Top 6 FIIs para investidores iniciantes

18 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 10 seg


Existem boas opções de fundos imobiliários para iniciantes no mercado. Os mais recomendados são os FIIs com bons Dividend Yield (DY) e baixa volatilidade, pois assim eles proporcionam um bom retorno com baixo risco, o que é ideal para quem está começando a investir.

O investimento em FIIs é uma boa para investidores iniciantes, pois é uma aplicação muito prática: basta comprar cotas na bolsa de valores e o responsável por escolher e administrar os imóveis é o gestor do fundo. Além disso, os FIIs costumam distribuir proventos mensalmente.

Enfim, no texto de hoje você vai conferir uma lista de boas opções de FIIs para iniciantes e também como analisar os fundos antes de investir:

Quais são os melhores fundos imobiliários para iniciantes?

Boas opções de FIIs para investir são:

1- RBRF11

RBRF11 é um FOF – Fundo de fundos. Ou seja, ele é um fundo imobiliário que investe em outros fundos imobiliários. Uma grande vantagem desse tipo de fundo é que ele proporciona uma grande diversificação para a carteira. Desse modo, com pouco dinheiro você já consegue uma boa diversificação para sua carteira.

Enfim, o RBRF é um fundo de gestão ativa, constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado.

2- XPML11

Este fundo atua, principalmente, em imóveis físicos, sendo os Shoppings Centers o grande foco. A XP Malls investe também, embora de maneira menos atuante, em CRI e ativos de Renda fixa, além de uma pequena parcela em outros fundos.

A grande vantagem dos shoppings é a diversificação, já que dentro dele existem inquilinos e segmentos de empresas diversas. A XP tem uma área bruta locável de 382.390 m². ABL própria: 107.660m² e a de Vacância: em 4,1%.

3- BTLG11

Outra boa opção dentre os FIIs para iniciantes é o BTG Pactual Logística (BTLG11), um fundo do tipo ANBIMA renda gestão passiva de segmento logística. Em resumo, ele é constituído sob a forma de condomínio fechado e tem prazo de duração indeterminado.

5- XPLG11

A XP Log atua no ramo de logística, portanto, esse fundo controla vários imóveis onde empresas têm galpões de estoque e coisas do gênero. Ou seja, a Log tem imóveis que atendem as empresas que geram com as locações.

A XP Log tem a grande maioria dos seus ativos investidos em imóveis, que representam 99% de seus investimentos. Já o 1% restante representa renda fixa e outras aplicações de caixa.

A XL possui ainda 15 empreendimentos performados e em construção, 2 em construção, possui 23 contratos de locação e vacância de 4%. Além disso, a XL possui ainda uma área construída de 647.891 metros quadrados.

5- HGRE11

O HGRE11 é um fundo de laje corporativa que aluga imóveis para empresas, tais como salas comerciais para escritório e afins. Seu fundo é investido 97% em imóveis e uma parcela pequena em outros ativos, como CRI, Renda Fixa e FII. A taxa de vacância da empresa está em 21,86%.

6- VISC11

Por fim, temos o VISC11, um fundo imobiliário do tipo tijolo que investe sobretudo em  empreendimentos de shoppings. Em resumo, os fundos de tijolo investem em imóveis físicos com o intuito de gerar renda, geralmente, por meio da locação.

Quais os melhores setores de fundos imobiliários para iniciantes?

Bons setores para investidores iniciantes são:

1- Setor de logística

O setor de logística tem uma característica muito boa para investidores iniciantes: os contratos dos aluguéis dos imóveis são longos. Isso significa que o fundo tem uma previsibilidade maior de renda e, consequentemente, de distribuição de proventos aos cotistas.

2- Setor de shoppings

Os fundos de shopping tem uma característica chamada tangibilidade. Ou seja, você pode visitar o shopping e analisar o imóvel. Você pode fazer essa análise antes mesmo de investir no fundo, para verificar as condições dos imóveis do FII. Isso não é possível em alguns outros tipos de imóveis.

3- Setor de Renda Urbana

Este setor inclui o investimento em imóveis como lojas, restaurantes e supermercados. Assim como no caso dos FIIs de shopping, os FIIs que fazem parte do setor de renda urbana tem a característica de serem tangíveis. Sendo assim, você pode visitar o imóvel e analisar suas condições.

4- Fundos de Fundos (FOFs)

Os FOFs não fazem parte de um setor em específico, mas são um tipo de fundo muito legal para investidores iniciantes, pois proporcionam uma grande diversificação da carteira. Afinal, os FOFs são fundos que investem em outros fundos.

5- Fundos imobiliários de papel

Além dos FOFs, outro tipo de FII vantajoso para os investidores iniciantes são os fundos de papel, isto é, FIIs que aplicam em títulos relacionados com o setor imobiliário. Sendo assim, o FII não aplica em imóveis em si, ele investe em títulos do setor imobiliário como, por exemplo, as LCIs – Letras de Crédito Imobiliário.

Quais são os cuidados que os iniciantes devem tomar ao investir em FIIs?

A primeira questão a se levar em conta antes de investir em fundos imobiliários é que os FIIs fazem parte da renda variável. Apesar disso, eles passam por menos oscilações do que outros ativos de renda variável.

Mas mesmo assim, o preço das cotas pode oscilar. Ou seja, os preços podem subir e descer. Com isso, se você vender suas cotas na baixa, você pode ter prejuízos. Enfim, os 3 principais riscos ao investir em FIIs são:

1- Volatilidade

A volatilidade é a oscilação nos preços do ativo, isto é, a alta e baixa dos preços. Essas oscilações de preço podem ser causadas por fatores relacionados ao mercado como um todo ou à classe de ativos.

Por exemplo, algum evento externo pode impactar positivamente ou negativamente o mercado financeiro, resultando na alteração nos preços das cotas. Da mesma forma, pode ocorrer algum evento que afete os FIIs em específico. Ou seja, algo que não impacta o mercado como um todo, apenas os fundos imobiliários.

2- Imprevisibilidade no retorno

O retorno dos FIIs não é previsível. É claro que os fundos imobiliários são obrigados a distribuir dividendos. Mas essa distribuição não é 100% previsível.

3- Falta de conhecimento dos indicadores

Por fim, existe ainda o risco de você cometer erros ao investir. Se você é iniciante, você pode ficar confuso com as políticas de certo fundo e acabar investindo em um que não se encaixa nos seus objetivos, por exemplo. Por isso, a dica é estudar sobre o mercado de fundos imobiliários e sobre os fundos que você pretende investir.

Critérios para escolher bons FIIs para iniciantes

Alguns aspectos que você deve levar em conta ao escolher FIIs para iniciantes são:

1- Indicadores dos FIIs para iniciantes

Ao escolher FIIs, não deixe de analisar os indicadores do fundo. Eles funcionam como métricas para avaliar o comportamento e desempenho do FII. Alguns deles são:

  • P/VP (preço sobre valor patrimonial)
  • Valor (preço) por cota
  • Dividend yield (DY)
  • Valor patrimonial por cota
  • Rendimento mensal médio

2- Oscilações do FIIs

Alguns fundos imobiliários passam por mais oscilações do que outros. Como investidor iniciante, talvez você não esteja preparado para lidar com essas oscilações. Por isso, é melhor verificar se o fundo que você pretende investir passa por muitas oscilações, antes de aplicar nele.

3- Liquidez dos FIIs para iniciantes

Por fim, não deixe de levar em conta a liquidez do fundo. Em resumo, a liquidez é a facilidade com que você consegue resgatar o dinheiro aplicado no fundo.

Nesse sentido, ao investir em fundos com alta liquidez, você tem uma maior facilidade para resgatar o seu dinheiro. Por outro lado, nos fundos com baixa liquidez pode ser difícil fazer esse resgate. Enfim, agora que você conhece opções de FIIs para iniciantes, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você sabe tudo sobre fundos imobiliários para iniciantes, responda ao quiz e descubra o quanto você conhece de fundos imobiliários

Fontes: Money times, Funds explorer, dinheirama, FIIs, funds explorer e Infomoney.