Fábio Holder, quem é? Dicas, filosofia e análise de investimentos

17 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 24 seg


Fábio Holder criou o Canal do Holder como uma maneira de contribuir para a educação financeira dos brasileiros. Portanto, o objetivo do canal é desmistificar o mundo dos investimentos e disponibilizar conteúdos para que as pessoas possam investir melhor.

Adepto da filosofia de investimentos Buy and Hold, Fábio analisa profundamente uma empresa antes de investir e mantém os ativos por muitos anos.

Dessa maneira, alguns dos aspectos considerados como principais na análise de investimentos de Fábio Holder, é o nível de governança corporativa, os fundamentos e as vantagens competitivas da empresa.

Quem é Fábio Holder?

Fábio Holder, cujo nome de batismo é Fábio Faria, é o fundador do canal no YouTube Canal do Holder. Graduado em engenharia civil, Fabio Holder tem ainda MBA em Finanças e algumas especializações e certificações. Sendo assim, ele é analista de valores mobiliários, credenciado pela APIMEC (CNPI n. 1711).

Em sua carreira como investidor, Fábio Holder trabalhou por 5 anos como analista de renda variável. Além disso, como investe desde 2008 e possui ampla experiência no mercado de valores mobiliários, as pessoas próximas sempre o procuravam para tirar dúvidas sobre investimentos.

Fábio Holder

Instagram

Fábio então percebeu que as dúvidas que as pessoas próximas a ele tinham, provavelmente eram os mesmos questionamentos de diversos outros brasileiros.

Dessa forma, ele decidiu usar sua experiência e levar educação financeira para as pessoas. Para isso, ele criou o Canal do Holder. Logo, o objetivo do canal é desmistificar o mundo dos investimentos, tirar dúvidas e disponibilizar conteúdos para que as pessoas possam investir melhor.

Depois de abrir o canal, ele demorou quase um ano para atingir seus primeiros 1000 inscritos, porém, atualmente ele conta com mais de 200 mil inscritos. Inclusive, ele saiu de um trabalho com salário mensal de 35 mil reais para se dedicar totalmente ao Canal do Holder.

Filosofia de investimentos

Como o próprio nome do canal sugere, Fábio Holder é adepto da filosofia de investimentos Buy and Hold. Portanto, o objetivo é investir em boas empresas e permanecer com elas durante muitos e muitos anos. Enfim, segundo Fábio Holder, existem duas maneiras de se analisar uma ação:

  1. Top Down: O objetivo é começar a analisar a ação através dos aspectos macroeconômicos. Desse modo, é preciso considerar o setor de atuação da empresa, a taxa de Selic e demais taxas de juros e inflação.
  2. Bottom Up: O Bottom Up funciona de maneira contrária ao Top Down. A intenção é analisar primeiramente os aspectos microeconômicos.
Fábio Holder

Instagram

A diferença principal entre os dois tipos de análises, é que o Top Down dá um peso maior para o setor. Em contrapartida, o Bottom Up dá um peso maior para a empresa em si.

Dentre as companhias que Fábio Holder investe, ele acredita que as cinco melhores são: Mdias Branco, Engie, Ambev, Itaú Unibanco e Weg. Por outro lado, nos fundos imobiliários, ele gosta do: HGRE11, HGLG11, HGBS11 e KNRI11. Lembrando que esses ativos não devem ser considerados como uma recomendação de investimentos.

Análise de investimentos do Holder

Independente do tipo de análise adotada, segundo Fábio Holder, é preciso observar três fatores principais:

1- Governança Corporativa: O nível de governança corporativa de uma empresa é importante, pois garante diversos benefícios para os acionistas e indica que a empresa possui uma gestão mais transparente. Já que, quanto maior o grau de governança, maiores são as exigências.

A governança corporativa indica também o Tag Along da empresa. Isso porque alguns níveis garantem Tag Along de 100% para todos os acionistas, ao passo em que outras só garantem 80% e somente para as ações ordinárias.

Fábio Holder

Instagram

2- Fundamentos: O segundo aspecto extremamente importante para Fábio Holder, é analisar os fundamentos da empresa. Como ele investe com foco no longo prazo, analisar indicadores como EBIT, Lucro Líquido e ROE é extremamente importante, pois indica a solidez e a previsibilidade da empresa.

3- Vantagens competitivas: As vantagens competitivas indicam como a empresa está se posicionando no mercado e como ela será afetada em cenários de crise. Segundo Fábio Holder, é possível analisar as vantagens competitivas de uma organização com base em:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de barganha com os fornecedores e clientes;
  • Ameaça de novos entraves no mercado e de produtos substituídos;
  • Por fim, também vale analisar o Swot da empresa, isto é: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Dicas de Fábio Holder

Uma das principais dicas de Fábio Holder, é investir todos os meses. Além de investir de maneira regular, ele aconselha que os dividendos sejam reinvestidos, já que no longo prazo esses reinvestimentos realmente fazem a diferença.

Outra dica do Holder, é investir no exterior diretamente. Sendo assim, a ideia não é investir por meio de BDRs, mas sim abrir uma conta no exterior e investir diretamente em grandes empresas listadas, por exemplo, na NYSE.

Já no mundo da literatura, Fábio indica os seguintes livros para os investidores iniciantes:

  1. Investindo em Ações no Longo Prazo de Jeremy Siegel;
  2. Ações Comuns, Lucros Extraordinários de Philip Fisher;
  3. O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow.

You Tube

Por fim, para os investidores que desejam enfrentar a crise, ele dá três dicas:

  1. Invista pouco, mas invista: Não é preciso de muito dinheiro para investir, já que é possível comprar ações por meio do mercado fracionário.
  2. Comece a investir o quanto antes: Mesmo que você tenha pouco dinheiro, quanto antes você começar a investir, mas os juros compostos poderão agir.
  3. Esqueça a rentabilidade e compre aos poucos: A bolsa oscila constantemente e, para quem investe no longo prazo, essas variações não são tão importantes.

Agora que você conhece a biografia de Fábio Holder, veja o podcast de Raul Sena, o investidor Sardinha, tendo como convidado Fábio Holder:

E aí, gostou de conhecer a biografia de Fábio Holder? Então aproveite para conhecer o perfil de Raul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações

Fontes: You Tube, Valor investe, You Tube, E-investidor e Pronto para investir

Imagens: Instagram, You Tube, Instagram, Pronto pra investir, You Tube e Instagram