26 de novembro de 2020 - por Jaíne Jehniffer

Os fundos de investimentos são alternativas para as pessoas que desejam diversificar sua carteira de investimentos. No mercado, existem diversos tipos e nomes dos fundos de investimentos determinados de acordo com o tipo de ativo em que investem.
Como existem diversas categorias de fundos diferentes, os riscos variam conforme a metodologia de aplicação adotada pelo fundo. Ou seja, existem fundos para todos os tipos de perfis de investidores.
Para os investidores iniciantes, a estrutura dos nomes dos fundos de investimentos pode parecer confusa. Porém, essas siglas possuem significados específicos e seguem uma lógica que visa facilitar a identificação dos tipos de fundos.
Estrutura dos nomes dos fundos de investimentos
Os nomes dos fundos de investimentos são definidos de acordo com os tipos de fundos e as estratégias por eles adotadas.

Investificar
Sendo assim, os fundos são compostos pelo nome da gestora, um nome específico para o fundo e, por último, o tipo de fundo, como no caso do fundo SPX Nimitz FIC FIM Access.
Nesse fundo, temos que SPX é a o nome da gestora, Nimitz é o nome criado para distinguir esse fundo dos demais e, por fim, FIC FIM são os tipos de investimentos adotados pelo fundo.
Nomes dos fundos de investimentos
Existem diversas siglas e nomes de fundos de investimentos, são eles:
1- FIRF
O nome FIRF se refere ao Fundo de Investimento em Renda Fixa. Como o próprio nome deste fundo de investimento sugere, ele realiza aplicações em renda fixa, como títulos públicos, privados, CDBs e Debêntures. Justamente por aplicar em ativos menos arriscados, ele é voltado para o perfil de investidor mais conservador.
2- FIM
O nome FIM significa Fundos de Investimentos Multimercado, já no exterior eles são chamados de Hedge Funds. Nos fundos multimercados, o gestor possui liberdade para investir em diversos ativos diferentes, dentro do regulamento preestabelecido do fundo.

Vangardi
Portanto, o risco de cada fundo de investimento multimercado varia de acordo com o tipo de aplicação realizada pelo gestor.
No entanto, como se trata de fundos de investimentos com gestão mais livre, é comum que eles sejam mais arriscados, já que permitem maior autonomia para que o gestor aproveite as melhores oportunidades de aplicação.
3- Tipo de fundo FIA
O nome desse fundo de investimento, se refere aos Fundos de Investimentos em Ações. Entretanto, este fundo não precisa investir apenas em ações para ser considerado um FIA.
Desse modo, um fundo que tenha pelo menos 67% do patrimônio aplicado em renda variável, já é considerado como fundo de ações.

Investnews
Como investem ativos de renda variável, os fundos são mais arriscados e recomendados para o perfil arrojado ou moderado.
Em relação à estratégia de aplicação, eles podem aderir à estratégias diferentes, como: aplicar o patrimônio em ações que fazem uma boa distribuição de dividendos ou procurar comprar ações na baixa e vender na alta e assim lucrar com a diferença.
3- FIC
Os FICs são os Fundos de Investimentos em Cotas. Ou seja, esse tipo de fundo aplica o patrimônio em cotas de outros fundos. A principal vantagem deste tipo de fundo é a diversificação que ele proporciona.

Credijustra
Para que receba o nome de fundos de investimentos em cotas, os FICs devem possuir 95% do capital aplicado em cotas de outros fundos de mesma classe.
Isso significa que, se o FIC for voltado para renda fixa, 95% do seu patrimônio estará aplicado em cotas de fundos de investimentos em renda fixa. Já os 5% restantes são livres para aplicar em cotas de fundos de classes diferentes.
Como podem ser de classes diferentes, os riscos dos fundos de investimentos em cotas irá variar. Sendo assim, este tipo de fundo pode ser recomendado para todos os perfis de investidores, dependendo do grau de risco da classe escolhida.
4- CP
O nome CP se refere aos fundos de Curto Prazo. Dessa forma, os ativos escolhidos pelo fundo possuem uma duração máxima de 375 dias, e o prazo médio da carteira não ultrapassa os 60 dias.

Contábeis
Os retornos do fundo se dá através de ativos prefixados ou indexados nas taxas Selic e CDI. Geralmente, são procurados por investidores que desejam investir apenas no curto prazo, e rapidamente realizar o resgate do investimento.
5- LP
O nome do fundo LP significa Longo Prazo. Ou seja, como ele é o oposto dos fundos CPs, o seu período médio é superior a 365 dias. A grande vantagem deste tipo de fundo é que a tributação é regressiva, sendo que, quanto mais tempo dura a aplicação, menos impostos são cobrados.
6- REF
Os Fundos de Investimento Referenciados seguem um índice de referência, como o Ibovespa ou o CDI. A definição do tipo de índice a ser seguido pelo fundo está especificado no regulamento do fundo.

Yahoo
7- AM
A sigla AM não é exatamente um nome de fundo de investimento. Na verdade, ela se refere ao Asset Management, que traduzindo significa Gestora de Recursos. Logo, essa sigla não se refere à um tipo de fundo, mas sim à gestora do fundo.
Escolhendo um fundo através dos nomes dos fundos de investimentos
Os nomes dos fundos de investimentos não devem ser usados como fator determinante na escolha de um fundo.
Em outras palavras, mesmo que apenas lendo o nome seja possível identificar o tipo de fundo e a estratégia de investimento, outros dados devem ser levados em consideração ao se escolher um fundo de investimento.

Notícias aqui
Portanto, o ideal é que o investidor faça a leitura da lâmina do fundo. Por meio do estudo deste documento, é que o investidor tomará conhecimento de como o fundo realmente funciona.
Além disso, também é importante analisar os resultados históricos apresentados pelos fundos.
Enfim, o que você achou da matéria? Se gostou, confira também: Fundos internacionais, o que são? Como funcionam, tipos e como investir
Fontes: Mais retorno, Gorila e Infomoney
Imagens: Valor investe, Notícias aqui, Investificar, Vangardi, Investnews, Credijustra, Contábeis e Yahoo