3 investimentos para começar a viver de renda em 2022

28 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 10 seg


Para viver de renda, você deve ter ativos que gerem renda passiva suficiente para manter o seu padrão de vida. Sendo assim, no texto de hoje você vai conhecer alguns bons investimentos para começar a viver de renda.

Lembrando que este texto não é uma recomendação de investimentos.

O que é viver de renda?

Antes de te contar quais são os bons investimentos para começar a viver de renda, eu preciso que você saiba o que é exatamente viver de renda.

Para viver de renda, você precisa ter ativos que gerem renda passiva suficiente para os seus gastos mensais e para a realização de objetivos financeiros.

Sendo que os ativos são tudo aquilo que te dá dinheiro. Por outro lado, os passivos são tudo aquilo que te tira dinheiro. Por exemplo, os investimentos são ativos, ao passo em que um carro é um passivo.

Se quer viver de renda, você precisa focar em adquirir ativos e não passivos. Com isso, você consegue um patrimônio que te gera renda passiva.

Em síntese, a renda passiva é o dinheiro gerado sem que você precise trabalhar ativamente por ele. Ao construir um patrimônio com ativos que gerem renda passiva, você pode atingir a independência financeira e viver de renda.

Os investimentos para viver de renda são aqueles que geram renda passiva de forma recorrente ou que tenham liquidez imediata. Desse modo, podem ser ativos que gerem renda mensal, trimestral, semestral ou anual.

Contudo, para construir patrimônio, esses ativos não são tão legais. Isso porque eles crescem de forma mais lenta. Nesse sentido, você pode adotar estratégias diferentes de acordo com a fase em que você está.

Se você está na fase de construir patrimônio, você pode investir em ativos que não distribuem renda e que são um pouco mais arriscados. Com isso, você pode ter um crescimento maior do seu patrimônio.

Se você já tem um patrimônio grande, então a estratégia para começar a viver de renda, é levar o seu patrimônio para ativos que gerem renda.

Quanto você precisa para começar a viver de renda?

Talvez você esteja se perguntando como calcular o quanto de dinheiro você precisa para viver de renda. O primeiro passo é verificar o quanto você precisa ter de renda mensal por mês, para manter o seu padrão de vida.

Com isso em mente, você pode simular o quanto você precisa investir para ter uma renda passiva equivalente ao valor que você precisa receber por mês para viver de renda.

Vamos supor que você tem 10 mil para fazer o primeiro investimento e que depois disso você vai investir R$ 1.000 por mês.

Vamos supor também que você terá um retorno de 11.8% ao ano e que você irá investir durante 22 anos. No final deste período, você teria um patrimônio de R$ 1.255.43,66 e estaria rendendo mais de 11 mil por mês.

Vale destacar que você não deve gastar toda a renda passiva, mesmo quando você estiver vivendo de renda. Você deve pegar uma parte da renda passiva e reinvestir e gastar apenas uma outra parte.

Isso é preciso para que você possa manter o seu patrimônio e protegê-lo da inflação. Enfim, você pode fazer várias simulações na calculadora do Investidor Sardinha.

Investimentos para começar a viver de renda em 2022

Agora que você sabe o que é viver de renda e como calcular o quanto você precisa investir para viver de renda, vou te falar algumas opções de investimentos para começar a viver de renda.

1- Carteira de dividendos

A primeira opção de investimentos para começar a viver de renda, são as ações. Em resumo, as ações são frações de empresas negociadas na bolsa de valores.

Ao investir em ações, você se torna sócio da empresa e tem alguns direitos, como, por exemplo, o recebimento de dividendos. Sendo que os dividendos são parte do lucro da empresa.

Algumas empresas distribuem mais dividendos do que outras Logo, elas podem ser uma boa opção para quem quer montar uma carteira com foco no recebimento de dividendos.

Um dos indicadores que você pode analisar ao escolher uma empresa para uma carteira de dividendos, é o Dividend Yield (DY). Ele aponta o quanto de dividendos a empresa distribuiu no ano anterior.

No entanto, não é ideal investir em uma empresa apenas porque ela paga bons dividendos. É necessário analisar a empresa e comprar ações de boas companhias.

Portanto, não deixe de levar em conta outros indicadores. Você pode encontrar todos esses dados na internet, em sites voltados para isso como, por exemplo, no Investidor 10.

2- Fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), funcionam como uma reunião de investidores com foco em investir em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário.

Os FIIs são uma boa opção de investimento para começar a viver de renda. Isso porque, em sua maioria, os FIIs distribuem dividendos de maneira mensal.

Dessa forma, como ele gera renda passiva de forma recorrente, ele é uma boa opção para quem já alcançou a independência financeira e quer viver de renda.

Além disso, existe ainda a vantagem de que os dividendos dos fundos imobiliários são isentos de imposto de renda. Vale destacar que os dividendos são isentos, mas a negociação de ativos têm tributação.

Ao escolher um fundo imobiliário, não deixe de analisar o DY e os indicadores do fundo como, por exemplo:

  • Histórico de rentabilidade;
  • Taxa de vacância;
  • Estratégia;
  • Diversificação da carteira do fundo.

Inclusive, eu já fiz um texto bem completo aqui no site onde eu te explico quais aspectos você deve analisar ao escolher um fundo imobiliário. Não deixe de conferir este texto clicando AQUI.

3- Renda fixa

As ações e os fundos imobiliários são investimentos de renda variável. Isso significa que eles possuem um risco maior. Se você tem aversão a risco, talvez eles não sejam uma boa opção.

Neste caso, você pode preferir investir em renda fixa. No entanto, os títulos de renda fixa não são tão bons para viver de renda.

Isso porque, em muitos títulos, é preciso esperar o vencimento para ter acesso ao rendimento. Contudo, se você vai viver de renda, você vai precisar de dinheiro de forma periódica e não apenas no vencimento do título.

Neste caso, você pode diversificar entre os títulos de liquidez imediata e os menos líquidos. É preciso ter uma boa gestão financeira, mas você pode sim viver de renda dessa forma.

Por fim, agora que você conhece 3 opções de investimentos para começar a viver de renda, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para aprender a analisar os ativos e diversificar entre eles:

E aí, gostou de descobrir 3 investimentos para começar a viver de renda? Aproveite para descobrir também quais são os 7 hábitos que não te deixam sair da pobreza

Fonte: Roteiro de Raul Sena.