O que são heurísticas e vieses?

19 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 37 seg


As heurísticas e vieses são formas que o nosso cérebro encontra de tomar decisões mais rápido. Apesar de facilitar as tomadas de decisões, eles podem causar erros de julgamento.

Em resumo, a heurística é um atalho mental que nosso cérebro pega para resolver problemas ou fazer julgamentos de uma maneira mais rápida e eficiente.

Por outro lado, um viés cognitivo é um erro que o cérebro humano comete ao se basear em pré-julgamentos nas tomadas de decisões.

Portanto, conhecer as heurísticas e os vieses é essencial para que você consiga evitar tomar decisões incorretas com base neles.

Quais são as principais heurísticas?

As heurísticas são atalhos mentais que servem para facilitar a tomada de decisão. Ou seja, de forma isolada as heurísticas não são algo ruim, já que elas facilitam a nossa vida.

O problema das heurísticas é que elas podem causar erros de julgamento. Com isso, você pode tomar decisões incorretas ao se basear em heurísticas.

1- Heurística da representatividade

A heurística da representatividade consiste na classificação de uma coisa tendo como base a sua semelhança com um caso típico ou comum.

Por exemplo, a forma de uma pessoa se vestir ou usar o cabelo, pode fazer com que pensemos em algum caso típico que, na realidade, talvez não revele nada sobre a pessoa.

2- Heurística da disponibilidade

A heurística da disponibilidade ocorre quando o cérebro estabelece a probabilidade de certo evento ocorrer. Isso a partir da facilidade com que ele se lembra de um evento parecido que ocorreu no passado.

Este é um mecanismo desenvolvido desde os tempos primitivos. Isso porque o ser humano vivia em meio à natureza selvagem e precisar possibilidades não era ainda uma ciência exata.

Por outro lado, nos tempos modernos, a heurística da disponibilidade aparece também em situação de difícil precisão imediata.

3- Heurística de ancoragem e ajustamento

Essa heurística é a tendência que torna difícil para uma pessoa mudar o julgamento inicial para que ele se ajuste às novas informações recebidas.

Ou seja, a pessoa se encoraja no dado inicial e tem dificuldade de ajustar o seu julgamento quando novas informações surgem.

No entanto, o problema é que se a pessoa se encorar em uma informação incorreta, ela terá dificuldades em ajustar o seu julgamento para as informações corretas e, com isso, pode tomar decisões incorretas.

Quais são os vieses cognitivos mais conhecidos?

O viés cognitivo é um erro que o cérebro humano comete ao se basear em pré-julgamentos nas tomadas de decisões.

Sendo assim, na prática, eles funcionam como atalhos mentais que o cérebro toma para que o pensamento seja mais rápido e o processo de decisão seja mais fácil.

1- Viés do excesso de confiança

O viés do excesso de confiança faz com que a pessoa confie demais nos próprios conhecimentos e opiniões.

Dessa forma, ela acaba superestimando a sua contribuição pessoal nas tomadas de decisões e acredita que está sempre certa em suas escolhas.

Além disso, guiado por este viés, a pessoa tende a acreditar que é mais inteligente ao controlar eventos e riscos do que de fato é.

2- Viés do status quo

O viés do status quo é a tendência da pessoa em manter as coisas do jeito em que estão.

Isso porque ela não está disposta a fazer nada ou por insistir em uma decisão que já foi tomada. Portanto, a pessoa prefere não mudar, mesmo que a mudança fosse uma escolha mais vantajosa.

3- Viés da ilusão de controle

O viés da ilusão de controle é caracterizado pela tendência mental que nós seres humanos temos de superestimar o nosso controle sobre os resultados de nossas ações.

Portanto, nós acreditamos que temos mais controle do que de fato temos.

4- Viés do otimismo

Em síntese, o viés do otimismo é a tendência de superestimar a probabilidade de eventos positivos, ao passo em que subestima o risco de ocorrerem eventos negativos.

5- Viés da informação

Em resumo, o viés da informação é a tendência humana de, diante de uma questão ou problema, buscar mais informações que o necessário, na busca por soluções.

Ou seja, a pessoa gasta energia na busca de informações inúteis que não irão ajudar na resolução do problema.

6- Efeito enquadramento

O efeito enquadramento é quando uma pessoa toma uma decisão tendo como base a maneira como as informações lhe são apresentadas, em oposição aos fatos.

Desse modo, os mesmos fatos apresentados de formas diferentes podem fazer com que a pessoa julgue de forma diferente a situação.

7- Erro de atribuição fundamental

Por fim, o viés de erro de atribuição fundamental consiste em sub-enfatizar explicações situacionais para o comportamento observado de um indivíduo, ao passo em que enfatiza as outras explicações dispostas e baseadas em personalidade para nosso comportamento.

Dessa forma, a pessoa tende a acreditar que o seu sucesso pessoal se deve às próprias habilidades e que o sucesso dos outros é resultado de sorte e fatores externos.

Como lidar com as heurísticas e os vieses cognitivos?

Algumas etapas que podem te ajudar a lidar com as heurísticas e vieses são:

  • Esteja ciente dos vieses e o que eles significam

  • Lembre-se que os vieses se amplificam quando nos sentimos ameaçados pelo tempo, pressão, emoção negativa, exaustão ou outros estressores

  • Desafie o status quo

  • Busque múltiplas perspectivas

  • Pense duas vezes

  • Tenha uma visão externa

  • Use filtros, checklists e algoritmos

LEIA MAIS

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Custos afundados, saiba como esse viés cognitivo pode te prejudicar

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Fontes: Investidor em valor, Ciência em negócios e, por fim, Lcm.