Taxa de juros em 2022: confira as projeções da Taxa Selic

31 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


Desde 2021 a taxa Selic está subindo constantemente. Sendo assim, não é surpresa o fato de que a projeção é que a taxa de juros em 2022 continue a subir.

Isso está acontecendo, pois a Selic é um instrumento de controle da inflação. Ou seja, a Selic é elevada quando a inflação está alta e precisa ser controlada.

Como a inflação não está dando sinais de diminuição, a Selic continua subindo. Sendo que, recentemente, a projeção dos analistas para a inflação em 2022 subiu.

O que é taxa Selic?

Antes de falarmos sobre como será a taxa de juros em 2022, vamos explicar o que é essa taxa de juros. Em resumo, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Desse modo, ela influencia as demais taxas de juros do mercado. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom), considerando o cenário econômico do Brasil.

Nesse sentido, não podemos afirmar com certeza, qual será a taxa de juros de 2022, já que isso irá depender do contexto econômico do país.

No entanto, existem algumas previsões da Selic em 2022, que vão sendo ajustadas de acordo com o cenário. Em outras palavras, as previsões podem não se concretizar.

Uma forma de verificar essa previsão é por meio do Boletim Focus. Em síntese, o Boletim Focus é um relatório divulgado semanalmente pelo Banco Central (Bacen).

Sendo que o Bacen considera a mediana das projeções de mais de 100 instituições financeiras para vários indicadores econômicos.

Taxa de juros em 2022: confira as projeções da Taxa Selic

A expectativa já é de que a Selic suba em 2022. Contudo, alguns fatores podem fazer com que a taxa de juros suba ainda mais. Alguns desses fatores são:

  • Descontrole da inflação;
  • Aumento acentuado da taxa de câmbio do dólar;
  • Intensificação do tapering pelo FED;
  • Aumento dos gastos do governo e quebra do teto de gastos em 2022;
  • Aumento do risco político no cenário de eleições presidenciais.

Por outro lado, alguns fatores que podem ajuda a diminuir a taxa Selic em 2022 são:

  • Controle da inflação;
  • Diminuição do risco político nas eleições presidenciais de 2022;
  • Queda do câmbio entre real e dólar norte-americano;
  • Aumento da arrecadação federal;
  • Aumento da liquidez monetária pelo FED pelo quantitative easing;
  • Diminuição dos gastos do governo em 2022 e controle do teto de gastos.

Aumento das projeções da taxa de juros em 2022

De acordo com o relatório Focus, divulgado no dia 10 de janeiro pelo Bacen, as projeções para a Selic em 2022 mudaram. Antes, a projeção era de que a Selic subisse no máximo até 11,50%.

Porém, as projeções foram elevadas para 11,75%. A próxima reunião do Copom está marcada para o início de fevereiro. A expectativa, é que nesta reunião, a taxa de juros suba 1,5 ponto percentual.

Dessa forma, dos atuais 9,25% ela iria para 10,75% ao ano. Já para 2023, as estimativas da Selic permaneceram em 8,00% ao ano. Por fim, em 2024 a previsão é que a taxa Selic fique em 7% ao ano.

As novas projeções da Selic em 2022, vieram em meio a um cenário de forte pressão inflacionária. Para você ter uma ideia, pela segunda semana seguida, o mercado financeiro elevou a estimativa para a inflação em 2022.

Com isso, a projeção dos analistas para a inflação de 2022 subiu de 5,09% para 5,15%. Sendo que, em 2021, o IPCA somou 10,06%, o maior número desde 2015.

Apesar da projeção da inflação e da taxa de juros em 2022 terem subido, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, se manteve estável em comparação com a semana anterior.

No entanto, a projeção para o PIB do próximo ano caiu, passando de 1,75% para 1,69%.

Onde investir em 2022

Com o aumento da taxa Selic, muitos investidores se questionam onde devem investir em 2022. Em relação à renda fixa, o rendimento dos títulos tende a subir junto com o aumento da Selic.

Dessa maneira, os títulos de renda fixa podem ser uma boa opção para investir em 2022. Algumas opções de ativos são: tesouro direto, CDBs, LCIs, LCAs e debêntures.

Quando a taxa de juros sobe, muitos investidores deixam de investir em renda variável e vão para a renda fixa. Isso faz com que o preço dos ativos de renda variável caiam.

Nesse sentido, investir em ativos de renda variável, como ações e fundos imobiliários, pode ser uma boa opção. Afinal de contas, você poderá comprar ativos de quantidade com preço baixo.

Em resumo, com a alta na taxa de juros em 2022, surgem oportunidades de investimento tanto em renda fixa, quanto em renda variável.

A escolha entre os dois vai depender do seu perfil de investimentos e objetivos com a aplicação. Enfim, agora que você sabe quais são as projeções da taxa de juros em 2022, leia também 7 Hábitos milionários para 2022