IDIV, o que é? Como funciona e como analisar ações de dividendos

14 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 14 seg


O IDIV é um índice focado em acompanhar o desempenho das empresas que mais pagam dividendos. Sendo assim, esse índice serve como referência para os investidores que preferem montar uma carteira de dividendos.

Apesar de não ser aconselhável investir em uma empresa apenas porque ela paga bons proventos, acompanhar o IDIV pode ser uma maneira de estudar o desempenho de alguma ação que você esteja analisando para colocar na sua carteira. 

Como trata-se de um índice, não é possível investir diretamente no IDIV. Apesar disso, é possível atrelar os rendimentos de uma carteira ao IDIV, para isso, basta aplicar nos mesmos ativos ou em um ETF

O que é IDIV?

O IDIV é o Índice Dividendos da Bolsa de Valores Brasileira. Ele funciona como um indicador da performance das empresas que mais pagam dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP) aos investidores. Desse modo, sua carteira teórica de ativos é uma espécie de carteira de dividendos com as empresas que mais distribuem proventos. 

IDIV, o que é? Como funciona e como analisar ações de dividendos

Clube do valor

Além disso, o IDIV funciona como um índice de retorno total. Isso significa que ele reflete as oscilações de preços das ações que compõem sua carteira teórica e considera também os impactos causados pela distribuição de proventos. 

Como o índice dividendos funciona?

O índice dividendos tem por objetivo acompanhar o desempenho das ações pagadoras de proventos. Portanto, para compor sua carteira teórica de ações, ele seleciona os ativos que mais distribuíram dividendos. Para escolher essas empresas, ele leva em consideração os seguintes critérios:

  • A ação deve fazer parte do terço de ativos com maior Dividend Yield (DY) dos últimos 36 meses;
  • A empresa precisa ter distribuído dividendos nos últimos 12 meses;
  • Por fim, a ação deve estar presente em 95% dos pregões no período das três carteiras teóricas anteriores do IDIV.

Uschamber

É importante destacar que entram nesse índice apenas as ações e units listadas na B3. Dessa forma, as empresas emissoras de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) não são aceitas. As companhias em recuperação judicial ou extrajudicial também são excluídas.  

A carteira teórica do IDIV é atualizada de maneira trimestral. A cada nova atualização, tanto a composição da carteira quanto o peso de cada ativo pode ser alterado. Entretanto, algumas empresas, como, por exemplo, Banco ABC, Cemig, Grendene, Itausa e Klabin, costumam permanecer no IDIV independente da mudança. 

Como investir?

Como o IDIV é um índice, não é possível investir diretamente nele. Porém, existem duas maneiras de atrelar seus investimentos ao IDIV. A primeira alternativa é aplicar nos mesmos ativos e na mesma quantidade que a carteira teórica do índice.

No entanto, essa alternativa precisa de um investimento alto e replicar um índice não é o mais recomendado. Ao invés disso, prefira definir sua própria estratégia de investimentos e aplicar somente nas ações que se encaixam nela. 

IDIV, o que é? Como funciona e como analisar ações de dividendos

Investorplace

A outra maneira de atrelar seus rendimentos ao IDIV é através do ETF DIVO11. Em síntese, os ETFs funcionam de maneira similar aos fundos de investimentos. Contudo, eles aplicam nos mesmos ativos da carteira teórica de um índice, buscando uma rentabilidade similar. 

Investir em ETFs é vantajoso, pois proporciona uma grande diversificação da carteira de investimentos. Além disso, ele pode ter taxas menores do que os fundos de investimentos e são uma maneira mais prática de investir.

Em contrapartida, como desvantagem temos o fato de que o portfólio do ETF é formado tendo como base a distribuição de dividendos e não a qualidade da empresa. Em comparação com a compra individual de ações, existe ainda a desvantagem da taxa de administração, de 0,50%.  

Como analisar ações pagadoras de dividendos?

Se você deseja investir com foco no recebimento de proventos, você pode acompanhar o IDIV e utilizar alguns critérios para a análise das ações:

1- Dividend Yield: É a relação entre os proventos distribuídos pela empresa e o preço da ação. Ele é usado como uma maneira de identificar se a empresa é uma boa pagadora de dividendos.

IDIV, o que é? Como funciona e como analisar ações de dividendos

Claritas

2- Política de distribuição de lucros: Como a intenção ao montar uma carteira de dividendos é obter renda passiva recorrente, então é importante conhecer a política de distribuição de lucros da empresa antes de investir nela. 

3- Resultados financeiros: Os dividendos são uma parte dos lucros da empresa. Dessa maneira, para que uma companhia possa distribuir proventos sempre, ela precisa ter lucros recorrentes. 

Além desses critérios, é importante que você analise a empresa profundamente e invista com foco no longo prazo. Uma boa maneira de estudar as empresas, é por meio da Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Suno, B3, Infomoney e Caminho para riqueza

Imagens: Clube do valor, Claritas, Uschamber, Under the radar report e Investorplace