Inflação implícita: o que é e como funciona?

25 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 1 seg


Se você investe em títulos de renda fixa, conhecer o conceito de Inflação implícita é essencial. Isso porque, ele está relacionado com os retornos comuns em títulos de renda fixa.

O que é inflação implícita?

A inflação implícita são as expectativas de variação futura do índice de preços. Isso a partir da diferença entre as taxas de juros nominal e real.

Sendo assim, quanto maior for a inflação implícita, maior é a variação de preços prospectiva. Vale destacar que a taxa de juros nominal é oferecida em empréstimos ou em investimentos.

Alguns exemplos são: taxa Selic, DI e prefixada. Por outro lado, a taxa de juros real é a taxa de juros nominal menos a inflação.

Ou seja, é o quanto o rendimento rendeu acima ou abaixo da inflação. Por exemplo, os títulos indexados ao IPCA são negociados em taxa reais, já que a remuneração é a inflação mais uma taxa.

Outro conceito que você deve conhecer, é o conceito da não arbitragem. Em resumo, ele diz que os ativos com a mesma estrutura de rendimentos devem ter o mesmo retorno.

Caso contrário, existe a possibilidade de comprar o ativo mais barato e vender o mais caro e com isso, ter lucro sem risco.

Cálculo

Para que você possa entender melhor o conceito que está atrás do cálculo da inflação implícita, vale a pena compreender a hipótese de Fisher.

Em síntese, esta hipótese descreve a relação que existe entre a taxa de juros nominal e a inflação esperada. Em sua formatação reduzida temos:

Inflação implícita

Sendo que it é a taxa de juros nominal. Já a segunda parte da fórmula é a taxa de juros real e a expectativa para a inflação, respectivamente.

Portanto, você pode obter a inflação implícita por meio da equação de Fisher. Já que nela admite-se que a taxa de juros nominal é uma composição entre a taxa de juros real e a taxa de inflação esperada para o período t.

Hipótese de Fisher

A hipótese de Fisher tem como base a ideia de que os indivíduos são capazes de avaliar a variação de preços de bens e serviços e incorporar a inflação esperada nas taxas de juros nominal dos títulos existentes.

Desse modo, a alteração de preços futura é obtida por meio da diferença entre as taxas de títulos de renda fixa nominais e reais negociadas no mercado.

Sendo que, neste contexto, os títulos reais são definidos como ativos livres de risco da economia. Um exemplo disso são as Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B).

Como esse tipo de ativo tem a sua correção atrelada ao IPCA, ele garante a manutenção do poder de compra. Por outro lado, os títulos nominais têm um valor monetário prefixado.

Um exemplo disso são as Letras do Tesouro Nacional (LTN). Esse tipo de ativo conta com os riscos inflacionários.

Isso porque, a inflação pode diluir ou não o poder de compra dos agentes. Trata-se apenas de uma simples diferença entre taxas nominais e reais. Logo, o cálculo da inflação implícita pode ser materializado a partir de:

Fisher chegou à conclusão de que a taxa de juros real era mais volátil do que a taxa nominal. Dessa forma, a projeção de inflação e a inflação observada podem ser diferentes por causa de um erro de previsão.

Ou seja, pode ocorrer um comportamento errático da taxa de juros. Com isso, as mudanças no nível de preços não são incorporadas de forma eficiente nas taxas.

Quais são as determinantes

O risco inflacionário deve exigir um retorno adicional para os prêmios de títulos nominais. Isso é definido como prêmios de risco da inflação.

Talvez você esteja se perguntando se a definição da inflação implícita tem como base apenas as expectativas inflacionárias.

De acordo com Vicente e Graminho, a resposta é não. Isso porque, alguns outros fatores seriam determinantes. Alguns exemplos são:

Sendo que o prêmio de liquidez está relacionado com a menor liquidez dos títulos indexados à inflação.

Ou seja, teria uma remuneração adicional por causa da dificuldade de sair de uma posição. Já a convexidade está relacionada com a função convexa entre os preços dos títulos e as taxas de retorno.

Relação da inflação implícita com os investimentos

A inflação implícita é a diferença entre a taxa de juros prefixada (nominal) e a taxa de juros indexada ao IPCA (real). Sendo assim, acompanhar essa taxa é muito importante para o investidor.

Afinal de contas, a inflação impacta os ganhos com a aplicação. Portanto, fazer a conta da inflação implícita é uma forma de saber se o seu retorno será acima ou abaixo da inflação.

Você pode calcular a inflação implícita ao se comparar duas opções de investimento para o mesmo prazo: uma em taxa real, como o Tesouro IPCA, e outra nominal, como o Tesouro Prefixado. Para tanto, basta utilizar a fórmula:

A ideia é que você tenha um retorno acima da inflação, isto é, um ganho real. Se você tiver um retorno abaixo, o seu patrimônio vai crescer de forma nominal. Mas, na prática, você ainda terá perdido poder de compra para a inflação.

E aí, gostou de aprender o que é inflação implícita? Então aproveite para descobrir Onde e como investir 1 milhão de reais no cenário atual [2022]