FIC, FIA, FII e outras siglas dos fundos que você precisa entender

29 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 18 seg


Se você é novo no mundo dos investimentos, já deve ter percebido que existem muitas siglas, não é mesmo? Pensando nisso, no texto de hoje vamos te explicar sobre as siglas dos fundos. 

Entender essas siglas é muito importante se você quer aplicar em fundos de investimento. Afinal de contas, cada tipo de sigla se refere a um tipo de aplicação que o fundo realiza. 

Por exemplo, a sigla FIIs é muito usada no mercado para se referir aos fundos imobiliários. Isso porque FIIs significa Fundos de Investimento Imobiliário. 

De maneira geral, entender as siglas não é difícil. Mas você pode favoritar essa página. Assim, toda vez que você ouvir uma sigla e não se lembrar do significado, você pode acessar esse texto de novo.

Siglas dos fundos

As siglas dos fundos e os seus significados são:

1- FIIs

Os FIIs são os Fundos de Investimento Imobiliário. Sendo assim, eles são fundos que investem em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário. De acordo com o tipo de aplicação do fundo, ele pode ser classificado entre:

1- Tijolo: Os fundos de tijolo investem principalmente em imóveis físicos. Dessa maneira, eles podem investir nos mais diversos tipos de imóveis como galpões logísticos ou shoppings centers, por exemplo.

2- Papel: Os fundos de papel investem sobretudo em títulos relacionados ao setor imobiliário. Logo, eles podem investir em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) ou Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

FIC, FIA, FII e outras siglas dos fundos que você precisa entender

3- Híbridos: Por fim, os FIIs híbridos são aqueles que investem tanto em imóveis físicos, quanto em títulos imobiliários.

Eles podem investir também em cotas de outros fundos imobiliários, o que aumenta a diversificação da carteira do investidor.

2- FOF

Os FOFs são os Funds Of Funds. Ou em português: fundos de fundos. Como o próprio nome sugere, são os fundos que investem em fundos. Ou seja, o intuito do fundo é comprar cotas de outros fundos.

A vantagem desses fundos é a diversificação da carteira. Isso porque, por meio de uma única cota, você já tem acesso a vários tipos de fundos. Sendo que a diversificação ajuda a diluir os riscos e potencializar os retornos.

Como desvantagem temos os custos. Afinal de contas, como são fundos que investem em fundos, o cotista paga as taxas duas vezes.

3- FIC

FIC é a sigla de Fundo de Investimento em Cotas. Sendo assim, o FIC é um fundo que compra cotas de outro fundo. Esse tipo de estrutura é bem comum na indústria dos fundos.

FIC, FIA, FII e outras siglas dos fundos que você precisa entender

Em resumo, ele serve para estabelecer um veículo disponibilizado diretamente aos investidores. Sendo que o veículo comprará o fundo principal, onde o gestor realiza a estratégia de investimento.

4- Siglas dos fundos FIA

FIA significa Fundos de Investimento em Ações. A vantagem dos FIAs é a praticidade e a gestão de um profissional. A desvantagem são os custos.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para ser considerado FIA, o fundo deve ter ao menos 67% do patrimônio em ações ou equivalentes.

5- FIRF

FIRF ou FI RF são as siglas de Fundos de Investimento de Renda Fixa. O rendimento desse tipo de fundo deriva dos juros recebidos pelos títulos de renda fixa que o fundo aplica.

O funcionamento de um FIRF deve obedecer a diversas regras da CVM. Por exemplo, em seu nome ele deve ter o sufixo “simples”, quando o patrimônio do fundo for de 95% em títulos públicos.

FIC, FIA, FII e outras siglas dos fundos que você precisa entender

6- FIM

O FIM é o Fundo de Investimento Multimercado. Isso significa que o fundo é livre para investir em diferentes tipos de ativos

Por exemplo, os fundos do tipo FIA investem principalmente em ações. Já os FIMs, podem investir tanto em ações, quanto em outros tipos de ativos disponíveis no mercado.

É claro que ele pode optar por ter uma parte maior do seu portfólio em determinado ativo. Porém, ele não tem a obrigação de investir a maior parte do seu patrimônio em um único tipo de ativo.

7- FIP

A sigla FIP deriva de Fundo de Investimento em Participações. Um FIP pode ser também conhecido como Fundo de Private Equity. 

Nesse tipo de fundo, a emissão e distribuição de cotas ocorre e o resgate da aplicação só pode ser feito quando o produto chegar ao fim do prazo.

Às vezes, a cota pode ser negociada no mercado secundário. Neste caso, o cotista vende suas cotas para outros investidores na B3.

8- Siglas dos fundos FIP-IE

FIP-IE é a sigla de Fundo de Investimento em Participações de Infraestrutura. Trata-se de um tipo de FIP, cujo foco está na aplicação na área de infraestrutura.

O intuito desse tipo de fundo é captar recursos para os setores de energia e saneamento. Isso porque, esses setores são considerados prioritários em relação ao desenvolvimento.

Enfim, um FIP-IE precisa ter no mínimo cinco cotistas. Além disso, nenhum dos cotistas pode ter uma participação maior que 40% das cotas emitidas.

9-FIDC

Para encerrar a lista de siglas de fundos, temos o FIDC que significa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios.

Esses fundos aplicam no mínimo 50% do seu patrimônio líquido em direitos creditórios como duplicatas, pagamentos de cartão de crédito e cheques.

Em síntese, os direitos creditórios, também conhecidos como recebíveis, são vendidos para os fundos pelas empresas, com o objetivo de antecipar o recebimento.

Ao antecipar esse recebimento, a empresa aceita receber um pouco menos. Enfim, os FIDCs são considerados instrumentos de renda fixa. Sendo que eles podem ser fundos abertos ou fechados.

No aberto o resgate de cotas ou novo investimento pode ser feito a qualquer momento. Já no fechado, o resgate e novos investimentos só podem ser feitos em prazos específicos.

E aí, gostou de conhecer as siglas dos fundos? Aposto que você também vai gostar de descobrir quais são os Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam