Fechamento do mercado, o que é? Call de fechamento e horários da B3

11 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


A bolsa de valores brasileira funciona durante um horário específico. Dessa forma, para realizar suas operações, o investidor deve estar sempre atendo ao horário de abertura e fechamento do mercado. 

Na maior parte do ano, o fechamento do mercado ocorre às 16h55. Porém, durante um período, a bolsa opera com uma hora a mais e o horário de fechamento passa a ser às 17h55. 

Além do fechamento, um momento muito importante na bolsa é o call de fechamento, que dura 5 minutos. Sendo que, durante este período, ocorre cerca de 5 a 10% do volume de negociações diário da bolsa. 

O que é fechamento de mercado

O horário de funcionamento da bolsa de valores, é chamado de pregão e o encerramento das negociações é chamado de fechamento do mercado. Em outras palavras, o fechamento do mercado é o momento diário de encerramento das atividades da bolsa.

Fechamento do mercado

José paulo econ

O fechamento do mercado acontece de segunda à sexta-feira. O horário é determinado pela bolsa dependendo da época do ano, sendo assim, ele pode variar entre 16h55 e 17h55.

Já a abertura do mercado acontece de segunda à sexta às 10h00 e após o pregão ocorre o fechamento do mercado. 

Call de fechamento

Antes da abertura de fato do pregão da bolsa, ocorre uma pré-abertura, por 15 minutos. Da mesma maneira, após o fechamento do mercado, durante 5 minutos ocorre o leilão de fechamento, também chamado de call de fechamento. 

Ou seja, entre as 16h55 e às 17h00 (na maior parte do ano), ocorre um período de negociação em formato de leilão. O intuito do leilão de fechamento, é estabelecer o preço de ajuste dos papéis.

 Além disso, o call de fechamento faz com que o fechamento dos preços do dia seja determinado de maneira mais transparente. Isso porque todos os investidores podem acompanhar e participar do fechamento dos ativos

Fechamento do mercado, o que é? Call de fechamento e horários da B3

Exame

As negociações durante este horário ocorrem da mesma maneira que durante todo o dia. No entanto, o volume de negociações é altíssimo, já que apenas durante os 5 minutos do leilão de fechamento acontece cerca de 5 a 10% do volume de negociações diárias da bolsa. 

O grande volume de negociações durante este momento possui diversos motivos. Dentre eles o fato de que muitos investidores optam por negociar os ativos no preço de fechamento, ou por um percentual do volume total negociado do ativo no dia. 

Regras do leilão de fechamento

Não são todos os ativos que participam do call de fechamento, somente as ações das empresas que fazem parte da carteira teórica de ações dos índices da B3, como o Ibovespa

Contudo, podem acontecer algumas exceções e a B3 permitir a entrada de determinada ação. Entretanto, para isso acontecer, ela deve informar para o mercado, com no mínimo 30 minutos antes do call de fechamento, que determinado ativo será incluído. 

Fechamento do mercado, o que é? Call de fechamento e horários da B3

Folha

Outro tipo de ativo que pode ser negociado no call de fechamento, são, por exemplo, as opções. Dessa maneira, a bolsa divulga quais foram as opções com maior liquidez e que poderão participar do leilão de fechamento. 

Horários de funcionamento da B3

Geralmente, o pregão acontece das 10h00 às 16h55. No entanto, entre os meses de novembro e março, a bolsa passa a operar por uma hora a mais. Isso acontece porque o horário de verão dos Estados Unidos chega ao fim, e a bolsa brasileira é influenciada por isso. 

Cada país conta com as suas próprias regras de abertura e fechamento do mercado. No Brasil, os horários são divididos da seguinte maneira:

Cancelamento de ofertas

Entre às 09:30 e às 09h45, ocorrem os cancelamentos das ofertas que tiverem restado do dia anterior. 

Valor investe

Pré-abertura

Os 15 minutos que antecede à abertura do pregão é também chamado de leilão de pré-abertura. Este período é usado pela B3 para fazer os registros de ordens de compra e venda que tiverem sido realizadas.

Porém, a bolsa apenas registra as ordens, não executa. Além disso, durante a pré-abertura, às ordens não podem ser canceladas. Isso acontece porque estas ordens servem de base para o estabelecimento do preço de abertura das ações. 

Pregão

Entre às 10h00 e 16h55, o pregão funciona normalmente. Portanto, as ordens de compra e venda podem ser feitas regularmente na bolsa de valores. 

Trade map

Fechamento do mercado

Às 16h55 ocorre o encerramento das atividades da bolsa. Lembrando que entre novembro de março, o horário de fechamento do mercado é às 17h55.

Call de fechamento do mercado

O leilão de fechamento do mercado acontece nos cinco minutos após o fechamento do mercado. Logo, é neste momento que o preço de fechamento dos ativos é estabelecido. 

After market

Por fim, após o total encerramento das atividades da bolsa, alguns papéis ainda podem ser negociados. As regras que determinam quais ativos podem participar são iguais às do call de fechamento.

Desse modo, somente papéis que façam parte das carteiras teóricas dos índices da B3 podem participar. 

Agora que você conhece os horários de funcionamento da bolsa, aprenda como investir na B3 do zero:

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o horário de fechamento da bolsa, aproveite aprofundar mais seus conhecimentos sobre investimentos, por meio de alguns bons Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes.

Fontes: Suno, Nubank e Suno

Imagens: José paulo econ, Valor investe, Folha, Exame, Trade map e Investidor de sucesso