Como operar na bolsa: dicas e quais são as formas de operar

10 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 12 seg


Operar na bolsa de valores é negociar ativos de renda variável. Para isso, existem diferentes estratégias que podem ser adotadas por investidores ou especuladores. Inclusive, entender essa diferença é essencial antes de começar a operar.

O investidor é a pessoa que tem a mentalidade de sócio das empresas que ele compra ações. Sendo assim, antes de aplicar ele analisa a fundo os indicadores da empresa e permanece com os ativos por anos.

Em contrapartida, o especulador é a pessoa que procura altos retornos no curto prazo e corre grandes riscos. Dessa forma, ele utiliza a análise técnica na busca por tendências que possibilitem obter lucros por meio das oscilações do mercado.

O que é operar na bolsa?

Operar na bolsa é realizar a compra e venda de ativos de renda variável. Desse modo, o termo operar na bolsa se refere aos ativos de renda variável cujos preços são cotados no mercado financeiro, que é regido pela bolsa.

Portanto, investir na bolsa é bem diferente de aplicar em títulos de renda fixa. Isso porque, os ativos de renda variável passam por oscilações, ao passo em que na renda fixa o investidor tem uma previsibilidade de retorno.

Como operar na bolsa: o que é e formas de operar

Infomoney

Como a renda fixa é mais previsível e segura, ela proporciona rendimentos menores. Por outro lado, a renda variável é imprevisível e arriscada, mas traz maiores chances de altos retornos. A escolha do melhor tipo de aplicação vai depender do seu perfil de investidor

Formas de investir na bolsa

Existem formas diferentes de operar na bolsa. A escolha do tipo de operação que você irá realizar, vai depender do seu perfil de investidor e objetivos com a operação. Além disso, vai depender também se você é um investidor ou um especulador.

O investidor é a pessoa que analisa a empresa antes de comprar suas ações e tem o foco no longo prazo. Em contrapartida, o especulador busca altos lucros no curto prazo. Enfim, as cinco maneiras de operar na bolsa são:

1- Buy and hold

O buy and hold é a estratégia mais utilizada pelos investidores que pretendem construir um patrimônio a longo prazo. Nessa estratégia, o investidor analisa os fundamentos da empresa por meio de uma análise fundamentalista e permanece com os ativos em carteira por muitos anos.

O objetivo é lucrar com a valorização dos ativos e a distribuição de proventos. Dessa maneira, o holder só vende suas ações se a empresa perder seus fundamentos.

Como operar na bolsa: o que é e formas de operar

Metrópoles

2- Day trade

O day trade é uma estratégia especulativa que consiste em comprar e vender ativos no mesmo dia. Em síntese, os traders usam a análise técnica para encontrar tendências no mercado e lucrar no curto prazo com as oscilações constantes do mercado.

Essa estratégia é o oposto do buy and hold, já que o trader não está preocupado com os indicadores da empresa. O objetivo do especulador é apenas lucros altos no curto prazo. Sendo que, essa é uma operação extremamente arriscada que resulta em prejuízos para a maioria dos traders.

3- Swing trade

O swing trade é uma operação onde o especulador espera pela valorização dos ativos no curto e médio prazo. Sendo assim, a diferença entre o day trade e o swing trade, é que no swing trade o especulador espera períodos mais longos para encerrar sua posição.

4- Position trade

No position trade, o especulador tem objetivos com prazos mais longos do que o swing trade. Desse modo, as operações podem durar semanas ou meses. Essa estratégia não necessita que o especulador esteja atento ao mercado o tempo todo, já que ele pode usar a análise técnica para comprar ativos e depois usar o stop gain para garantir seus lucros.

Como operar na bolsa: o que é e formas de operar

Foregon

5- Scalpin

Por fim, existe ainda a opção de operar na bolsa com o scalping. Essa estratégia é um tipo de day trade. Portanto, o especulador usa a análise técnica e tem como objetivo altos lucros no curto prazo. Enfim, essa é uma estratégia arriscada que pode resultar em prejuízos.

O que você precisa para operar na bolsa?

Para operar na bolsa, você deve ser maior de idade ou emancipado em pleno exercício dos seus direitos econômicos. Dessa forma, você poderá abrir uma conta em uma corretora de valores. Escolher uma corretora e abrir uma conta é fundamental para operar na bolsa, pois não é possível operar diretamente na bolsa, é necessário a intermediação de uma corretora.

Como operar na bolsa: o que é e formas de operar

Trader evolution

Além de ser maior de 18 e ter uma conta em uma corretora, para operar na bolsa você precisa conhecer o mercado e conhecer o seu perfil de investidor. Você também precisa de dinheiro para realizar as operações. Porém, você não precisa ser rico para investir.

Se o seu foco for o longo prazo, você pode ir comprando ações aos poucos no mercado fracionário. Para que você tenha uma ideia, existem ações de boas empresas sendo negociadas abaixo de R$ 10,00.

Dicas para operar na bolsa

Algumas dicas para quando você for investir na bolsa são:

1- Comece aos poucos: Comece a operar com pouco dinheiro para que você possa entender como o mercado funciona. Para os investidores de longo prazo, investir mensalmente é mais importante do que investir valores altos. Já para os especuladores, começar com pouco dinheiro é uma maneira de não ter grandes prejuízos já no início.

2- Emocional: Prepare-se emocionalmente. Se você é investidor, se prepare para ignorar as oscilações de curto prazo e focar no longo prazo. Se você é especulador, não deixe as emoções atrapalharem suas operações.

3- Estratégia: A estratégia de investimentos deve servir como um norte que irá te guiar nas operações na bolsa. Portanto, defina uma estratégia e seja fiel a ela.

Credito para vc

4- Entenda o mercado: Tanto o investidor quanto o especulador, devem estar sempre em busca de aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Isso porque, ao conhecer mais sobre o seu funcionamento, a pessoa consegue operar melhor. Uma das formas de fazer isso é por meio de livros.

Alguns livros que você pode ler são: Memórias de um operador da bolsa; Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro; Faça como Warren Buffett e Candlestick: um método para ampliar lucros na bolsa de valores. Além disso, se você é um investidor, vale a pena fazer alguns cursos como, por exemplo, A Única Verdade Possível

Como operar na bolsa?

O primeiro passo para operar na bolsa é conhecer o seu perfil de investidor. Isso é importante, pois o recomendado é escolher ativos que se encaixam no grau de risco que você está disposto a correr. O segundo passo é definir seus objetivos com a aplicação.

Ao conhecer os seus objetivos, você consegue escolher as aplicações que se encaixam com o prazo para a realização do seu objetivo, sem deixar de considerar seu perfil. Outro aspecto importante a ser considerado antes de operar na bolsa, é a sua meta de rentabilidade.

Esses três aspectos (perfil, objetivo e meta de retorno) devem ser considerados em conjunto para que você possa escolher o tipo de operação que você vai realizar (buy and hold, day trade, swing trade, position trade ou scalpin) e para definir a sua estratégia de investimento.

Cm capital

Depois de estabelecer todos esses pontos importantes você pode começar a operar na bolsa. Se você for um investidor, não deixe de analisar a fundo as ações antes de investir nelas e tenha paciência para construir um patrimônio aos poucos por meio de aportes mensais.

Por outro lado, se você é especulador, aprenda a usar a análise técnica e as diferentes ferramentas especulativas. Além de operar apenas na bolsa brasileira, o investidor e o especulador podem operar na bolsa norte-americana também. Para o investidor, aplicar no exterior é uma maneira de diversificar a carteira e se proteger contra as oscilações do mercado nacional.

Dessa maneira, para investir no exterior, você pode aplicar em Brazilian Deposit Receipts (BDRs) ou abrir uma conta em uma corretora internacional. Descubra qual as melhores Corretoras para investir no exterior – Opções de corretoras e como investir

Fontes: Riconnect, Clear e Nelogica

Imagens: Infomoney, Metrópoles, Foregon, Trader evolution, Credito para vc, Exame e Cm capital