Ágio, o que é? Como funciona, influência nos investimentos e deságio

19 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 16 seg


O ágio é a diferença entre o valor justo de um produto e o preço pago por ele. Dessa maneira, o ágio pode ser visto em toda a economia, desde a venda de um produto mais caro a prazo, até a revenda de um carro financiado. 

Para quem recebe o ágio, ele é bastante vantajoso, considerado como um prêmio. Um exemplo disso, é a revenda de um título no mercado secundário, por um valor acima do pago inicialmente pelo investidor. 

Em contrapartida, temos também o deságio que é o valor de compra abaixo do valor de mercado. Ou seja, o deságio corresponde à desvalorização de um produto. 

O que é ágio

Na economia, o ágio é a diferença positiva entre o valor nominal de algo em relação à quantia que foi paga. Sendo assim, o ágio é uma espécie de “prémio” ou de lucro derivado da troca positiva de um valor por outro. Quando ocorre o oposto e o valor fica abaixo do nominal, temos o deságio.

Ágio, o que é? Como funciona, influência nos investimentos e deságio

Direito diário

Desse modo, um ágio pode ser o valor que um investidor conseguiu ao vender um título por um preço maior do que ele comprou. Ou pode ser ainda o valor adicional de um produto em comparação com seu valor de mercado. 

Como funciona

O ágio funciona como um valor acima do preço real de um produto. Dessa forma, o ágio pode ser percebido em diferentes cenários, alguns deles são:

1- Juros

Quando um produto à vista possui um preço e a prazo ele sai mais caro, temos uma situação de ágio. Portanto, o ágio são os juros que incidem no pagamento parcelado.

2- Títulos financeiros

Os títulos podem ser emitidos tanto por empresas públicas, quanto privadas, como uma forma de conseguir recursos. Ao aplicar nesses títulos, o investidor empresta o seu dinheiro para a empresa. Mas é claro que ele não iria fazer isso de graça. Sendo assim, para que seja vantajoso para o investidor, as empresas oferecem o acréscimo de juros.

Ágio, o que é? Como funciona, influência nos investimentos e deságio

Empreender dinheiro

Após comprar esses títulos no mercado primário, os investidores podem recorrer ao mercado secundário para fazer a revenda. Porém, o preço que o título está sendo negociado no mercado, pode ser diferente do valor intrínseco do ativo. Essa diferença é o ágio. 

3- Venda de carros

O ágio de carros ocorre quando uma pessoa, que possui carro financiado, decide fazer a sua venda ainda com parcelas a serem pagas. Logo, o novo comprador assume as parcelas restantes.

4- Ações

As empresas que emitem ações decidem fazer isso como uma maneira de levantar capital para investir em seu crescimento. Contudo, por vezes, as empresas emitem ativos com valor nominal. 

Organizze

Neste caso, alguns acionistas acabam por pagar um valor a mais no mercado primário. Esse valor a mais é o ágio das ações e pode ser considerado pela empresa como uma reserva para suprir prejuízos acumulados. 

5- Leilão

Por fim, o valor mínimo de lance de um leilão é o valor que o item é avaliado, o seu preço justo. Já os lances que acontecem até que o item seja leiloado, contribuem para a formação do valor do ágio a ser pago pela última pessoa a dar o lance. Em outras palavras, o ágio é a diferença entre o lance inicial de um leilão e o lance final. 

Ágio versus deságio

O ágio é a valorização de um produto, que faz com que o consumidor pague um preço acima do real valor da mercadoria. Por outro lado, o deságio é a desvalorização do produto que faz com que o consumidor pague abaixo do preço estipulado. 

Ágio, o que é? Como funciona, influência nos investimentos e deságio

Fia

A lógica de funcionamento do deságio é a mesma do ágio, mas no sentido oposto. Enquanto o ágio funciona como um valor cobrado a mais, o deságio é uma espécie de desconto. 

Ágio nos investimentos

Como vimos, o conceito de ágio pode ser aplicado a diversos aspectos econômicos, e no mundo dos investimentos não é diferente. É importante que o investidor fique atento para perceber de qual dos lados ele está se posicionando: do que recebe o lucro ou do que paga o ágio. 

Cacto mídia

No mercado secundário de renda fixa, a importância do ágio é bastante perceptível, já que o ágio ou o deságio impactam diretamente no retorno da aplicação. Por exemplo, se você comprar um título e optar por vendê-lo antes do vencimento, é preciso observar se o deságio não vai acabar com o seu lucro. 

E aí, gostou de aprender sobre o termo ágio? Aproveite então para descobrir o que significa Clearing house, o que é? Como funciona, objetivos e importância.

Fontes: Suno, Dicionário financeiro, Capital research e Mais retorno

Imagens: Empreender dinheiro, Fia, Grupo adapta, Direito diário, Cacto mídia e Organizze