Ganhe dinheiro em 2021 – 3 Opções de investimentos com ganhos reais

1 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


Para que você consiga ganhar dinheiro em 2021, você deve obter rentabilidade real para os seus investimentos. Ou seja, você precisa alcançar retornos acima da inflação.

Portanto, ao escolher os ativos que você irá investir em 2021, esteja atento para conseguir ganhos reais e não apenas nominais. Sendo que nominal é o rendimento total do ativo, sem considerar o efeito de corrosão da inflação.

Neste texto iremos falar de algumas alternativas para quem deseja ganhar dinheiro em 2021. Porém, esses ativos não devem ser considerados como uma recomendação de investimentos.

Ganho real versus nominal

A maioria dos investidores quando começam a aplicar seu dinheiro, focam apenas no ganho nominal dos ativos. Entretanto, o ganho real é o indicador que demonstra se você está perdendo, mantendo ou aumentando seu poder de compra. Vamos por partes. Primeiramente, você precisa conhecer o conceito de inflação.

A inflação é o resultado do aumento generalizado de bens e serviços durante determinado período. Ela é medida, principalmente, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com o aumento dos preços, a população precisa de mais dinheiro para comprar os mesmos produtos de antes. Dessa forma, o que a inflação faz é corroer o poder de compra da população.

Ganhe dinheiro em 2021 - 3 Opções de investimentos com ganhos reais

Neil patel

Em segundo lugar, o ganho nominal é o rendimento total do ativo. O problema com o ganho nominal é que ele não considera que, durante o período em que o dinheiro está aplicado, a inflação pode subir e, com isso, o poder de compra diminui.

Em terceiro lugar, temos o ganho real, que é o ganho nominal menos a inflação. Sendo assim, ao considerar a perda do poder de compra, o ganho real demonstra o quanto o investidor realmente ganhou com aquele investimento. Desse modo, para saber se o patrimônio está crescendo, é preciso analisar qual a porcentagem de ganho real.

Enfim, o conceito de ganho real é essencial para que você possa ganhar dinheiro em 2021, afinal de contas, se você tiver apenas ganhos nominais, você na verdade estará perdendo dinheiro. Portanto, só é possível ganhar dinheiro de verdade, se sua rentabilidade ficar acima da inflação.

Ganhe dinheiro em 2021

Existem algumas opções de investimentos que proporcionam ganhos reais e protegem o investidor da inflação, confira abaixo:

1- Renda fixa

A inflação prevista para 2021 é de 3,75%. Dessa maneira, para conseguir ganhar dinheiro em 2021, você precisa obter um retorno acima de 3,75%. Uma boa maneira de fazer isso, é aplicar em ativos de renda fixa atrelados à inflação, como por exemplo:

Onze

Esses títulos são considerados híbridos, pois você obtém o equivalente à inflação do período mais uma taxa fixada no momento da aplicação. Em outras palavras, ao investir em títulos atrelados à inflação, você certamente terá um ganho real com seus investimentos e vai ganhar dinheiro de verdade.

2- Ganhe dinheiro com ações

Quando você compra ações, você se torna sócio minoritário de grandes empresas. Essa é uma maneira de ganhar dinheiro e se proteger, pois, se os preços de bens e serviços foram ajustados, então as empresas também fizeram esse ajuste em seus produtos.

Para que a inflação seja medida, profissionais verificam as mudanças de preços de bens e serviços nos estabelecimentos. Logo, quando os preços aumentam, temos a alta da inflação.

Essas mesmas empresas que foram pesquisadas, estão disponíveis na bolsa. Sendo assim, se elas aumentam os preços, então também houve aumento nos lucros. O resultado final é o aumento nos preços das ações no longo prazo.

Ganhe dinheiro em 2021 - 3 Opções de investimentos com ganhos reais

Pagseguro

Investir em ações é uma boa forma de proteger o seu dinheiro da inflação. No entanto, essa alternativa é mais arriscada do que os ativos de renda fixa. Por isso, não deixe de considerar seu perfil de investidor antes de adquirir ações. 

3- Fundos imobiliários

Como os imóveis normalmente têm um ajuste de preço maior que o próprio IPCA, eles são uma boa alternativa para ganhar dinheiro em 2021. Desse modo, além de proteger seu dinheiro contra a inflação, através dos fundos imobiliários você recebe uma renda mensal, que pode ser reinvestida para obter o efeito dos juros compostos.

Um detalhe importante, é que dependendo da taxa Selic, o valor das cotas dos fundos imobiliários podem cair. Mas não se desespere, pois você certamente vai continuar recebendo dividendos e ainda pode aproveitar a desvalorização para comprar mais cotas do fundo.

Veja o vídeo de Raul Sena e entenda mais sobre o poder corrosivo da inflação e como proteger o seu patrimônio em períodos de inflação alta:

Enfim, agora que você sabe como ganhar dinheiro em 2021, aproveite para entender o que é Hiperinflação – Definição, causas, histórico e consequências

Fontes: Quartzo investments e Urbe

Imagens: Neil patel, Gazeta do cerrado, Pagseguro e Onze