27 de janeiro de 2021 - por Nathalia Lourenço

Luiz Barsi é um dos maiores investidores do Brasil. Focado na aplicação de empresas com bons fundamentos e boa distribuição de dividendos, Barsi fez fortuna e passou a ser chamado de Rei dos Dividendos.
Na infância, Barsi trabalhou como engraxate para ajudar a mãe nas despesas em casa. Aos 14 anos, ele conseguiu um emprego em uma corretora de valores e aproveitou a oportunidade para mudar de vida.
De engraxate a bilionário, Barsi prefere manter uma vida simples, tem todo o seu dinheiro aplicado em ações, investe a longo prazo, não gosta de renda fixa e é contra especulações.
Quem é Luiz Barsi?
Luiz Barsi Filho é um dos maiores investidores da Bolsa de Valores do Brasil. Nascido em 1939, ele construiu sua fortuna investindo em ações ao longo de décadas, seguindo uma estratégia focada em empresas que pagam bons dividendos. Filho de imigrantes e vindo de uma origem humilde, Barsi começou a investir ainda jovem, acumulando patrimônio por meio da disciplina e do reinvestimento dos lucros.
Ele é frequentemente comparado a Warren Buffett por sua filosofia de longo prazo e por priorizar empresas sólidas, especialmente nos setores de energia, bancos e indústrias. Além de investidor, Barsi também é economista e atuou como consultor financeiro. Ele é um grande defensor do investimento em ações como forma de construir riqueza e alcançar independência financeira.
Leia também: Como ficar rico rápido: o “modo econômico” para acumular patrimônio
Vida pessoal
Barsi está no terceiro casamento e tem cinco filhos. Apesar de bilionário, ele prefere levar uma vida simples e morar em um bairro de classe média. Dessa maneira, duas vezes por semana, ele usa seu cartão de gratuidade do metrô e vai até a corretora Elite, onde administra sua carteira de ações.
Louise, a filha de Barsi, em parceria com dois sócios, fundou a empresa Ações Garantem o Futuro. O objetivo é perpetuar o método Barsi de investir para que as pessoas consigam formar uma carteira de ações com foco na aposentadoria.
Carreira de Luiz Barsi
Formações de Luiz Barsi
Luiz Barsi Filho é formado em Economia, Direito e Contabilidade. Essas formações ajudaram a construir sua visão estratégica sobre investimentos, permitindo que ele analisasse empresas com profundidade, considerando tanto a saúde financeira quanto os aspectos jurídicos e contábeis. Seu conhecimento nessas áreas foi fundamental para desenvolver sua estratégia focada em dividendos e acumular sua fortuna na Bolsa de Valores.
Trajetória profissional
Com a sua formação, Barsi obteve algumas oportunidades, dentre elas a de dar aulas de estrutura e análise de balanços. Além disso, ele pôde fazer carreira como auditor, onde começou a duvidar da sustentabilidade da Previdência Social.
Aos 30 anos, Luiz Barsi começou a se preocupar com a sua aposentadoria. Sendo assim, ele analisou o sistema previdenciário e chegou a conclusão de que o sistema não iria se sustentar durante muito tempo, o que significa que ele mesmo teria que garantir a sua aposentadoria.
Outro ponto que chamou a atenção de Barsi ao analisar o sistema previdenciário, é que somente dois tipos de pessoas não precisam se preocupar com suas aposentadorias. Primeiro os funcionários públicos, já que mesmo após pararem de trabalhar, eles iriam continuar a receber o salário integral.
O outro tipo de pessoa, eram os empresários, pois, mesmo após pararem de trabalhar, ainda poderiam receber lucros das empresas que eles fundaram. Barsi não tinha intenção de virar funcionário público, logo, a alternativa que restou era empreender.
No entanto, ele decidiu que não queria ser dono de um único negócio pequeno. Ao invés disso, ele optou por ser sócio de várias grandes empresas. Como ele iria fazer isso? Investindo, é claro.
Com as resoluções tomadas, Barsi comprou suas primeiras ações. Ao compartilhar com um amigo a novidade de que tinha se tornado investidor, o amigo tentou lhe convencer de que um plano de previdência privada era mais interessante. Contudo, Luiz Barsi decidiu seguir com o seu plano e não dar ouvidos aos conselhos do amigo.
Investidor
Em 1970, Barsi se dedicou a estudar sobre ações e assim surgiu o estudo Ações Garantem o Futuro, onde avaliava profundamente os setores e seus respectivos níveis de perenidade.
Foi assim que ele chegou à conclusão de que determinados setores tinham maior probabilidade de durar do que outros. Alguns exemplos dos setores perenes são o de alimentos, energia e financeiro.
Depois de determinar quais seriam os setores mais interessantes, Barsi fez uma listagem de todas as empresas de capital aberto que pertenciam a essas áreas. Posteriormente, ele analisou cada uma das empresas e foi separando as que possuíam maiores possibilidades de sucesso no longo prazo.
Por fim, Luiz Barsi encontrou a empresa no qual iria começar a investir, a Anderson Clayton. A empresa de capital externo estava cotada em 50 centavos por ação e pagava 12 centavos de dividendos.
Entretanto, mesmo com os bons indicadores e de pertencer a um setor perene, essa empresa tinha um futuro incerto. Acontece que as donas da empresa eram duas senhoras de mais de 80 anos de idade, que segundo o vice-presidente da companhia, estavam com dificuldades de recusar as ofertas de compra do negócio por outras empresas.
Como o futuro da empresa era incerto, Barsi decidiu mudar sua estratégia e investir na Companhia Energética de São Paulo (CESP). Portanto, ele passou a economizar o máximo que conseguia do seu salário de auditor, e investir tudo nas ações da CESP.
Como é o Método Barsi de investimentos?
A estratégia de investimentos de Barsi mudou pouco desde a análise de investimentos que realizou para as suas primeiras aplicações.
Dessa forma, ele continua escolhendo ações de setores perenes, com boa distribuição de proventos e que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial. Depois de encontrar as ações dentro desses critérios, ele investe e espera.
A estratégia de investimentos, que fez Barsi ser conhecido como o Rei dos Dividendos, não é considerada difícil de ser aplicada. O problema, está no fato de que ela exige paciência para esperar.
Isso porque o objetivo é investir e participar dos lucros, e não vender as ações. Sendo assim, o investidor deve ter disciplina e paciência para aplicar o método Barsi de investir.
Amante da renda variável, Barsi costuma criticar a renda fixa, chamando ela de perda fixa. Desse modo, o investidor aplica todo o seu dinheiro em ações.
Ele também prefere não investir no mercado futuro já que é contra especulação. Uma curiosidade, é que Barsi gosta de pagar impostos, pois considera que se ele está pagando tributos, é porque está tendo lucros.
Dicas para enriquecer
Para as pessoas que querem enriquecer, Luiz Barsi tem algumas dicas:
- Simplicidade: Barsi prefere viver de um jeito simples, andar de metrô e não ficar esbanjando.
- Longo prazo: O ideal é aplicar no longo prazo em empresas com bons fundamentos e ter paciência.
- Mentores: Ter bons mentores é essencial para conseguir bons conselhos e estratégias.
- Dividendos: Não é atoa que Luiz Barsi é conhecido como Rei dos Dividendos. Como o intuito não é vender as ações, uma boa forma de ganhar dinheiro com elas, é através dos dividendos.
- Renda fixa: Barsi é contra a renda fixa, já que ele considera que esta é uma forma de perder dinheiro.
- Reserva de emergência: Barsi aconselha que os investidores tenham uma reserva de emergência, apesar dele mesmo não seguir muito este conselho.
- Tradição: Para finalizar, Barsi aconselha que os investidores prefiram empresas tradicionais, já que essas são mais consolidadas e maduras.
E aí, curtiu conhecer a história de vida de um dos maiores investidores do Brasil? Então aproveite para descobrir quais são os Maiores investidores do mundo – Quem são e filosofias de investimentos
Fontes: Infomoney, Eu quero investir e The cap