High Grade, o que é? Rating de crédito, emissores e características

13 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


O High Grade é uma forma de analisar o risco que um investimento possui. Dessa maneira, um emissor com alta avaliação possui menos riscos do emissor dar o calote no investidor. 

Normalmente, a classificação de High Grade é utilizada por investidores mais conservadores que possuem receio de não receber os valores acordados com as instituições emissoras de títulos. 

Por outro lado, as emissoras de títulos High Grade também saem ganhando, já que possuem alta credibilidade no mercado. Logo, essas instituições não precisam oferecer uma rentabilidade muito alta, pois são consideradas confiáveis. 

O que é High Grade

O termo High Grade pode ser traduzido como alto grau. Desse modo, no mercado financeiro, High Grade se refere à classificação de alto grau de investimento. Geralmente, esta classificação é usada para categorizar os investimentos em fundos, títulos e ações

High Grade, o que é? Rating de crédito, emissores e características

Coach financeiro

A classificação de alto grau é baseada na confiança que os investimentos possuem. Dessa maneira, os ativos com alto risco de inadimplência, possuem uma baixa avaliação. Em contrapartida, investimentos menos arriscados são considerados High Grade.

Rating de crédito

O rating de crédito é uma maneira de classificar os investimentos, tendo como base o seu risco de crédito. Desse modo, são classificados países, instituições e investimentos de acordo com a probabilidade deles pagarem ao investidor o valor combinado.

As organizações que são especialistas em analisar risco de crédito se utilizam de vários critérios para estabelecer a confiabilidade de determinado emissor. Apesar de analisar o risco de crédito dos investimentos, a classificação de alto grau de um investimento não anula o seu risco. Portanto, trata-se apenas de uma avaliação, não uma garantia.  

High Grade, o que é? Rating de crédito, emissores e características

Blog finanziario

As classificações variam entre AAA e D. Sendo assim, as instituições emissoras de títulos classificadas com AAA, AA+, AA ou ainda AA-  são consideradas como High Grade. Por outro lado, os emissores com a classificação D possuem baixa confiabilidade, o que significa que eles são mais arriscados. 

O risco está sempre atrelado ao retorno, ou seja, os emissores mais arriscados, geralmente, oferecem uma rentabilidade maior para compensar o risco de aplicar em seus papéis.

Da mesma maneira, um emissor considerado High Grade não precisa oferecer um retorno muito alto, já que ele não é tão arriscado. Neste sentido, os emissores de títulos com classificação de alto grau de investimento, saem em vantagem. 

Características de investimentos High Grade

Algumas características são essenciais em ativos com classificação de alta grau de investimento, como por exemplo, o bom histórico de retorno aos investidores. É claro que o passado não garante o futuro. Porém, os emissores que sempre arcaram com suas responsabilidades possuem menos riscos de inadimplências do que os que já deram o calote. 

O segredo

Outra característica é o alto nível de capitalização e a consistência temporal. O nível de endividamento do emissor também é um bom indicador. Um exemplo de título que é considerado como High Grade pelos brasileiros são os títulos do tesouro. Como o governo possui a premissa de emissão de dinheiro, e ele nunca foi inadimplente com os investidores, ele goza de grande confiança. 

Tipos de emissores classificados

A classificação de High Grade pode ser utilizada para diversos tipos de emissores, dentre eles:

Títulos: Os títulos de dívidas são papéis emitidos por governos ou empresas, com o objetivo de captar recursos para viabilizar novos projetos ou financiar suas operações.

Dessa forma, ao investir nesses papéis, o investidor empresta dinheiro para o emissor e contribui com a sua dívida. O tesouro direto é um exemplo de opção de investimento em títulos públicos, onde o investidor empresta dinheiro para o país e contribui com a dívida pública brasileira. 

Guiainvest

Fundos: Alguns fundos de investimentos utilizam a nomenclatura High Grade em seu próprio nome, como uma forma de indicar que eles investem apenas em papéis que sejam High Grade. Portanto, o fundo é visto como menos arriscado, já que ele investe somente em ativos que tenham classificação de alto grau.

Países: Por fim, os países também podem ser classificados de acordo com o seu risco de crédito. A classificação funciona de maneira similar aos demais tipos, isto é, o país é avaliado entre AAA e D. 

Investir em High Grade

Antes de optar por investir apenas em ativos High Grade, é importante considerar a relação entre risco e retorno. Quanto mais arriscado, maior a probabilidade de altos retornos. Por outro lado, quanto mais seguro, menor o retorno. Para a sua decisão, é importante considerar o seu perfil de investidor

High Grade, o que é? Rating de crédito, emissores e características

Marcia travessoni

Geralmente, os perfis mais conservadores abrem mão de uma rentabilidade maior em troca de mais segurança. Já os perfis arrojados, aceitam correr mais risco, logo, um ativo com baixa classificação pode ser mais vantajoso para ele. Até porque, os investidores arrojados, podem recorrer a medidas de gerenciamento de risco, por exemplo. 

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Derivativos, o que são? Como funcionam, tipos, riscos e como investir

Fontes: Mais retorno, Suno e Mais retorno

Imagens: Coach financeiro, Blog finanziario, O segredo, Credijustra, Guiainvest e Marcia travessoni