Prêmio de risco, o que é? Depósito, cálculos e o que influencia

28 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 19 seg


O prêmio de risco serve como um indicador para avaliar se a relação entre o risco e retorno de um investimento é vantajosa. Dessa maneira, ele é útil para verificar se o risco de um ativo oferece um retorno atrativo. 

O cálculo do prêmio de risco é feito com base na rentabilidade oferecida por uma aplicação sem risco em comparação com o retorno de outra aplicação mais arriscada. A lógica é que quanto maior for a diferença entre o retorno oferecido por uma aplicação sem risco e uma arriscada, maior é o prêmio de risco.

O valor do prêmio de risco desejado por cada investidor pode variar de acordo com o seu perfil. Desse modo, investidores conservadores geralmente só aceitam correr riscos se o retorno oferecido for alto. Já o investidor arrojado pode aceitar correr riscos mesmo que o retorno não seja tão alto. 

O que é prêmio de risco?

O prêmio de risco é a relação entre o risco e o rendimento dos investimentos. Sendo que, ele é expresso por meio da diferença entre o retorno de um investimento em comparação com o rendimento de alguma outra aplicação, que seja considerada sem risco.

Portanto, o prêmio de risco indica o ganho do investidor que decidiu aplicar em um ativo arriscado ao invés de deixar seu dinheiro em uma aplicação sem risco. A lógica é que quanto mais arriscado for uma aplicação, maior o prêmio de risco oferecido.

Prêmio de risco, o que é? Depósito, cálculos e o que influencia

Flammo

Nesse sentido, o prêmio de risco serve para que o investidor possa analisar se vale a pena correr o risco de perder seu dinheiro em uma aplicação, ou se compensa mais deixar o dinheiro em um ativo mais seguro em troca de uma rentabilidade inferior. 

Sendo assim, analisar o prêmio de risco dos investimentos é muito importante para os investidores que desejam montar uma carteira de investimentos com consciência dos riscos que estão correndo e da rentabilidade que será obtida em troca.

Cálculos

Para analisar o prêmio de risco, geralmente utiliza-se como parâmetro os títulos do Governo dos EUA. É claro que eles não são 100% seguros, porém, atualmente eles são considerados os títulos mais seguros do mercado. A rentabilidade proporcionada por esses ativos é chamada de taxa livre de risco. No Brasil podemos considerar como exemplos de investimentos com taxa livre de risco a poupança e no tesouro Selic.

1- Prêmio de risco

A fórmula é: Prêmio de Risco = Retorno esperado – Taxa livre de risco. Se, por exemplo, o título usado como parâmetro oferecer uma taxa de juros de 3% ao ano e outro ativo mais arriscado oferecer 7% ao ano de retorno, temos que: Prêmio de Risco = 7% – 3%. Logo, o prêmio de risco seria de 4%.

Prêmio de risco, o que é? Depósito, cálculos e o que influencia

Claritas

Esse cálculo pode ser usado para comparar a taxa livre de risco com diversos tipos de aplicações, como por exemplo, o investimento em ações. Neste caso, o investidor deve utilizar a técnica de valuation para estabelecer o retorno esperado ao ano por uma ação. Se por exemplo, com o valuation o investidor determinar que o retorno esperado é de 10% ao ano e a taxa livre de risco é 3% ao ano, então temos que: 10% – 3% = 7%. 

2- Mercado real

É possível também realizar o cálculo considerando-se o impacto da inflação em cima do rendimento dos investimentos, o que proporciona um resultado mais alinhado com a realidade financeira.

Desse modo, para calcular o prêmio de risco do mercado atual de acordo com as condições atuais do mercado, basta utilizar a fórmula Prêmio de Risco de Mercado Real = [(1 + taxa nominal) / (1 + taxa de inflação)] – 1. Para aplicar essa fórmula, primeiro é preciso usar a fórmula anterior para definir o prêmio de risco.

6 Minutos

O resultado da fórmula Prêmio de Risco = Retorno esperado – Taxa livre de risco, é a taxa nominal a ser usada para calcular o risco do mercado real. Se por exemplo, a taxa nominal for de 4% e considerarmos uma inflação de 3,5%, então temos que: Prêmio de Risco de Mercado Real = [(1 + 0,04) / (1 + 0,035)] – 1 = 0,0048, ou seja, 0,48%.

O que influencia no prêmio de risco?

A taxa livre de risco e o prêmio de risco são indicadores que podem variar de acordo com as mudanças de alguns fatores, como por exemplo, o fator geográfico. Isso porque, os indicadores variam de acordo com o país. Por exemplo, o Brasil tem um risco de crédito maior do que outros países, como os Estados Unidos. 

O prêmio de risco é maior aqui do que nos EUA, o que significa que os retornos oferecidos no Brasil são maiores. O tempo também é um fator determinante, já que alguns indicadores, como a taxa Selic, estão sempre em constantes variações e impactam o retorno oferecido pelos diferentes tipos de ativos.

Prêmio de risco, o que é? Depósito, cálculos e o que influencia

Hc investimentos

Inclusive, a taxa Selic pode fazer com que a renda fixa se torne menos ou mais atrativa do que a renda variável. Acontece que, quando a Selic está alta, o prêmio de risco das aplicações de renda variável são reduzidas. Logo, a renda fixa se torna mais atraente.

Em contrapartida, quando a Selic baixa, o prêmio de risco sobe e a renda variável fica mais atraente. Além desses aspectos nacionais, alguns aspectos pessoais dos investidores também podem afetar o prêmio de risco, tais como:

1- Retorno esperado

O retorno esperado está associado à tolerância ao risco do investidor. Dessa forma, um investidor tolerante ao risco, está mais inclinado a aceitar um prêmio de risco menor. Isso porque, como ele está disposto a arcar com as perdas resultantes da aplicação em determinado ativo, ele aceita realizar a aplicação mesmo que as expectativas de retorno não sejam tão altas. 

Prêmio de risco, o que é? Depósito, cálculos e o que influencia

Fisher funds

Por outro lado, o investidor avesso ao risco está ligado ao prêmio de risco maior. Isso acontece porque esse tipo de investidor só aceita correr o risco de perder seu capital, se o retorno oferecido for bem maior do que o retorno de ativos sem risco.

Em outras palavras, o investidor arrojado aceita correr riscos mesmo que a perspectiva de retorno do ativo arriscado não for tão alta. Já o investidor conservador geralmente só corre riscos se a expectativa de retorno for alta. 

2- Retorno requerido

O retorno requerido é a diferença entre o retorno mínimo de qualquer aplicação e a taxa livre de risco. Ou seja, cada investidor espera um retorno mínimo de qualquer aplicação que ele realizar. O retorno requerido é a diferença entre esse retorno mínimo e a taxa livre de risco.

Enfim, o prêmio de risco serve para analisar se o retorno de uma aplicação é atrativo tendo como princípio o risco que o investidor corre. Entretanto, é possível aumentar o retorno da carteira de investimentos, ao mesmo tempo em que diminui os riscos. Veja o vídeo de Raul Sena e descubra como isso é possível:

Além de analisar a relação entre o risco e retorno de uma aplicação, você pode também analisar a Taxa mínima de atratividade, o que é? Cálculo, vantagens e desvantagens

Fontes: Mais r., Suno e André Bona

Imagens: Flammo, Claritas, Hc investimentos, 6 Minutos, Magnetis e Fisher funds