Ações de primeira linha: o que são e como funcionam

27 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 43 seg


As ações de primeira linha são as ações que mais atraem os investidores. Isso porque elas são os papéis das grandes empresas listadas na bolsa. Além disso, como elas atraem muitos investidores, essas ações possuem alto volume de negociação diária. 

Ou seja, as ações de primeira linha possuem boa liquidez e geralmente não passam por grandes oscilações de preços. Por serem grandes companhias, com alto volume de negociações, o mercado entende que essas ações são mais seguras. 

É claro que ainda existe o risco das ações se desvalorizarem e o investidor perder seu capital. Entretanto, como são empresas consolidadas no mercado, elas são mais difíceis de quebrar do que as empresas menores, que possuem ações de segunda linha.

O que são ações de primeira linha?

As ações de primeira linha são os papéis das maiores empresas listadas na bolsa, conhecidas como blue chips. Normalmente, essas empresas também fazem parte do grupo conhecido como too big to fail, isto é, grande demais para quebrar.

Ações de primeira linha: o que são e como funcionam

José roberto afonso

A lógica é que as grandes empresas já passaram por diversos desafios ao longo da sua história e criaram resiliência. Logo, é muito difícil que uma grande empresa quebre. Em contrapartida, as pequenas empresas são consideradas como mais fáceis de quebrar, já que ainda não passaram pelo teste do tempo.

Como são mais difíceis de quebrar, as blue chips geralmente transmitem maior segurança para os investidores. Alguns exemplos de ações de primeira linha na bolsa brasileira são: Banco do Brasil, Petrobras, Itaú e Ambev. Já no exterior podemos citar: Apple, Google, Amazon e Coca-Cola (essa não é uma recomendação de investimentos). 

Características

A primeira característica das ações de primeira linha, é pertencerem a grandes empresas. Sendo que, como são grandes, elas são mais conhecidas tanto pelos investidores, quanto pelas pessoas que não acompanham o mercado. Essa visibilidade faz com que elas tenham outra característica: a liquidez.

A crítica

Ou seja, as ações de primeira linha possuem um grande volume de negociações na bolsa. Isso faz com que elas também sejam caracterizadas como empresas que pertencem ao Ibovespa, já que a carteira teórica do índice é composta justamente pelas empresas mais negociadas.

Como são muito negociadas, essas ações também passam por menos volatilidade. Enfim, algumas outras características das blue chips são: alto valor de mercado, líder de mercado, forte geração de caixa e bom nível de governança corporativa

Primeira linha versus segunda linha

Como dito anteriormente, as ações de primeira linha são os ativos pertencentes às empresas grandes e consolidadas. Normalmente elas são líderes no mercado, passam por baixa volatilidade e são consideradas mais seguras pelos investidores.

Por outro lado, as ações de segunda linha são os papéis das empresas menores. Esses ativos possuem uma liquidez menor e têm maior volatilidade do que as ações de primeira linha. Sendo que geralmente elas são escolhidas pelos investidores mais experientes no mercado.

Ações de primeira linha: o que são e como funcionam

Focalise

A vantagem dessas ações é que elas podem se valorizar bastante. Isso porque, essas empresas que agora são pequenas, podem crescer e elevar o valor dos seus ativos. Nesse sentido, elas podem apresentar uma valorização maior do que as blue chips.

Afinal de contas, as empresas líderes de market share não possuem mais muito espaço para crescimento. A desvantagem dessas ações é que elas são mais arriscadas, já que as pequenas empresas podem quebrar mais facilmente do que as gigantes do mercado.

Segurança das ações de primeira linhas

Como dito anteriormente, as ações de primeira linha geralmente transmitem maior segurança para os investidores. Sendo assim, muitos investidores, sobretudo os iniciantes, ficam em dúvida se realmente é seguro investir em blue chips.

Se considerarmos a liquidez, o tamanho das empresas, a capacidade de gerar lucros e a gestão do negócio, então sim, as ações de primeira linha são seguras. Inclusive é por este motivo que os investidores iniciantes ou conservadores normalmente dão preferência para essas ações.

Investnews

No entanto, isso não significa que seja um investimento sem risco. Isso porque, as ações são investimentos de renda variável, que passam por constantes oscilações. Dessa forma, mesmo que as ações de primeira linha apresentem uma volatilidade menor e possuam menos risco de quebrar, elas ainda são investimentos arriscados.

Por exemplo, quando alguns escândalos de corrupção na Petrobrás foram revelados, o preço das ações despencou. Por isso, antes de investir, não deixe de analisar profundamente a empresa e não invista em ativos somente porque eles pertencem a grandes companhias.

Vantagens e desvantagens das blue chips

Uma das principais vantagens das ações de primeira linha é a liquidez. Desse modo, o investidor geralmente não encontra dificuldades em comprar ou vender essas ações. Como as pessoas estão sempre negociando esse tipo de ativo, normalmente elas não passam por fortes oscilações como ocorre com as pequenas empresas.

Ações de primeira linha: o que são e como funcionam

Onze

Por fim, existe ainda a vantagem da segurança. Mesmo que ainda seja um tipo de ativo que possui risco, já que é uma aplicação de renda variável, elas são consideradas mais seguras. Em contrapartida, a desvantagem dessas ações é que elas não possuem muito espaço para crescimento. Isso significa que não existe muita margem para valorização dos papéis.

Portanto, antes de comprar este tipo de ativo, é preciso que o investidor considere qual o seu perfil de investidor e objetivos com a aplicação. Por exemplo, se você aceita correr grandes riscos em troca de altos rendimentos, então as ações de empresas menores podem ser mais interessantes, já que elas podem se valorizar.

Porém, se você prefere a segurança, mesmo que o retorno seja menor, então as ações de primeira linha podem ser uma boa opção. Independente do tipo de ação escolhida, o recomendado é diversificar a carteira entre empresas e setores. Para aprender como diversificar corretamente, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender sobre as ações de primeira linhas? Então não deixe de aprender mais sobre o funcionamento das Blue chips, o que são? Características, importância e lista das principais

Fontes: Mais retorno, Suno e The cap

Imagens: Tecadi, José roberto afonso, Focalise, Investnews, A crítica e Onze