de longo prazo são aqueles com 10 anos ou mais. Para a realizar sonhos de longo prazo, temos opções como:

Tesouro Prefixado: Como alguns títulos de tesouro prefixado possuem prazos longos, eles podem ser uma alternativa de aplicação.

Como investir para realizar sonhos? Como alcançar os objetivos

Onze

Tesouro IPCA+: O Tesouro IPCA+ é muito vantajoso para a realizar sonhos de longo prazo, pois eles proporcionam ganhos acima da inflação do período.

Debêntures: A debêntures de longo prazo podem ser usadas para alcançar os objetivos de 10 anos ou mais.

CDBs: Para investir para realizar sonhos os CDBs prefixados e pós-fixados são alternativas que geralmente proporcionam uma boa rentabilidade.

Como alcançar seus objetivos

Como você percebeu, existem opções de aplicações diferentes usadas para prazos de objetivos diferentes. Contudo, para que seu objetivo seja realizado, não basta estabelecer o prazo e escolher as aplicações correspondentes.

Na verdade, para que você realmente consiga alcançar seus objetivos, é preciso planejamento e metas bem estruturadas. Para isso, você pode seguir o passo a passo:

Investor negócios

1- Defina os objetivos: Ao determinar seus objetivos, considere suas prioridades e liste quais sonhos você pretende realizar. Além disso, é importante que esses objetivos sejam alcançados de acordo com a sua realidade financeira.

2- Metas: O segundo passo, é estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e temporais. As metas são extremamente importantes, pois elas funcionam como passos que te levam para a realização dos sonhos.

3- Invista: Para realizar seus sonhos, é essencial investir seu dinheiro. Isso porque, se você deixar o dinheiro na poupança, ele vai perdendo o poder de compra para a inflação. Em contrapartida, ao investir, você mantém seu poder de compra e ainda obtêm um bom retorno.

Enfim, agora que você entende a importância de planejar a realização dos seus objetivos para que eles deixem de ser apenas sonhos e se tornem realidade, veja o vídeo de Raul Sena e descubra como organizar sua carteira de investimentos de acordo com seus sonhos:

E aí, curtiu conhecer essas opções de aplicações? Então aproveite para descobrir como Viver de dividendos, é possível? Como receber dividendos mensais

Fonte: I-dinheiro

Imagens: The cap, Valorem, Onze, Rico e Investor negócios