Preço Unitário: o PU dos títulos públicos e a marcação a mercado

11 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 1 seg


O preço unitário é o valor de cada título público negociado na plataforma do tesouro direto. Ele pode ser de compra ou de venda e seus valores mudam diariamente, de acordo com as oscilações do mercado.

Primeiramente, o preço unitário de compra é o valor que o investidor pagaria para adquirir o título naquele dia. Já o preço unitário de venda é o valor que o investidor irá receber se ele vender o título naquele dia, de maneira antecipada. 

Além do preço unitário, outro conceito muito importante para quem deseja investir em títulos do tesouro é a marcação a mercado. Em síntese, a marcação a mercado é a oscilação diária de preços, que pode ser usada para fazer especulação na renda fixa.

O que é preço unitário?

O Preço Unitário (PU) é o valor de uma unidade dos títulos públicos disponíveis para negociação na plataforma do Tesouro Direto. Sendo que, esse preço pode ser categorizado como preço unitário de compra ou preço unitário de venda.

Nesse sentido, o preço unitário de compra é o valor que o investidor pagaria se ele adquirisse o título no mesmo dia. Em contrapartida, o preço unitário de venda é o valor a ser recebido se o investidor realizar a venda antes do prazo de vencimento.

Preço Unitário: o PU dos títulos públicos e a marcação a mercado

Cursos modulos

Por exemplo, um título prefixado do tesouro direto sempre tem um valor de face de mil reais. Isso significa que no vencimento ele deve estar valendo exatamente mil reais. O lucro do investidor é justamente a diferença entre o preço de compra e os mil reais no vencimento.

Dessa forma, o título é sempre negociado por um preço unitário abaixo dos mil reais, como, por exemplo, por R$ 700,00. Logo a taxa de juros é tal que no vencimento o título terá um valor de mil reais. Enfim, se você investe em títulos do tesouro, já deve ter notado que os preços unitários dos títulos passam por oscilações diárias.

Essa oscilação é resultado das expectativas do mercado em relação aos juros futuros. Por isso, entender o conceito de PU é essencial para que o investidor possa calcular qual é a rentabilidade do título de acordo com as oscilações de preços.

Diferenças entre PU e marcação a mercado

O preço unitário é o preço de cada título público. Ele pode ser o preço que o investidor pagaria ao comprar o título naquele dia ou que ele receberia caso optasse pela venda antecipada. Por outro lado, a marcação a mercado é a atualização diária dos preços de alguns ativos de renda fixa ou cotas de fundos de investimentos.

Preço Unitário: o PU dos títulos públicos e a marcação a mercado

Viddia

Nesse sentido, a marcação a mercado é o valor que o investidor receberia naquele dia pela venda antecipada de um título. Apesar de os dois conceitos serem bem parecidos, na verdade eles são diferentes.

Para determinar o PU de um título é preciso marcar a mercado o valor deste título. Ou seja, é necessário calcular o valor presente do título. Em outras palavras, a marcação a mercado serve para estabelecer o preço unitário de um título.

Cálculos

O cálculo do preço unitário dos títulos públicos é realizado tendo como base a expectativa dos juros futuros para os próximos anos. Desse modo, o PU é atualizado sempre segundo as mudanças na taxa de juros e serve como um indicador de como os investidores estão enxergando o cenário econômico atual e as expectativas para o futuro.

Sendo assim, quando a tendência é o aumento nas taxas de juros, o mercado passa a exigir uma recompensa maior para permanecer com o dinheiro aplicado em títulos públicos. Isso faz com que o preço do título seja reduzido e a rentabilidade suba.

Foregon

Da mesma forma, quando a tendência é de baixa das taxas de juros, o retorno oferecido pelos investimentos no tesouro direito é reduzido. Portanto, a lógica é que quando a taxa de juros sobe, o preço unitário cai e vice-versa.

Como acompanhar?

Os títulos do tesouro indexados ao IPCA passam por atualizações diárias, o que faz com que seja impossível determinar qual será exatamente o preço no dia seguinte. Contudo, tendo como base o histórico no curto prazo, é possível fazer uma estimativa de qual será o valor no dia seguinte.

O Tesouro IPCA+ também tem o seu PU influenciado pelo prazo. Dessa maneira, quanto mais longo for o prazo, geralmente, menor é o preço unitário e maior é a rendimento do ativo. Em contrapartida, o PU do tesouro prefixado é estabelecido pelas expectativas das taxas de juros futuras e também varia segundo o prazo de vencimento.

Por fim, somente o tesouro Selic não é precificado de acordo com os juros futuros. Entretanto, o retorno oscila segundo as alterações na taxa Selic. Ou seja, como o Tesouro Selic rende exatamente a taxa Selic, o seu retorno sobe ou desce de acordo com as alterações na Selic.

Capitalizo

O Copom se reúne a cada 45 dias para determinar se a taxa Selic irá subir, se manter ou reduzir. Enfim, compreender o preço unitário é muito importante para os investidores que desejam acompanhar as oscilações do mercado.

No entanto, ele é ainda mais importante para os profissionais do mercado que desejam obter certificações financeiras como CNPI, CGA e CEA, já que esse assunto é cobrado na prova. Entenda como funciona a Certificação CEA, o que é? Como funciona o exame e dicas para passar

Fontes: Suno, T2 e Topinvest

Imagens: Cursos modulos, Duelaser, Viddia, Capitalizo e Foregon