20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

28 de maio de 2024 - por Sidemar Castro


Livros sobre finanças corporativas são uma excelente maneira de estudar e se aprofundar no tema.

“Finanças Corporativas e Valor”, de Alexandre Assaf Neto, que aborda a teoria de finanças, por exemplo, é considerado muito atual e faz uma análise do cenário econômico brasileiro.

“Princípios de Finanças Corporativas”, de Richard Brealey, Franklin Allen e Stewart Myers, é outro livro considerado importante, com um passo a passo de questões financeiras importantes com uma linguagem mais simples.

Portanto, estudar finanças corporativas através de livros é uma rica fonte de informações que contribui bastante para a evolução profissional e ampliação do repertório no assunto. Conheça esses e outros títulos que oferecem uma ótima combinação de teoria e prática, na lista a seguir.

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

1) Finanças Corporativas, de vários autores

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Os autores abordam temas fundamentais como estrutura de capital, análise de investimentos, avaliação de empresas, fusões e aquisições, gestão de riscos e governança corporativa. A linguagem é clara e didática, com exemplos práticos que facilitam o entendimento mesmo para quem não possui conhecimento prévio na área.

O livro é estruturado em 3 partes: Fundamentos de Finanças, Decisões de Investimento e Decisões de Financiamento. Cada capítulo apresenta os conceitos teóricos acompanhados de exercícios resolvidos, permitindo ao leitor fixar o aprendizado.

2) Princípios de Finanças Corporativas, de Richard Brealey, Franklin Allen e Stewart Myers

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro enfatiza diferentes aspectos das decisões de investimento e financiamento, a gestão dos riscos do mercado e muitos outros assuntos que fazem parte das preocupações financeiras diárias dos administradores.

A 10ª edição do livro traz revisões de diversos capítulos e a adição de exemplos reais ao texto para proporcionar maior fluidez à leitura. Além disso, exemplos e debates sobre a recente crise financeira mundial foram acrescentados ao longo de todo o livro.

Os autores são renomados professores de finanças: Richard A. Brealey é professor na London Business School, Stewart C. Myers atua na Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology e Franklin Allen é professor na The Wharton School da University of Pennsylvania.

3) Estrutura e Análise de Balanços, de Alexandre Assaf Neto

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro é dividido em várias partes, cada uma focando em um aspecto diferente da análise de balanços. A obra aborda temas como análises horizontal e vertical, alavancagem operacional, financeira e total, avaliação dos ativos e passivos permanentes, ativo circulante, ciclo operacional e liquidez.

Além disso, o livro introduz técnicas mais aprimoradas de análise econômico-financeira, envolvendo estudos avançados sobre a rentabilidade, formulações analíticas de desempenho, viabilidade econômica e financeira de um negócio, estrutura de liquidez e análise dinâmica do capital de giro.

A obra, que é um dos livros sobre finanças corporativas fundamentais, também destaca a metodologia de apuração do valor econômico agregado – indicador do sucesso empresarial – e a metodologia de análise de bancos. O autor, Alexandre Assaf Neto, é um renomado professor da Universidade de São Paulo (USP), e sua experiência e conhecimento são evidentes ao longo do livro.

4) A Interpretação das Demonstrações Financeiras, de Benjamin Graham e Spencer B. Meredith

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro é um recurso valioso para qualquer pessoa interessada em investimentos, pois oferece conselhos úteis e importantes que são tão relevantes hoje quanto na época de sua primeira publicação. Ele reflete profundamente as ideias de Benjamin Graham sobre a importância de investir de forma precisa.

Os leitores desta obra aprenderão a analisar desde balanços patrimoniais até ativos circulantes, chegando a um entendimento de seu posicionamento no mercado. Além disso, o livro oferece testes simples que permitem determinar a saúde financeira e o bem-estar de qualquer empresa.

Benjamin Graham, um dos autores, é conhecido como o mais importante pensador de investimentos do século XX.

5) Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco, de Peter Bernstein

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco, de Peter Bernstein, é uma obra que descreve o avanço do conhecimento matemático, principalmente na área da probabilidade e estatística, desde os primórdios da civilização até os tempos modernos.

O autor explora os conceitos do risco em todos seus aspectos, desde os jogos de azar até suas aplicações mais complexas no mercado financeiro. O livro é acessível para diferentes públicos, com a matemática abordada de forma simples e leve, às vezes até com imagens.

6) Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Este é um livro aclamado que explora a psicologia do comportamento humano. Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, apresenta uma visão fascinante de como nossa mente toma decisões e como os processos cognitivos influenciam nossas escolhas.

O livro apresenta a divisão da mente em dois sistemas: o Sistema 1, que é rápido e intuitivo, e o Sistema 2, que é lento e racional. Kahneman nos guia por um tour pela irracionalidade humana, revelando como nosso pensamento é frequentemente influenciado por heurísticas, vieses cognitivos e fatores externos.

7) Indicadores de Desempenho, de Andresa S. N. Francischini e Paulino G. Francischini

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

A principal lição transmitida pelo livro é que o objetivo deve vir antes do indicador de desempenho. Basicamente, o objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Para que o sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar.

A obra, um dos mais importantes livros sobre finanças corporativas, destaca que monitorar poucos indicadores é essencial, para que o gestor possa focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia. Além disso, todo indicador deve ter uma meta, ou seja, um valor que deve ser atingido em determinado período de tempo. A diferença entre o valor atual do indicador e a meta é chamada de gap ou lacuna. A detecção do gap deve levar o gestor a descobrir a causa e implementar ações corretivas.

8) Análise de Demonstrativos Financeiros e da Performance Empresarial – Para empresas não financeiras, de Flávio K. Málaga

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro é um guia prático para a compreensão do perfil de empresas pela interpretação das demonstrações financeiras e pela construção de pareceres financeiros.

A terceira edição da obra atualiza as demonstrações financeiras e incorpora os respectivos pronunciamentos contábeis utilizados nos exemplos ao longo do livro.

Análise de Demonstrativos Financeiros e da Performance Empresarial – Para empresas não financeiras é uma leitura essencial para gestores e profissionais que buscam melhorar a eficácia de seus sistemas de medição de desempenho.

9) O Modelo Dinâmico de Gestão Financeira, de Michel Fleuriet e Rodrigo Zeidan

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro, também conhecido como Modelo Fleuriet, desafia o pensamento tradicional que dá importância ao lucro líquido e à necessidade intensa de crescimento das vendas. A partir da identificação simples de variáveis fundamentais contidas nas demonstrações financeiras tradicionais, é possível tomar melhores decisões que preservem a capacidade de pagamento, a lucratividade da empresa e, consequentemente, a criação de valor para o acionista.

Os autores são renomados na área. Michel Fleuriet é professor associado da Fundação Dom Cabral e um de seus fundadores, com uma carreira acadêmica e corporativa de destaque. Rodrigo Zeidan é doutor em Economia, professor de Finanças e Economia da Fundação Dom Cabral e Visiting Associate Professor of Economics da NYU Shanghai.

10) Finanças Corporativas: Teoria e Prática, de Aswath Damodaran

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro convida o leitor a reunir teoria e prática no momento de decidir onde investir o capital (a decisão sobre investimentos), onde buscar fundos para um financiamento (a decisão sobre financiamentos) ou o quanto retornar aos proprietários da empresa sob forma de dividendos (a decisão sobre dividendos).

Ao longo dos capítulos, Damodaran aborda os princípios financeiros analisando empresas reais, com problemas reais e com o foco na aplicação de teorias complexas e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos. O livro é uma leitura agradável e acessível, sem deixar de discutir aspectos importantes que devem ser analisados por todo empreendedor na hora de criar o seu negócio. Um dos mais importantes livros sobre finanças corporativas.

11) Inteligência Financeira na Empresa – Desmistificando Conceitos Financeiros e Contábeis,
de Karen Berman, John Case e Joe Knight

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro aborda noções de medição financeira, mecânica de análise, caixa e lucro, transparência e conhecimento financeiros, entre outros conceitos básicos e fundamentais para todo gestor. As empresas esperam que seus gestores se baseiem em informações financeiras para tomar decisões, alocar recursos e fazer orçamentos para as despesas.

Os autores são renomados na área. Karen Berman era uma perita muito procurada nas áreas de alfabetização empresarial e financeira. Joe Knight é sócio e consultor sênior do Instituto de Alfabetização Empresarial, instrutor altamente qualificado de alfabetização em finanças e negócios.

12) Finanças Corporativas e Valor, de Alexandre Assaf

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro aborda todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, enfatizando a importância de analisar empresas reais, com problemas reais, com o foco na aplicação de teorias complexas e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos.

A obra introduz importantes avanços teóricos e práticos no estudo das Finanças Corporativas, exigindo de todos os profissionais uma ampla atualização de conhecimentos. Diversos temas e áreas de estudo foram introduzidos no campo das Finanças, destacando-se as finanças pessoais e comportamentais, governança corporativa, teoria de agentes, fundamentos sociais da empresa, riscos, entre outros.

13) A Estratégia do Oceano Azul, de W Chan Kim

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Clássico da literatura empresarial, o livro apresenta a ideia de que, em vez de competir em um “oceano vermelho” superlotado de concorrentes, as empresas devem buscar criar “oceanos azuis” inexplorados de novos mercados. Esses oceanos azuis são espaços de mercado inexplorados onde a competição é irrelevante porque as regras do jogo ainda não foram estabelecidas.

Os autores argumentam que as empresas que conseguem criar oceanos azuis seguem um padrão semelhante de estratégia, que eles descrevem em detalhes ao longo do livro. Eles também fornecem ferramentas e estruturas para ajudar os leitores a aplicar esses conceitos em suas próprias organizações.

14) Gestão de Alta Perfomance – Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados, de Andrew S. Grove

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro é escrito para gestores de todos os níveis e é repleto de experiências que podem ajudá-los em todos os seus desafios diários. Ele aborda tópicos como quais indicadores devem ser usados para aumentar a eficiência de sua empresa, como manter o foco constante no resultado (ou output), como fazer com que subordinados se transformem em membros de equipes altamente produtivas, e a importância da motivação e do treinamento dos colaboradores.

Além disso, o livro traz conceitos interessantes, incluindo a ideia de que alta performance é conseguir fazer entregas em resposta às demandas, no prazo de entrega programado, com qualidade aceitável e no menor custo possível.

15) O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell, aborda a ideia de que ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como epidemias, comparando esse fenômeno a um ponto crítico de virada. Gladwell apresenta uma abordagem instigante e original para entender como fenômenos sociais se propagam, vendo-os como epidemias que se espalham de forma contagiosa.

O livro já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo e permaneceu por mais de 200 semanas na lista de best-sellers do New York Times. Gladwell explora o que desencadeia mudanças significativas, mesmo que pequenas, que têm um impacto extraordinário.

16) Imposto de renda das empresas, de Edmar Oliveira Andrade Filho

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Imposto de Renda das Empresas, de Edmar Oliveira Andrade Filho, é uma obra abrangente que trata de questões teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda devido pelas empresas e sobre as contribuições incidentes sobre o lucro auferido pelas pessoas jurídicas em geral.

A obra enfatiza a interpretação de leis e atos normativos com análises e comentários a respeito dos principais aspectos contábeis, societários e jurídicos inerentes à matéria. O enfoque dado é eminentemente prático, a partir de discussões de casos e, sempre que possível, com a indicação da fonte doutrinária ou jurisprudencial, administrativa e judicial que embasa as opiniões expostas. Por isso mesmo, está entre os mais importantes livros sobre finanças corporativas.

17) Inteligência Financeira na Empresa, de John Case, Karen Berman e Joe Knight

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro apresenta noções básicas de finanças, ensinando os conceitos e princípios de um modo que todos podem entender e colocar em prática de imediato. Ele aborda ainda noções de medição financeira, mecânica de análise, caixa e lucro, transparência e conhecimento financeiros entre outros conceitos básicos e fundamentais para todo gestor.

Com uma linguagem simples e sem jargão, com exemplos de casos de empresas reais e “caixas de ferramentas” muito úteis no final de cada capítulo, o livro é um manual valioso e indispensável para gestores não financeiros de todas as áreas. Ele proporciona um aumento do conhecimento e da confiança, essenciais para o trabalho diário.

18) O gestor eficaz, de Peter Drucker

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Obra clássica, o livro destaca o princípio de que a eficácia pode ser aprendida. Peter Drucker, muitas vezes referido como o pai da Administração Moderna, argumenta que os gestores são pagos para serem eficazes e que essa eficácia pode ser desenvolvida com prática e disciplina.

O livro nos faz pensar em muitas coisas interessantes, mais precisamente voltadas para o auxílio na tomada de decisões e na prática do empowerment (empoderamento). Mesmo que o leitor ainda não seja um gestor, todas as informações levam à certeza de que as práticas mencionadas podem e devem ser aplicadas até mesmo dentro da vida pessoal.

De acordo com o livro, existem três princípios gerais para que a eficácia seja aprendida e alcançada:

  • Organização do tempo;
  • Autodesenvolvimento;
  • Tomar as devidas decisões.

Dentro desses pilares, o autor indica uma série de caminhos e cases para que o gestor consiga desenvolver os colaboradores e, consequentemente, a organização gere resultados positivos e promissores.

19) Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores, de Steven Rogers

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

O livro é voltado para empreendedores que não possuem exatamente um perfil “financeiro”, mas que precisam entender esses aspectos para criar e gerir seus negócios. A leitura é agradável e acessível, sem deixar de discutir aspectos importantes que devem ser analisados por todo empreendedor na hora de criar o seu negócio.

A obra discute sobre a administração financeira prática do negócio, quase colocando o leitor como o próprio sujeito do livro, fazendo-o pensar e colocando-o na situação. Se você já é empreendedor ou pretende ser, esse é seu livro.

20) Gigantes da estratégia — Michael A. Cusumano, David B. Yoffie

20 livros imperdíveis sobre finanças corporativas

Gigantes da Estratégia, de Michael A. Cusumano e David B. Yoffie, é um livro que examina as estratégias e práticas pioneiras de três verdadeiros gênios da tecnologia: Steve Jobs, Andy Grove e Bill Gates.

Os autores analisam esses três líderes em conjunto pela primeira vez, revelando as estratégias e práticas das quais foram pioneiros ao construir suas organizações. Eles discutem como esses líderes transformaram a Apple, a Intel e a Microsoft em algumas das empresas de maior sucesso em tecnologia do mundo.

O livro destaca as melhores práticas da administração estratégica e do empreendedorismo em alta tecnologia, oferecendo experiências únicas tanto para executivos no início da carreira quanto para líderes das multinacionais modernas.

Fontes: Santander, Accountfy, Beeon, Anhanguera, NFE IO

George Stigler: vida e carreira do Nobel de economia

Margaret Thatcher: quem foi e quais foram as contribuições dela?

Economia comportamental: o que é e como funciona?

Daniel Kahneman: biografia e carreira do Nobel de economia