Como viver de renda na aposentadoria com investimentos de longo prazo

7 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 3 seg


Como viver de renda na aposentadoria é a dúvida de muitas pessoas quando começam a investir. Não existe uma única resposta para essa pergunta. Porém, existem alguns critérios que você deve observar ao escolher os investimentos para viver de renda.

Primeiramente, escolha ativos que sejam estáveis e não precisem de muita gestão. Em segundo lugar, leve em consideração se eles promovem a proteção do seu patrimônio contra a inflação. Por fim, escolha ativos que gerem renda passiva mensal.

Apesar de falarmos sobre algumas opções de investimentos para aposentadoria, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

O que é viver de renda?

Viver de renda consiste em ter ativos que geram renda suficiente para arcar com seus gastos mensais. Em outras palavras, viver de renda é sinônimo de atingir a independência financeira e poder se aposentar, independente da idade.

Como viver de renda na aposentadoria com investimentos de longo prazo

Newtrade

Para determinar o valor que você precisa investir para viver de renda, basta fazer o cálculo: Patrimônio necessário = gasto anual ÷ (juros reais ÷ 100). Sendo que, para estabelecer o seu gasto anual, basta multiplicar o valor que você pretende receber mensalmente em proventos pelo número 12.

Já os juros reais, representam os rendimentos que suas aplicações realmente terão, descontando a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é comumente utilizado para representar a inflação, já que ele é um índice que acompanha o aumento dos preços de bens e serviços.

Como escolher ativos para viver de renda na aposentadoria?

Ao escolher os ativos que irão compor sua carteira para viver de renda na aposentadoria, é preciso considerar alguns critérios importantes. Primeiramente, esses ativos precisam ter pouca gestão, isto é, ser estável. Esse critério é importante, pois, na aposentadoria, a ideia não é ficar acompanhando o mercado o tempo inteiro.

O segundo critério a ser levado em consideração, é que esses ativos precisam trazer rendimento acima da inflação. Em síntese, a inflação é causada pelo excesso de dinheiro na economia, que leva ao aumento da demanda frente à oferta e consequentemente ao aumento dos preços de bens e serviços.

Como viver de renda na aposentadoria com investimentos de longo prazo

Sinjus

A intenção é que você mantenha ou aumente o seu poder de compra enquanto você vive de renda na aposentadoria. Caso contrário, no começo da aposentadoria você terá determinado padrão de vida e conforme os anos passam, você vai precisar de mais dinheiro para manter esse padrão.

Nessa situação ou você terá que consumir mais do seu patrimônio, ou terá que viver em um padrão de vida mais baixo. Outro critério importante é a geração de renda mensal. Afinal de contas, se a intenção é viver apenas com os proventos resultantes dos investimentos, então eles tragam proventos constantes.

Onde investir para viver de renda?

Considerando os critérios anteriormente discutidos, algumas opções para investir e viver de renda na aposentadoria são:

1- Fundos imobiliários

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são uma boa opção para viver de renda na aposentadoria, pois eles se encaixam em todos os critérios de um bom investimento para viver de renda. Como existe um gestor responsável pelas aplicações do fundo, o investidor não precisa fazer a gestão dos ativos.

Além disso, os FFIs estão protegidos pela inflação. Essa proteção deriva do fato de que os preços dos aluguéis sempre se ajudam de acordo com o IGP-M ou o IPCA. Desse modo, com o aumento da inflação, os preços dos aluguéis sobem e os lucros dos fundos também.

Radio boa nova

Por fim, os FIIs geram renda mensal, já que eles distribuem proventos todos os meses. Sendo que, você pode usar os proventos tanto para arcar com seus gastos mensais, quanto para reinvestir mensalmente e aumentar aos poucos a sua posição.

Uma boa maneira de diversificar nos fundos imobiliários ao investir para viver de renda na aposentadoria, é através dos REITs. Em resumo, os Real Estate Investment Trusts (REITs), são empresas com receitas derivadas majoritariamente de imóveis. Ou seja, os REITs são parecidos com os fundos imobiliários brasileiros, mas com regras de funcionamento diferentes.

Para investir em REITs, você pode abrir uma conta em uma corretora internacional. Existem algumas corretoras focadas exclusivamente no público brasileiro e com plataforma toda em português. Outra maneira de diversificar a carteira nesse setor, é através de ETFs de REITs, disponíveis em corretoras no exterior.

2- Tesouro IPCA +

O Tesouro IPCA + é uma ótima opção para proteger o patrimônio contra o poder corrosivo da inflação. Isso porque, ele remunera a inflação do período mais uma taxa de juros informada no momento da aplicação. Dessa forma, o Tesouro IPCA+ garante que o investidor terá sempre um ganho real.

Como viver de renda na aposentadoria com investimentos de longo prazo

Previdenciarista

Como esses títulos geralmente possuem um prazo mais longo, eles fazem mais sentido para as pessoas que estão construindo um patrimônio com foco na aposentadoria. Afinal de contas, se você já for aposentado e tiver uma idade mais avançada, não faz sentido aplicar em um título com prazo de 30 anos.

3- Ações de dividendos

Durante a fase de viver de renda na aposentadoria, as ações de dividendos podem fazer mais sentido do que as ações de crescimento. A lógica é: se você já construiu o patrimônio desejado, então é melhor reduzir os riscos da carteira para evitar perder dinheiro. Enfim, para saber mais sobre onde investir para viver de renda, veja o vídeo de Raul Sena:

Agora que você onde investir para viver de renda, descubra como montar uma Carteira de dividendos, o que é? Como montar uma em 10 passos

Fonte: Pag seguro

Imagens: Newtrade, Sinjus, Previdenciarista, Coach financeiro e Radio boa nova