NTN-B: o que é e como funciona esse tipo de título do Tesouro Direto

3 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 48 seg


O NTN-B, também conhecido como Tesouro IPCA+, é um título público híbrido, cujo rendimento está atrelado ao principal índice de inflação do Brasil, mais uma taxa de juros prefixada. 

A principal vantagem de investir nesse título é a garantia do retorno acima da inflação, o que possibilita o aumento real do patrimônio do investidor e protege a aplicação contra a perda do poder de compra causado pela inflação.

Em contrapartida, antes de investir no NTN-B, é preciso verificar se o prazo de vencimento condiz com o prazo de realização dos seus objetivos, já que os títulos do Tesouro IPCA+ possuem vencimento de longo prazo.

O que é NTN-B?

A sigla NTN-B se refere às Notas do Tesouro Nacional de série B, que são os títulos do Tesouro Direto com rentabilidade atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa de juros prefixada. Ou seja, trata-se de um título híbrido com rentabilidade composta por uma parte prefixada e outra pós-fixada (IPCA).

No mercado existem o NTN-B Principal e o NTN-B. No entanto, é mais comum encontrar esses títulos com o nome de Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B). 

NTN-B: o que é e como funciona esse tipo de título do Tesouro Direto

Quero ficar rico

A diferença entre eles é que no Tesouro IPCA+ o resgate da aplicação ocorre apenas no vencimento da aplicação. A vantagem desse título é que os juros compostos podem agir mais. A desvantagem é que o investidor precisa esperar até o vencimento e alguns títulos possuem prazos muito longos. 

Já no Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais o resgate é feito de maneira semestral. A vantagem desse título é que o investidor recebe o rendimento da aplicação a cada 6 meses. A desvantagem é que ocorre a incidência de uma alíquota de Imposto de Renda (IR) bem alta nos primeiros meses. 

Como funciona?

O NTN-B funciona como uma aplicação de renda fixa onde o investidor empresta seu dinheiro para o governo em troca de uma taxa de juros previamente determinada mais o IPCA. Em relação aos custos para investir, os títulos do Tesouro IPCA+ podem ter: taxa de custódia, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda.

NTN-B: o que é e como funciona esse tipo de título do Tesouro Direto

Suno

Primeiramente, a taxa de custódia é uma pequena porcentagem paga para a Bolsa de Valores, para a manutenção dos títulos. O valor da taxa é de 0,30% ao ano, mas a cobrança é feita de forma semestral. Já o IOF é descontado em aplicações resgatadas antes de 30 dias desde o momento da aplicação.

Como o NTN-B possui prazos longos de vencimento, geralmente não ocorre o desconto do IOF. Já o IR segue a tabela regressiva. Dessa forma, em aplicações até 180 dias, a alíquota é de 22,5%. De 181 a 360 dias, o IR é de 20%. Entre 361 e 720 dias, a alíquota é de 17,5%. Por fim, acima de 720 dias, o IR chega ao seu valor mínimo de 15%. 

Tesouro IPCA+ versus Tesouro Selic

O Tesouro Selic é mais um tipo de título público do Tesouro Direto. Nesse título o rendimento é equivalente à Selic do período. Isso significa que a rentabilidade da aplicação irá variar de acordo com as mudanças na Taxa Selic. Sendo que a Selic é estabelecida pelo COPOM a cada 45 dias.

A vantagem do Tesouro Selic em comparação com o NTN-B é que ele dificilmente vai resultar em perdas em casos de resgates antecipados. Já em comparação com a poupança, o Tesouro Selic é muito mais vantajoso em relação à rentabilidade.

Pag seguro

A desvantagem do Tesouro Selic é que não existe uma previsibilidade de retorno e o rendimento é menor quando a Selic é reduzida. Já o Tesouro IPCA+ é vantajoso, pois garante um retorno acima da inflação. Apesar disso, ele tem a desvantagem que ele deve ser mantido até o vencimento para que o investidor consiga o retorno combinado.

Vantagens

Uma das principais vantagens do NTN-B, é o ganho real com a aplicação. Em síntese, como o título rende a inflação mais uma taxa de juros, o investidor tem a garantia de obter um rendimento acima da inflação do período.

Isso é extremamente vantajoso, pois garante o aumento do patrimônio e protege a aplicação contra a perda do poder de compra causado pela inflação. Os títulos de Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais são vantajosos para as pessoas que já estão vivendo de renda e precisam receber o rendimento das suas aplicações de maneira periódica.

Além disso, existe a vantagem de que todos os títulos do Tesouro Direto possuem um valor de aplicação bem baixo. Isso possibilita que os pequenos investidores possam investir nesses títulos. Por fim, temos ainda a vantagem da segurança. Como esses são títulos emitidos pelo governo, eles são considerados as aplicações mais seguras do mercado. 

NTN-B: o que é e como funciona esse tipo de título do Tesouro Direto

Guiainvest

Desvantagens

Como desvantagem temos a volatilidade da inflação. Como a inflação varia bastante de um ano para o outro, é difícil ter uma previsibilidade com o investimento. Outra desvantagem é o fato de que alguns títulos possuem um prazo de vencimento muito longo. Dessa maneira, eles são mais utilizados em objetivos de longo prazo.

Vale destacar que você pode fazer a venda do título antes do vencimento. Neste caso, o próprio Tesouro Direto irá fazer a recompra do título. Contudo, para garantir que você irá receber o valor acordado, é preciso manter o título até o vencimento.

Caso contrário, você poderá receber um valor abaixo do capital investido. Isso ocorre devido às flutuações nos preços dos títulos. Mas não se preocupe, se você mantiver o título até o vencimento, essas variações não irão impactar no seu rendimento.

Como investir em NTN-B?

Antes de investir em NTN-B é preciso analisar se essa é a melhor aplicação para os seus objetivos. Isso porque, apesar de proporcionarem rendimentos acima da inflação e serem considerados aplicações seguras, os títulos de Tesouro IPCA+ possuem um prazo de vencimento muito longo.

NTN-B: o que é e como funciona esse tipo de título do Tesouro Direto

The cap

Sendo assim, é importante considerar se o prazo para a realização dos seus objetivos é equivalente ao prazo do vencimento do título. Desse modo, se essa for a opção ideal para você, basta abrir uma conta em uma corretora de valores como, por exemplo, a iSaEx.

Por fim, faça uma transferência, verifique as opções de títulos disponíveis e invista. Entretanto, se o NTN-B não for a melhor opção de investimento para você, você pode escolher outra aplicação de renda fixa ou renda variável. Confira algumas alternativas: Tipos de investimentos – Alternativas em renda fixa e renda variável

Fontes: Onze, Toro investimentos e Mais retorno

Imagens: Quero ficar rico, Suno, Guiainvest, The cap, Riconnect e Pag seguro